terça-feira, 9 de setembro de 2014

Mercedes-Benz lança dois ônibus rodoviários
Com motor de 408 cv, modelo 6x2 custará R$ 408 mil e o 8x2, R$ 473 mil


Walter Barbosa: Mercedes-Benz otimista com novas concessões da ANTT.
Mesmo diante de retração de 15,3% do mercado de ônibus, registrada de janeiro a julho deste ano em relação a igual intervalo do ano passado, a Mercedes-Benz considera o momento ideal para lançar dois novos chassis do segmento dechassis rodoviários topo de linha: um modelo 6x2 e outro 8x2, ambos com potência elevada de 408 cavalos e desenvolvidos especificamente para o mercado brasileiro, em especial para o turismo de luxo. 

A fabricante aposta nos negócios que estão por vir. Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes, conta que a empresa está otimista por causa de concessões que foram autorizadas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e que, uma vez regulamentadas, deverão contribuir para renovação de cerca de 8 mil ônibus interestaduais. 

Segundo Barbosa, o País tem hoje 570,6 mil ônibus emplacados de todos os segmentos e com idade média de 15 anos. Desses, 105,7 mil são rodoviários (54,9 mil Mercedes-Benz), com idade média de 9,2 anos. “As novas concessões da ANTT visam colocar em circulação veículos novos e que poderão circular por até cinco anos. É uma iniciativa comemorada pela Mercedes e também por grandes empresas de transporte”, comenta. O executivo acredita que a medida não deverá suavizar a queda nas vendas deste ano, mas trará resultados importantes a partir de 2015. 

Manter a liderança no segmento de ônibus acima de 8 toneladas, no qual atua, é outro motivo que leva a Mercedes investir em novos produtos. Enquanto o segmento registrou queda de 17,6% de janeiro a julho deste ano na comparação com 2013, para 14,6 mil unidades, a Mercedes avançou em participação. Com 6,6 mil veículos emplacados no período, a marca aumentou em 6,6% seu market share, que passou de 39,7% para 45,7%. 

“Mesmo enfrentando um mercado desafiador, com queda de quase 18% em relação ao ano passado, somos a marca que menos caiu. No acumulado até julho, a Mercedes-Benz reafirmou sua liderança no segmento urbano, com 67% de participação de mercado. Igualmente, ficou à frente no segmento rodoviário, com 40% de market share. Além disso, alcançamos 44% de participação no segmento de transporte escolar de 15 toneladas. Os bons resultados acontecem porque temos investido para que as nossas 200 concessionárias de veículos comerciais se motivem a vender ônibus. O trabalho em parceria com os concessionários tem sido bastante forte. Daí a necessidade de abastecê-los com novos produtos”, afirma Barbosa. 

OS NOVOS CHASSIS 

A Mercedes-Benz já oferecia diversos ônibus rodoviários, tanto na configuração 6x2 quanto na 8x2, mas com motor de 354 cavalos e 1.600 Nm de torque. Diante da concorrência com veículos mais potentes de outros fabricantes, a empresa decidiu ajustar o seu powertrain. Como resultado, os novos chassis 500 RSD 6x2 (com PBT de 24 toneladas) e RSDD 8x2 (com PBT de 27 toneladas), com quarto eixo direcional de fábrica, levam motor de 408 cavalos e 1.900 Nm de torque, vantajoso para operações regulares de longas distâncias e para serviços diferenciados no turismo de luxo. 

O modelo 6x2 terá preço sugerido de R$ 408 mil e o 8x2, de R$ 473 mil. Ambos os chassis ainda não estão disponíveis nas concessionárias; segundo Barbosa, começarão a ser produzidos em São Bernardo do Campo (SP) a partir dos primeiros pedidos. 

São oferecidos de série para os novos chassis: câmbio Mercedes automatizado de oito marchas com retarder integrado, coluna de direção regulável pneumaticamente, sistema anti-travamento de freios ABS, controle de tração ASR, piloto automático e sistema de elevação, rebaixamento da suspensão da carroçaria (KNR). 

Como opcionais estão disponíveis freios a disco, eixo traseiro direcional que proporciona menos desgaste dos pneus de apoio, freio eletrônico EBS que gerencia todos os sistemas de frenagem do veículo, além de sistema ESP de controle da estabilidade. 

O diretor calcula que o ônibus 6x2 terá entre 70 e 100 unidades vendidas no ano que vem, enquanto que o 8x2 deverá somar de 30 a 40 emplacamentos. Atualmente, o mercado de rodoviários consome média de 2,5 mil a 3 mil unidades por ano, sendo 50% 4x2, 40% 6x2 e 10% 8x2. “Não é um segmento de alto volume, mas temos boa participação, com aproximadamente 1,3 mil unidades/ano, e devemos continuar em expansão com os lançamentos.”

Fonte: 
CAMILA FRANCO, AB http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/20335/mercedes-benz-lanca-dois-onibus-rodoviarios?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+Automotive+Business+-+26%2F8%2F2014

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