terça-feira, 30 de setembro de 2014

Marcopolo vende 207 ônibus urbanos no Uruguai

Negócio está entre os maiores feitos pela empresa na América do Sul


Marcopolo fornecerá 207 novos ônibus urbanos para a Cutcsa, companhia que opera ônibus urbanos no Uruguai. O negócio está entre as maiores vendas feitas pela encarroçadora na América do Sul e inclui 203 unidades do modelo Torino e quatro do Ideale 770. 

Os ônibus Torino utilizam chassi Mercedes OH 1622L e têm diferentes configurações internas, com capacidade para transportar de 39 a 41 passageiros. São equipados com elevador na porta traseira, boxe para cadeirante, preparação para validador e poltronas do modelo urbano. 

As quatro unidades do Ideale 770, para 39 passageiros, têm chassi Mercedes OH 1518 e preparação para bilhetagem eletrônica. Segundo a Marcopolo, a companhia uruguaia têm 76 anos e frota com mais de 1.100 veículos.

Fonte: REDAÇÃO AB http://automotivebusiness.com.br/noticia/20578/marcopolo-vende-207-onibus-urbanos-no-uruguai?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+Automotive+Business+-+26%2F9%2F2014

MAN mostra seu lado brasileiro no IAA


Empresa é a única a expor em Hannover caminhões e ônibus feitos no Brasil


Caminhões e ônibus VW expostos no estande da MAN no Salão de Hannover
“A MAN é a única empresa presente no IAA que mostra caminhões e ônibus produzidos no Brasil”, destacou Roberto Cortes, CEO da MAN Latin America, que como já é tradição desde 2006 sempre traz modelos pesados daVolkswagen ao IAA Nutzfahzeuge, salão de veículos comerciais que acontece esta semana em Hannover, Alemanha, reunindo fabricantes de todo o mundo. 

À parte do exotismo que chama a atenção dos passantes querendo entender o que faz ali um caminhão com o símbolo VW na dianteira, inexistente na Europa, a exposição revela um pouco da estratégia da MAN, que em 2009 comprou a operação brasileira de veículos comerciais pesados da Volkswagen e deu à divisão status independente para representar a empresa com certa autonomia em mercados emergentes. “É uma empresa com sede no Brasil, mas com grandes aspirações internacionais”, afirma Cortes. É por meio de seu braço latino-americado, com sede administrativa e fábrica no Brasil, que a fabricante alemã chega a todos os países da região, África e Oriente Médio, com linhas de montagem adicionais instaladas no México e na África do Sul. 

“Aprendemos muito com vocês a fazer o melhor caminhão possível para mercados emergentes”, diz Bernd Maierhofer, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da MAN Truck and Bus. Na prática, isso significa veículos com menor conteúdo tecnológico, com custo pensado na medida para o poder aquisitivo menor dos clientes nesses países. 

“No futuro talvez até possamos vender caminhões e ônibus Volkswagen em todo o mundo, mas não é o objetivo agora. Já temos um grande mercado a cobrir no Brasil. No momento vamos focar só no Hemisfério Sul a partir da operação da MAN Latin America”, explica Cortes. “A Índia, por exemplo, pode ser uma oportunidade. Poderíamos exportar para lá a partir de nossa base sul-africana. Mas tudo isso é analisado com tempo e responsabilidade para não prejudicar nosso negócio”, diz.

As exportações da MAN Latin America já representam 21% dos negócios, com 189 concessionárias fora do Brasil, mas a empresa também começa a exportar a partir do México, onde a Volkswagen começou a fazer caminhões há 10 anos. Este ano serão embarcados pouco mais de 50 micro-ônibus para a Colômbia. No mercado mexicano sozinho as vendas devem crescer 40% este ano, para cerca de 1,5 mil unidades. “Lançamos o (leve) Delivery lá e agora temos uma linha completa para crescer mais no país”, diz Cortes.

EXPOSIÇÃO

Este ano a MAN Latin America expõe na Alemanha dois caminhões Volkswagen: o cavalo mecânico Constellation 24.420 6x2 com motor de 420 cv da Cummins Brasil e o fora-de-estrada Constellation 24.280 8x2 com motor MAN D08, produzido no Brasil pela MWM, ambos com câmbio automatizado V-Tronic fornecido pela ZF. 

