Fotos de Ana Paula Busologa
Omnibus significa "para todos" em latim. No Brasil, os transportes coletivos de passageiros são designados "ônibus", termo originado diretamente de "omnibus". Omnibus Gerais nasceu em 2011 e tem como objetivo mostrar raridades, fotos do dia-a-dia, novidades e dicas sobre este fascinante meio de transporte. Seja bem vindo.
domingo, 22 de junho de 2014
Omnibus da Bélgica
Omnibus da seleção Belga (Bélgica x Argélia) caminho do Minerao no anel rodoviário em Belo Horizonte.
quarta-feira, 18 de junho de 2014
Ônibus são transformados em delegacias móveis em cidades-sede da Copa
Doze unidades foram projetadas com carroceria especial para atender população próximo aos estádios.
Foto: Divulgação/Volvo
Em todas as cidades-sede da Copa do Mundo, ônibus têm uma função que vai além do transporte. São pontos de reforço da segurança pública nas imediações dos estádios. Doze unidades tiveram uma carroceria especial desenvolvida para funcionarem como delegacias móveis.
A estrutura contém escritório, equipamentos para conexão via satélite e internet (a fim de viabilizar a comunicação com outras unidades e outros órgãos) e até uma cela com capacidade para dois detentos.
Os ônibus foram encomendados pelo Ministério da Justiça, para servirem à Sesge (Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos).
Depois do Mundial, os ônibus permanecerão a serviço das Secretarias de Segurança de cada estado.
O modelo foi desenvolvido pela Comil e pela Volvo.
Fonte: http://www.cnt.org.br/Paginas/Agencia_Noticia.aspx?noticia=onibus-delegacias-moveis-comil-volvo-seguranca-13062014
Duas novas linhas do BRT/Move entram em operação na Capital e Grande BH
O sábado foi de estreia de mais linhas do BRT-Move na Capital e na Grande BH. O sistema rápido por ônibus agora já está em Santa Luzia e na avenida Pedro II também. Nossa equipe acompanhou os dois trajetos e mostra tudo pra você.
A linha troncal 5550 (Estação Pampulha/Estação Ponto São José) vai ligar as Avenidas Antônio Carlos e Dom Pedro II, sem passar pelo Centro. Com isso, as possibilidades de destinos para os usuários do entorno da Pedro II serão ampliadas e a previsão é de que o trajeto seja mais rápido. Já a atual linha diametral 8101 (Santa Cruz/Alto Santa Lúcia) passa a operar na pista exclusiva da Avenida Antônio Carlos, com paradas nas Estações de Transferência, o que permitirá integração com outras linhas do sistema.
Fonte: http://www.alterosa.com.br/app/belo-horizonte/noticia/jornalismo/ja---2ed/2014/06/07/noticia-ja-2edicao,114980/duas-novas-linhas-do-brt-move-entram-em-operacao-neste-sabado.shtml
Ônibus de torcedores holandeses estraga na BR-381, em Betim
O famoso Ônibus Laranja Holandês está no posto da PRF aguardando avaliação de mecânicos. O coletivo tem dois andares e atravessou o oceano de navio para cruzar o Brasil levando os fanáticos pela Seleção da Holanda
O Ônibus Laranja Holandês (Dutch Orange Bus), que veio da Holanda para o Brasil de navio, estragou na noite desse domingo na BR-381 em Betim, na Grande BH. Os holandeses seguiam de Salvador (BA) para São Paulo (SP), com destino final em Porto Alegre (RS) onde a seleção enfrenta a Austrália no dia 18, às 13h.
A turma de torcedores animados segue a seleção holandesa por todos os cantos. O ônibus é famoso pela Europa porque acompanha os jogos desde 2004. Os fanáticos já estiveram na Eurocopa, em Portugal, na Copa do Mundo 2006, na Alemanha, novamente na Eurocopa 2008, na Áustria e Suíça, além do Mundial de 2010, na África do Sul.
Frans Peeters, 62 anos, é motorista do Ônibus Laranja desde 2004. Ele explicou que na noite de domingo, por volta de 19h, o veículo apresentou defeito perto do Bairro Jardim Teresópolis, em Betim, por isso precisou parar na estrada. Segundo o holandês, rapidamente muitos brasileiros apareceram oferecendo ajuda e ele elogiou a amigável recepção dessas pessoas.