Também está no estande um Volksbus 18.280, como o mesmo motor D08, mas preparado para rodar com 100% de diesel de cana. O chassi recebeu carroceria urbana da Marcopolo, a Viale BRS, feira para rodar em corredores de ônibus. “O nosso ônibus aqui comprova que combustível limpo já é uma realidade no Brasil”, disse Cortes a cerca de 300 jornalistas de todo o mundo durante sua apresentação no IAA. 

A MAN foi a primeira fabricante de veículos comerciais pesados a homologar seu motor para rodar com 100% de diesel de cana, mas o propulsor também funciona com diesel mineral. O problema do biocombustível fornecido pela Amyris é o preço: custa R$ 7 o litro, o que torna inviável seu uso sem incentivos.

Fonte: PEDRO KUTNEY, AB | De Hannover (Alemanha) http://automotivebusiness.com.br/noticia/20581/man-mostra-seu-lado-brasileiro-no-iaa?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+Automotive+Business+-+26%2F9%2F2014

ZF fornece a transmissão automática Ecolife para mais de 60 ônibus Scania no México



Frotistas mexicanos começam a apostar na superioridade técnica e econômica das transmissões automáticas da ZF.

A ZF Ecolife pode ser aplicada em todos os ônibus da montadora.

Recheada de tecnologias, a transmissão possui também um trocador duplo de calor, que resfria o equipamento durante as operações severas do tráfego mexicano.
Sinônimo de inovação tecnológica, a ZF conquistou recentemente no México um importante negócio: a empresa irá fornecer a transmissão automática de seis velocidades Ecolife para 62 ônibus Scania que rodarão na nova linha do sistema BRT (Bus Rapid Transit) da Cidade do México: a Mexibus 2, um dos mais longos corredores da capital do país, com 21,3 quilômetros de extensão, com 42 estações intermediárias e duas de transferência modal. A previsão é que sejam transportados 211.000 passageiros por dia.
A transmissão ZF Ecolife será aplicada em 52 ônibus articulados de 18,15 metros Scania K 360 6x2/2 Euro 5, e em 10 unidades do modelo Scania K 310 6x2*4 de 15 metros. Os veículos serão entregues em lotes nos meses de novembro e dezembro deste ano. A empresa que irá operar na linha é a Urbanbus.
“Desde que a Scania México decidiu entrar no mercado de ônibus urbanos, a ZF já começou a trabalhar junto com as áreas de Vendas e Serviços da montadora. Mas nós estamos presentes em todas as empresas que atuam nesse setor no México, e já fornecemos para a Volvo, Mercedes-Benz, Hyundai e MAN. Hoje, temos cerca de 750 ônibus rodando em BRTs mexicanos com as transmissões automáticas ZF“, diz Alexandre Marreco, gerente de Desenvolvimento de Negócios de Sistemas de Transmissão da empresa.
Após o fornecimento, o trabalho da ZF prosseguirá no Pós-Venda: “Vamos continuar oferecendo assistência técnica e treinamentos para motoristas por meio de nosso escritório no México e rede de serviços”, acrescenta Marreco.

A transmissão ZF

Um dos destaques da Ecolife é a redução no consumo de combustível em 6% na comparação com transmissões da geração anterior. Frente a outras transmissões automáticas, com menos marchas, por exemplo, o benefício pode ser superior a 10%, dependendo da operação.
“A Ecolife é equipada com retardador primário (que para o veículo em até 6 km/h sem acionar os freios), o software Topodyn Life e possui um intervalo maior para trocas de óleo. Tudo isso leva ao menor custo de manutenção e em menores tempos de parada, além de poluir menos”, destaca Alexandre Marreco.
O TopoDyn Life é o software que contribui diretamente na redução do consumo, pois é responsável pela troca de marchas e reconhecimento da topografia e peso transportado pelo veículo. A escolha é feita pela “inteligência artificial” do programa, que calcula rapidamente qual é a marcha necessária.
Outro destaque da Ecolife é o seu duplo trocador de calor, que auxilia no rápido resfriamento da transmissão, mesmo nas condições severas impostas pelo tráfego mexicano, similar ao de grandes centros urbanos brasileiros.
Fonte: http://www.segs.com.br/veiculos/11201-zf-fornece-a-transmissao-automatica-ecolife-para-mais-de-60-onibus-scania-no-mexico.html

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Mercedes entrega lote de 40 ônibus para Viação Cometa

Modelos rodoviários O 500 RSD 6x2 rodarão nas regiões Sul e Sudeste

Um novo lote de 40 ônibus rodoviáriosmontados sob chassi Mercedes-Benz O 500 RSD 6x2 foi vendido pela montadora para a Viação Cometa, empresa do setor de transporte de passageiros que atua em 200 cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. A compra faz parte do plano de renovação de frota da empresa.

Equipados com freios ABS, controle de tração ASR e transmissão manual de seis velocidades Mercedes-Benz GO 210 com retarder da Voith acoplado, o modelo O 500 RSD é indicado para trechos de longa distância. O veículo traz também suspensão automática com regulagem de altura, que facilita o embarque e desembarque de passageiros.

"Com essa venda, reforçamos a forte presença da nossa marca na frota da Cometa e do Expresso do Sul, pertencente ao mesmo grupo. Dos mais de 1 mil ônibus de suas frota, cerca de 85% levam a estrela de três pontas. Estamos trabalhando para atender cada vez mais às demandas do cliente, visando alcançar 100% da frota com nossos veículos”, afirma Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 

O executivo reforça que a montadora mantém uma aproximação com os dirigentes da Viação Cometa, o que possibilita acompanhar de perto o desempenho dos chassis em suas operações e realizar demonstrações de novas tecnologias, que avaliam o desenvolvimento dos produtos da marca.

Fonte: REDAÇÃO AB http://automotivebusiness.com.br/noticia/20543/mercedes-entrega-lote-de-40-onibus-para-viacao-cometa?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+Automotive+Business+-+23%2F9%2F2014







40 novos ônibus são do modelo O 500 RSD 6x2 para longas distâncias, veículo consagrado no mercado por seu elevado padrão de desempenho, conforto e segurança