Um guincho retirou o ônibus da estrada e levou até o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Betim. Enquanto isso, taxistas levaram os turistas para um hotel no Centro da cidade. Na manhã desta segunda, Frans Peeters levou mecânicos até o posto da polícia para analisar a situação do veículo.
Tudo indica que o problema é no sistema que dá tração para o coletivo circular, mas ainda será necessário avaliar se precisarão importar alguma peça. Caso precise vir alguma peça do exterior, os holandeses vão seguir de avião para Porto Alegre porque não querem perder o jogo da seleção.
Frans Peeters contou que é motorista de caminhão internacional na Europa há 40 anos. Em 2013, a empresa onde trabalhava encerrou as atividades e ele perdeu o emprego. A dedicação dele ao ônibus mais querido do país é incrível. Peeters contou que o veículo arrasta multidões quando chega aos estádios e arenas, como se fosse um trio-elétrico. Quando passaram pela Suíça, atraíram quase 150 mil pessoas com muita música e festa pelo futebol.
O coletivo tem dois andares equipados com sistema de som, bar, chopeira e mesinhas. Os holandeses não se abateram com o problema no coletivo, ficam tristes no domingo, mas acordaram otimistas em relação ao conserto nesta segunda.
Fonte: http://www.superesportes.com.br/app/1,1195/2014/06/16/interna-noticia,286664/onibus-de-torcedores-holandeses-estraga-na-br-381-em-betim.shtml
terça-feira, 10 de junho de 2014
Marcopolo vende mais 35 ônibus para o Chile
Modelos Gran Viale entregues a Subus rodarão no sistema de BRT Transantiago
Mais um lote de ônibus urbano fabricados no Brasil servirá o mercado do Chile: a Marcopolovendeu 35 unidades do modelo Gran Viale montados sobre chassi Volvo para a Subus, operadora de transporte que atua no sistema Transantiago. Os veículos foram adaptados e produzidos sob medida para atender a nova norma do Ministério dos Transportes daquele país, que prevê instrumentos para facilitar o embarque e desembarque, aumentar a agilidade e o conforto.
No caso do Gran Viale, as alterações consistem na instalação de seis câmeras de monitoramento, duas poltronas preferenciais para pessoas acima do peso, cabine de proteção para o motorista, duas cores para o conjunto de poltronas dos passageiros e duas portas de acesso pelo nível inferior do lado esquerdo. Os veículos são equipados com poltronas urbanas estofadas e possuem isolamento térmico especial que minimiza a absorção do calor, além de sistema de ar-condicionado. É conhecido pela versatilidade que apresenta no uso em grandes centros, fácil manobrabilidade e baixo custo operacional.
O gerente de operações comerciais de mercado externo da Marcopolo, Ricardo Portolan, comemora o novo fornecimento: “Desde o início de implantação do sistema, a Marcopolo forneceu cerca de 2.000 ônibus”. O sistema Transantiago atualmente opera com mais de 3 mil ônibus.
No caso do Gran Viale, as alterações consistem na instalação de seis câmeras de monitoramento, duas poltronas preferenciais para pessoas acima do peso, cabine de proteção para o motorista, duas cores para o conjunto de poltronas dos passageiros e duas portas de acesso pelo nível inferior do lado esquerdo. Os veículos são equipados com poltronas urbanas estofadas e possuem isolamento térmico especial que minimiza a absorção do calor, além de sistema de ar-condicionado. É conhecido pela versatilidade que apresenta no uso em grandes centros, fácil manobrabilidade e baixo custo operacional.
O gerente de operações comerciais de mercado externo da Marcopolo, Ricardo Portolan, comemora o novo fornecimento: “Desde o início de implantação do sistema, a Marcopolo forneceu cerca de 2.000 ônibus”. O sistema Transantiago atualmente opera com mais de 3 mil ônibus.