Agência WT Press
Dos mais de 1.000 ônibus da frota do grupo Cometa, cerca de 85% são da marca Mercedes-Benz
Dos mais de 1.000 ônibus da frota do grupo Cometa, cerca de 85% são da marca Mercedes-Benz / Foto: Divulgação/ Mercedes-Benz do Brasil
São Paulo - A Mercedes-Benz comercializou um novo lote de 40 chassis de ônibus rodoviários O 500 RSD 6x2 para a Viação Cometa, uma das maiores e mais tradicionais empresas de transporte de passageiros do País, que atua em cerca de 200 cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
Indicados para longas distâncias rodoviárias, os 40 ônibus O 500 RSD adquiridos pelo cliente são equipados com freios ABS, sistema ASR e caixa de câmbio manual de 6 marchas Mercedes-Benz GO 210 com Retarder Voith acoplado. As rodas são de alumínio polido e a suspensão pneumática conta com regulagem de altura para facilitar o embarque e desembarque de passageiros.
"Com essa venda, reforçamos a forte presença da nossa marca na frota da Cometa e do Expresso do Sul, pertencente ao mesmo grupo. Dos mais de 1.000 ônibus, cerca de 85% levam a estrela de três pontas", afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. "Estamos trabalhando para atender cada vez mais às demandas do cliente, visando alcançar 100% da frota com nossos veículos".
A Viação Cometa é um cliente de longa data da Mercedes-Benz, com quem desenvolve uma forte parceria. "Mantemos um relacionamento excelente com membros da direção do grupo Cometa, como também com as equipes de operação", destaca o executivo. "Isso nos possibilita trocar experiências e informações, acompanhando de perto o desempenho dos nossos chassis em suas operações. Além disso, realizamos demonstrações de novas tecnologias nas empresas do grupo, obtendo importante avaliação para o desenvolvimento dos produtos da marca".
Mercedes-Benz é líder destacada nas vendas de ônibus
A Mercedes-Benz mantém uma histórica e destacada liderança nas vendas de ônibus no Brasil. Em 2014, no acumulado entre janeiro e julho, foram emplacadas 6.679 unidades, o que significa 42,95 % de participação de mercado.
Essa liderança também é muito expressiva entre os ônibus rodoviários, com a venda de 630 unidades no acumulado entre janeiro e julho deste ano e uma participação de mercado de 49,3% neste segmento.
O 500 RSD oferece elevado padrão de conforto e segurança 
Desenvolvido para aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias e para operações de turismo, o chassi O 500 RSD 6x2 é oferecido ao mercado em duas versões do motor OM 457 LA: potência de 354 cv a 2.000 rpm e torque de 1.600 Nm a 1.100 rpm (O 500 RSD 2436) ou potência de 408 cv a 2.000 rpm e torque de 1.900 Nm a 1.100 rpm (O 500 RSD 2441).
O modelo RSD se destaca pela consagrada robustez e alta durabilidade da família O 500, vantagens essenciais para quem atua nas mais severas condições de operação e aplicação. Além disso, traz as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz, destacando-se pela alta qualidade e baixo custo operacional, superando as expectativas do frotista mais exigente.
O chassi O 500 RSD foi especialmente dimensionado para 24 toneladas de PBT - peso bruto total. Ele sai de fábrica na versão buggy (com entreeixos de 3.000 mm), possibilitando várias dimensões de entreeixos para carroçarias de até 14 metros de comprimento total, além de permitir a instalação de carrocerias Double Decker e Low Drive.
Além de baixo consumo de combustível, o motor Mercedes-Benz OM 457 LA se destaca pelo elevado torque já em baixas rotações. Sua perfeita combinação com o câmbio GO 210 de 6 marchas sincronizadas assegura uma excelente dirigibilidade, com melhores arrancadas e retomadas de velocidade, ultrapassagens mais ágeis e maior elasticidade das marchas.
O sistema de trambulação do câmbio GO 210 utiliza uma alavanca do tipo joystick, com acionamento a cabo e servoassistido pneumaticamente. Este conceito resulta em facilidade e suavidade de operação, garantindo elevado conforto para o motorista e, consequentemente, maior satisfação.
Os chassis de ônibus O 500 da Mercedes-Benz são reconhecidos no mercado por seu consagrado conjunto de suspensão pneumática integral, que oferece um elevado padrão de conforto e segurança para os passageiros e o motorista. Graças a este conceito da suspensão, o veículo fica constantemente nivelado em relação ao solo, garantindo excelentes níveis de estabilidade. Além disso, há uma menor transferência de solavancos para a estrutura do chassi, o que resulta em maior vida útil do veículo.
Entre os itens de série do O 500 RSD incluem-se: coluna de direção regulável, Tempomat (piloto automático), Top Brake,  sistemas ABS e ASR, sistema de elevação e rebaixamento da suspensão, polia do motor para acionamento do ar condicionado, diagnose "on board" e podeste com regulagem de altura.
Opcionalmente, o cliente tem à disposição: freios a disco, eixo traseiro de apoio (ERA) dirigível ou não com freios a disco e suspensão independente e rodas de alumínio com acabamento fosco ou polido, bem como amortecedores reforçados, sistema anti tombamento e balanço dianteiro longo, itens necessários para a montagem de carroçarias Double Decker ou Low Driver.

Fonte: http://www.dci.com.br/veiculos/viacao-cometa-adquire-40-onibus-rodoviarios-mercedesbenz-para-renovacao-de-frota-id416616.html

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Em Nova York, a academia é dentro do ônibus


Americano cria rede de academias de ginástica dentro de busões
academia 1
Preguiça, frio, distância… A InForm Fitness destruiu as desculpas para não fazer exercícios físicos. Ao invés de te fazer pegar o trânsito para ir a academia, a academia pega o trânsito e vai até você!
A rede trabalha com uma série de ônibus repletos de aparelhos de ginástica. O chão foi reformado — é de madeira — e o veículo do fitness conta com ar condicionado, para dar aquela refrescada e garantir que o ~treino~ seja o mais confortável possível.
Gym-12~treino monstro~
A ideia surgiu quando algumas clientes de Adam Zickerman, um dono de academias de Nova York, pediram para ele abrir uma unidade em Hamptons, na costa luxuosa de NY. Sem viabilidade logística para realizar o sonhos da clientela, Adam resolveu então criar uma academia itinerante.
Para marcar uma sessão de ginástica no busão, você deve pagar cem dólares. Caso queira o acompanhamento de um personal trainer, a quantia quintuplica!
A academia não funciona com o ônibus em movimento.
390f37ed8cd478e97525b2b3a2de126d-treadmill-throws-runner-into-weights– ~Treinar~ é perigoso!
Confira outras imagens do projeto:
academia 2
academia 3
Fonte: http://vip.abril.com.br/saude/academia-2/em-nova-york-a-academia-e-dentro-do-onibus/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_super

Mercedes-Benz entrega 565 ônibus na capital paulista


342 são do modelo superarticulado, com capacidade para até 200 passageiros


Um total de 565 chassis de ônibus Mercedes-Benz foram vendidos para diferentes empresas que operam no transporte público de São Paulo em um programa de renovação de frota dos modelos urbanos. Do total já entregue, em um lote que chega a 600 unidades, 342 chassis são do modelo O 500 UDA com piso baixo superarticulado, com 23 metros de comprimento, cinco metros a mais que os articulados comuns. Outros 50 chassis são articulados comuns e mais 173 são do tipo ônibus padrão. Todo o lote é da família de chassis O500 e encarroçados pela Caio Induscar. 

“Assim como reafirma a confiança das empresas de São Paulo nos produtos da nossa marca, essa renovação de frota consolida especialmente o êxito do chassi superarticulado O 500 no complexo e exigente transporte coletivo urbano de São Paulo. Do total de 565 chassis adquiridos pelo cliente, 342 unidades são do O 500 superarticulado, sendo 250 com ar condicionado, o que é uma grande novidade no mercado”, afirma Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 

Cada O 500 superarticulado tem capacidade para transportar 200 passageiros, dependendo da configuração interna do ônibus. Os modelos que já rodam nos corredores exclusivos de ônibus na capital paulista são equipados com 4 eixos, sendo o último eixo na parte traseira direcional, além de suspensão pneumática, freios ABS, top brake e freios a disco. 

“Os veículos da linha O 500, amplamente reconhecidos no mercado por seu elevado padrão de qualidade e conforto, contribuem muito para a melhoria do transporte público e a mobilidade urbana, conquistando a satisfação dos usuários”, reforça Barbosa.

Fonte: REDAÇÃO AB http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/20429/mercedes-benz-entrega-565-onibus-na-capital-paulista

Agrale vende lote de 131 ônibus para Salvador


Operação faz parte de programa de renovação de frota do transporte público


Agrale entregou 65 dos 131 ônibus com chassis MA 15.0 vendidos para a Cooperativa dos Permissionários do Subsistema de Transporte Especial Complementar de Salvador (Coopstecs), como parte do programa de renovação de frota dos veículos do sistema de transporte público, feita por intermédio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte.

Há 15 anos a montadora, com sede em Caxias do Sul (RS), fornece seus ônibus à cooperativa, que é responsável pelo atendimento das áreas periféricas de Salvador, bem como Cajazeiras e Itapuã. Sua frota corresponde a 10% do total de veículos que compõem o sistema de transporte público da cidade.

“Os ônibus Agrale proporcionam maior economia de combustível em comparação aos concorrentes e também têm como atributos superior padrão de qualidade e robustez”, disse Pedro Miranda, presidente da Coopstecs.

Fonte:  REDAÇÃO AB http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/20463/agrale-vende-lote-de-131-onibus-para-salvador?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+Automotive+Business+-+12%2F9%2F2014v

Volare lança linhas de miniônibus para todos os gostos


Famílias Attack e Premium reúnem veículos para até oito configurações


A Volare lança duas novas linhas deminiônibus denominadas Attack e Premium, cujas configurações variam de acordo com a aplicação e necessidade dos clientes.

“Procuramos dividir nossas linhas de veículos de forma diferenciada, com foco na sofisticação, conforto e tecnologia de ponta, para a Premium, e na robustez, eficiência e melhor relação custo/benefício, na Attack” comenta Milton Susin, diretor da Volare.

Com seis modelos disponíveis - W6, W7, W8, W9, DW9 e WL – a linha Premium oferece cada um nas versões Executivo, Fretamento, Limousine, Urbano e Escolar, cuja capacidade varia de 14 a 49 pessoas. Com novo visual moderno, os veículos se destacam por sua versatilidade de configurações e contam com mais componentes injetados em plástico de engenharia, que são 100% recicláveis. Contam também com mais variedades nas opções de assento, incluindo a executiva semileito, mais larga, com 1,06 metro, e opção de revestimento de couro para a versão Limousine. Por fora, lâmpadas de LED compõem os indicadores de direção dianteiros e traseiros, as lanternas e luzes traseiras de posição, luzes de freio e delimitadores.