Fonte: REDAÇÃO AB http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/19764/marcopolo-vende-mais-35-onibus-para-o-chile
domingo, 8 de junho de 2014
sexta-feira, 6 de junho de 2014
Peruana Soyus adquire 50 unidades do Campione 3.45
Compra consolida parceria de 15 anos entre companhia e Comil Ônibus
A Comil concluiu recentemente a venda de 50 ônibus para empresa Soyus, do Peru. As unidades do modelo Campione 3.45 já estão sendo entregues e irão operar em linhas regulares do cliente entre a capital Lima e as principais cidades do interior do país. A negociação reforça a parceria entre as duas companhias, que já dura mais de 15 anos.
A configuração dos veículos possui 15 metros de comprimento, 67 assentos mais um banco guia, duas portas e chassis Volvo B430R 6x2. Essas unidades chegam para integrar uma frota constantemente atualizada pela empresa peruana, que possui atualmente cerca de 300 ônibus, boa parte da Comil. Os trajetos de operação para os quais serão destinadas as novas unidades são de média e curta distância.
Com excelência reconhecida no cenário nacional, a Soyus é um cliente de valor estratégico para Comil no mercado latino, de acordo com Airton Antonio Dalla Corte, Gerente de Comércio Internacional. Sua estrutura compreende terminais próprios destinados a seus passageiros, de onde partem linhas a cada 5 minutos, 24 horas por dia ao longo do ano. As principais cidades atendidas além de Peru são Cañete, Chincha, Pisco, Ica e Nasca.
Conforme Dalla Corte, o mercado peruano de transporte de passageiros é altamente competitivo e economicamente importante para o país, que possui um dos PIBs mais altos da América Latina. “Tendo em vista este cenário, buscamos oferecer ao cliente ônibus de qualidade, segurança e com a melhor relação custo-benefício. Desta forma, colaboramos no poder de competitividade da Soyus no mercado local, o que justifica todo esse tempo de parceria com o cliente”.
--
Informações para a imprensa: Moglia Comunicação - (51) 3029.3249
Luciana Moglia
Tiago Ritter
Att.
--
Tiago Ritter
Moglia Comunicação Empresarial
Fone: (51) 3029.3249 | (51) 8477.6839
Rua Antônio Carlos Berta, 475/ sl. 1902 - Porto Alegre-RS
CEP: 91340-020
quarta-feira, 4 de junho de 2014
Scania vende lote de 62 ônibus para BRT mexicano
Todas as unidades vão percorrer trajeto de 21,3 km com 42 paradas
O Mexibús, sistema de BRT do México, escolheu a Scania para fornecer todos os ônibus que percorrerão um novo trajeto (linha 2), com inauguração prevista para setembro. Serão ao todo 62 ônibus. Destes, 52 serão articulados de 18,15 metros e dez de 15 metros.
Segundo a Scania, todos terão carroceria Neobus. Os coletivos vão percorrer um corredor de 21,3 quilômetros, com 42 paradas intermediárias e duas de transferência modal. Ainda de acordo com a fabricante, esta será a primeira linha mexicana desse tipo em rodarão somente modelos Scania.
A venda inclui contrato de manutenção para os 62 ônibus durante todo seu ciclo de vida. Estima-se que esse corredor transporte todos os dias mais de 210 mil passageiros. Os municípios de Ecatepec, Coacalco e Tultitlán serão os beneficiados. Os corredores estão terminados e as estações, na fase final da construção.
A empresa sueca já tem ônibus rodando no México nos sistemas Optibús, em León (Guanajuato), e Metrobús, da Cidade de México.
Fonte: REDAÇÃO AB http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/19746/scania-vende-lote-de-62-onibus-para-brt-mexicano?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+Automotive+Business+-+2%2F6%2F2014
Volvo entrega 124 articulados para BRT do Rio
Ônibus transportam 180 passageiros, 20% a mais do que similares da cidade
A Volvo Bus Latin America acaba de entregar 124 ônibus articulados para a BRT do Rio de Janeiro, que será inaugurada em 1º de junho. A Transcarioca tem 39 quilômetros de extensão e liga o aeroporto do Galeão à Barra da Tijuca. O corredor, primeiro a cortar transversalmente a cidade, vai beneficiar cerca de 450 mil passageiros por dia.