Já a linha Attack traz modelos mais robustos e é composta pelas versões 4x4, Escolar, Executivo, Fretamento, Rural e Unidades Especiais. Com capacidade para transportar de 19 a 44 passageiros, os miniônibus são mais resistentes devido aos vários tipos de aplicação. O destaque é o modelo 4x4 V8L, desenvolvido para trafegar em locais de difícil acesso ou mesmo sem estradas, onde um veículo com tração convencional não tem condições de ser utilizado. O conjunto de powertrain conta com eixo dianteiro tracionado e sistema de transmissão com as opções de utilização 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida.

Fonte:   REDAÇÃO AB  http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/20459/volare-lanca-linhas-de-minionibus-para-todos-os-gostos

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Empresa vai operar ônibus gratuito


Licitação ocorreu na semana passada e Eliz Line de Lençóis foi escolhida para operar transporte coletivo de Agudos após apresentar melhor preço



João Rosan
Ônibus gratuito atualmente é serviço prestado pela prefeitura
A empresa Eliz Line, de Lençóis Paulista, venceu a concorrência realizada na semana passada para operar as quatro linhas de transporte coletivo urbano em Agudos (13 quilômetros de Bauru). Apesar da terceirização, a prefeitura garante que a tarifa dos circulares continuará sendo gratuita. Por mês, a administração calcula que irá desembolsar R$ 90 mil, valor equivalente ao que seria gasto hoje com a manutenção da frota municipal.
A licitação para a concessão do sistema de transporte coletivo em Agudos foi anunciada pelo prefeito Everton Octaviani (PMDB) em dezembro do ano passado e suspensa algumas vezes (leia abaixo). Segundo ele, pelo menos seis empresas retiraram o edital da concorrência pública na sede do Executivo, mas apenas três foram habilitadas.
Os envelopes contendo as propostas foram abertos no último dia 7. “O preço do quilômetro rodado partiu de R$ 5,00 por quilômetro e, na disputa, as empresas apontavam o valor mínimo que poderiam apresentar para fazer o serviço. E a empresa Eliz Line foi a vencedora, com R$ 3,45 por quilômetro”, declara.
O contrato com a empresa tem validade de um ano, período em que Everton estima gastar pouco mais de R$ 1 milhão. “O acerto vai ser mensal e a estimativa que tenho é que vamos desembolsar R$ 90 mil por mês para manter o transporte funcionando”, afirma. “Hoje, a gente gasta a mesma coisa aproximadamente”.
A assinatura do contrato está prevista para ocorrer na próxima segunda-feira, dia 18, às 14h, no gabinete do chefe do Executivo. A previsão é de que a Eliz Line comece a operar sistema de transporte coletivo em, no máximo, até 30 dias. Por lei, o contrato com a empresa pode ser prorrogado por mais quatro anos.
Itinerário
O prefeito revela que a empresa fará o mesmo itinerário que hoje é feito pela prefeitura. No total, serão disponibilizados seis veículos para operar as quatro linhas existentes – Jardim Cruzeiro/Jardim Europa, Jardim Europa/Jardim Cruzeiro,  Vila Professor Simões/Jardim Europa e Jardim Europa/Vila Professor Simões.
De acordo com Everton, os circulares continuarão trafegando de hora em hora nos dias úteis e aos sábados e de duas em duas horas aos domingos, das 5h às 23h. Eles passarão por vários bairros da cidade, além da região central. “Os ônibus têm que ter, no máximo, três anos de uso, ar condicionado e acessibilidade”, diz.
A gratuidade, segundo ele, está garantida. “De acordo com o contrato, eles têm prazo para implantar sistema de controle de acesso. Haverão sim catracas, mas com o acesso gratuito. Os cartões serão recarregados gratuitamente, apenas para que tenhamos um controle de quem está no interior do ônibus”, explica.

Atrasos na licitação
Em janeiro, o edital da concorrência pública para terceirização do transporte coletivo urbano em Agudos foi suspenso pelo prefeito Everton Octaviani em razão de dúvidas jurídicas quanto à legalidade do pagamento por quilômetro rodado.
Em maio, a licitação foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) após representação da Auto Viação Jauense Ltda. Segundo o prefeito, após uma segunda impugnação, a prefeitura chegou a um formato adequado que garantiu a finalização do processo de concessão.

Prefeito afirma que serviço vai melhorar
O chefe do Executivo alega que a terceirização do transporte público urbano visa apenas à melhoria do serviço prestado à população. Dos 15 ônibus que circulam hoje na cidade, segundo Everton, nove serão leiloados e seis serão mantidos para a cobertura do transporte escolar. “A nossa grande expectativa quanto à terceirização é um ganho considerável em qualidade no transporte, já que é uma empresa especializada no segmento que irá operar”, afirma.
“A vontade foi realmente política e administrativa de melhorar a qualidade do serviço, já que Agudos ficou conhecida até internacionalmente por contar com transporte gratuito. Apesar de prestarmos um serviço satisfatório através do setor de transporte gratuito da prefeitura, eu vislumbrei que, através de uma empresa privada, nós teríamos condições de dar um salto em qualidade”.

Fonte: http://www.jcnet.com.br/Regional/2014/08/empresa-vai-operar-onibus-gratuito.html

Volvo lançará ônibus elétrico híbrido na IAA


Com emissão até 75% menor de gás carbônico, já tem encomendas na Europa


Volvo lançará oficialmente em setembro na IAA, feira internacional de veículos comerciais que acontece em Hannover, na Alemanha, oônibus 7900 elétrico híbrido. Com tecnologia plug-in, o veículo opera em modo elétrico em até 70% do percurso, e, além de não emitir poluentes durante este período, também é totalmente silencioso. A carga da bateria nas estações finais leva apenas 6 minutos. 

Segundo a fabricante, o novo modelo de ônibus reduz o consumo de combustível e de emissão de gás carbônico em até 75% em comparação com o ônibus diesel convencional. O consumo total de energia é reduzido em 60%. 

Estes números foram levantados com base em três ônibus elétricos híbridos que estão rodando em teste em Gotemburgo, na Suécia, há um ano. Algumas cidades europeias já demonstraram forte interesse em incorporar o ônibus 7900 elétrico híbrido em sua frota. Hamburgo, Luxemburgo e Estocolmo assinaram pedidos dos ônibus para 2014 e 2015, e a produção em série está agendada para o início de 2016.

Fonte: REDAÇÃO AB http://automotivebusiness.com.br/noticia/20338/volvo-lancara-onibus-eletrico-hibrido-na-iaa?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+Automotive+Business+-+27%2F8%2F2014
Mercedes-Benz lança dois ônibus rodoviários
Com motor de 408 cv, modelo 6x2 custará R$ 408 mil e o 8x2, R$ 473 mil


Walter Barbosa: Mercedes-Benz otimista com novas concessões da ANTT.
Mesmo diante de retração de 15,3% do mercado de ônibus, registrada de janeiro a julho deste ano em relação a igual intervalo do ano passado, a Mercedes-Benz considera o momento ideal para lançar dois novos chassis do segmento dechassis rodoviários topo de linha: um modelo 6x2 e outro 8x2, ambos com potência elevada de 408 cavalos e desenvolvidos especificamente para o mercado brasileiro, em especial para o turismo de luxo. 

A fabricante aposta nos negócios que estão por vir. Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes, conta que a empresa está otimista por causa de concessões que foram autorizadas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e que, uma vez regulamentadas, deverão contribuir para renovação de cerca de 8 mil ônibus interestaduais. 

Segundo Barbosa, o País tem hoje 570,6 mil ônibus emplacados de todos os segmentos e com idade média de 15 anos. Desses, 105,7 mil são rodoviários (54,9 mil Mercedes-Benz), com idade média de 9,2 anos. “As novas concessões da ANTT visam colocar em circulação veículos novos e que poderão circular por até cinco anos. É uma iniciativa comemorada pela Mercedes e também por grandes empresas de transporte”, comenta. O executivo acredita que a medida não deverá suavizar a queda nas vendas deste ano, mas trará resultados importantes a partir de 2015. 

Manter a liderança no segmento de ônibus acima de 8 toneladas, no qual atua, é outro motivo que leva a Mercedes investir em novos produtos. Enquanto o segmento registrou queda de 17,6% de janeiro a julho deste ano na comparação com 2013, para 14,6 mil unidades, a Mercedes avançou em participação. Com 6,6 mil veículos emplacados no período, a marca aumentou em 6,6% seu market share, que passou de 39,7% para 45,7%. 

“Mesmo enfrentando um mercado desafiador, com queda de quase 18% em relação ao ano passado, somos a marca que menos caiu. No acumulado até julho, a Mercedes-Benz reafirmou sua liderança no segmento urbano, com 67% de participação de mercado. Igualmente, ficou à frente no segmento rodoviário, com 40% de market share. Além disso, alcançamos 44% de participação no segmento de transporte escolar de 15 toneladas. Os bons resultados acontecem porque temos investido para que as nossas 200 concessionárias de veículos comerciais se motivem a vender ônibus. O trabalho em parceria com os concessionários tem sido bastante forte. Daí a necessidade de abastecê-los com novos produtos”, afirma Barbosa. 

OS NOVOS CHASSIS 

A Mercedes-Benz já oferecia diversos ônibus rodoviários, tanto na configuração 6x2 quanto na 8x2, mas com motor de 354 cavalos e 1.600 Nm de torque. Diante da concorrência com veículos mais potentes de outros fabricantes, a empresa decidiu ajustar o seu powertrain. Como resultado, os novos chassis 500 RSD 6x2 (com PBT de 24 toneladas) e RSDD 8x2 (com PBT de 27 toneladas), com quarto eixo direcional de fábrica, levam motor de 408 cavalos e 1.900 Nm de torque, vantajoso para operações regulares de longas distâncias e para serviços diferenciados no turismo de luxo. 

O modelo 6x2 terá preço sugerido de R$ 408 mil e o 8x2, de R$ 473 mil. Ambos os chassis ainda não estão disponíveis nas concessionárias; segundo Barbosa, começarão a ser produzidos em São Bernardo do Campo (SP) a partir dos primeiros pedidos. 

São oferecidos de série para os novos chassis: câmbio Mercedes automatizado de oito marchas com retarder integrado, coluna de direção regulável pneumaticamente, sistema anti-travamento de freios ABS, controle de tração ASR, piloto automático e sistema de elevação, rebaixamento da suspensão da carroçaria (KNR). 

Como opcionais estão disponíveis freios a disco, eixo traseiro direcional que proporciona menos desgaste dos pneus de apoio, freio eletrônico EBS que gerencia todos os sistemas de frenagem do veículo, além de sistema ESP de controle da estabilidade. 

O diretor calcula que o ônibus 6x2 terá entre 70 e 100 unidades vendidas no ano que vem, enquanto que o 8x2 deverá somar de 30 a 40 emplacamentos. Atualmente, o mercado de rodoviários consome média de 2,5 mil a 3 mil unidades por ano, sendo 50% 4x2, 40% 6x2 e 10% 8x2. “Não é um segmento de alto volume, mas temos boa participação, com aproximadamente 1,3 mil unidades/ano, e devemos continuar em expansão com os lançamentos.”

Fonte: 
CAMILA FRANCO, AB http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/20335/mercedes-benz-lanca-dois-onibus-rodoviarios?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+Automotive+Business+-+26%2F8%2F2014

Voith comemora superarticulados em São Paulo


500 destes ônibus rodam com caixa automática Diwa.5 na cidade


Viação Vip utiliza superarticulados desde o primeiro semestre de 2013 (foto: Mário Curcio)
O Grupo Voith já forneceu sua transmissão automática Diwa.5 a 500 ônibus superarticulados Mercedes-Benz que circulam em São Paulo. A cidade foi a primeira do Brasil a adotar os coletivos com o chassi superarticulado O500 UDA / MDA. 

Suas vendas começaram no segundo semestre de 2012. As 500 unidades já rodam na cidade e outras estão em fase de negociação. A Voith tem cinco clientes (empresas de transporte) operando esses veículos em corredores e está ampliando sua participação em outros municípios e cidades, como o Rio de Janeiro. 

A transmissão automática Voith é do tipo CVT+3, ou seja, combina a Transmissão Continuamente Variável (CVT) a três marchas. Segundo a empresa, ele favorece a economia de combustível e o conforto aos passageiros. Os superarticulados Mercedes-Benz têm em regra 23 metros, 5 m a mais que os articulados comuns.

Fonte: REDAÇÃO AB http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/20397/voith-comemora-superarticulados-em-sao-paulo?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+Automotive+Business+-+4%2F9%2F2014