“O BRT do Rio de Janeiro é um exemplo de que vale a pena investir em um sistema de transporte organizado com ônibus. Aumenta a eficiência do transporte urbano, com velocidades médias mais altas e menor tempo de viagem, além de ser mais barato e mais rápido de ser implementado”, comenta Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
Os articulados da Volvo que circularão na Transcarioca têm 21 metros de comprimento e transportam 180 passageiros, capacidade 20% superior à maioria dos similares ônibus que circulam no Rio de Janeiro atualmente. Esta maior capacidade de transporte permitiu uma redução na quantidade de veículos que vão circular pelo corredor o que, consequentemente, aumenta a velocidade média do sistema, reduz as emissões de poluentes e os custos operacionais.
Segundo a Volvo, todos os ônibus são equipados com caixa de transmissão automática, freio a disco e EBS, sistema de controle eletrônico dos freios que oferece mais eficiência e estabilidade às frenagens. “São itens que garantem segurança à operação, conforto aos passageiros e redução dos custos operacionais, características fundamentais para um transporte público de qualidade”, afirma Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.
Os veículos contam ainda com controle de aceleração inteligente, exclusivo Volvo, que permite reduzir o consumo de combustível. “Sua função é garantir que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, de acordo com o peso do veículo. Este item otimiza a eficiência do veículo, pois evita uma aceleração acima do necessário, reduzindo o consumo de combustível”, explica Idam Stival, coordenador da engenharia de vendas da Volvo Bus Latin America.
Fonte: REDAÇÃO AB http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/19687/volvo-entrega-124-articulados-para-brt-do-rio
BRT Transcarioca vai utilizar biodiesel de cana
Inicialmente, seis veículos do Transcarioca usarão combustível que emite 90% menos poluentes
Rio - Uma novidade nem tão perceptível aos olhos do passageiro mas que, a longo prazo, pode fazer muita diferença no ar que ele respira: o diesel produzido a partir da cana de açúcar será o combustível usado por parte da frota de ônibus que circulará no BRT Transcarioca. Além de totalmente renovável, o biodiesel originado da cana reduz em até 90% a emissão de gases causadores do efeito estufa, sendo ainda menos poluente que o produzido a partir da soja, hoje mais utilizado no Brasil. Será a primeira experiência no transporte público do Rio envolvendo o novo biocombustível sem a adição do diesel comum.
Inicialmente, seis veículos “verdes” rodarão pelo corredor expresso que ligará o Aeroporto Internacional Tom Jobim à Barra da Tijuca. “Dos 147 ônibus do Transcarioca, seis serão abastecidos com o biodiesel da cana, para fazermos o teste em condições reais de operação. Utilizaremos 200 mil litros do combustível para essa fase experimental de seis meses. A ideia é usarmos cada vez mais o combustível renovável da cana na frota do Rio”, revela Guilherme Wilson, gerente de Planejamento e Controle da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor).
Outra vantagem é que o biocombustível da cana pode abastecer veículos que utilizam o diesel convencional, sem necessidade de alteração no motor. Um dos empecilhos, no entanto, é o preço: o litro atualmente não sai por menos de R$ 9,00, cerca de quatro vezes o valor do diesel comum.
“O produtor tem prometido trazer o combustível renovável da cana ao preço do diesel comum até 2016. Daí, poderíamos começar a fazer a substituição”, avalia Wilson.
O biocombustível da cana é produzido na Usina Paraíso, no município de Brotas, em São Paulo, pela empresa americana Amyris. O investimento para os seis meses de experiência no Transcarioca é de R$ 2 milhões, resultado de uma parceria entre prefeitura, Fetranspor, Amyris e as distribuidoras Shell e Ipiranga. O Transcarioca será inaugurado 1º de junho, em evento com a presença da presidenta Dilma Rousseff. Passageiros poderão utilizar o serviço a partir do dia 2.
Corredor vai tirar 500 ônibus das ruas e reduzir emissões em 18%
Embora oriundo da cana de açúcar, o biodiesel produzido em São Paulo e que abastecerá os ônibus do Transcarioca é bem diferente do etanol que motoristas brasileiros já estão acostumados a encontrar nas bombas dos postos de gasolina. “Trata-se de um combustível revolucionário, que é desenvolvido a partir de micro-organismos geneticamente modificados que produzem a fermentação do caldo de cana. Em vez de etanol, há a produção de hidrocarboneto”, explica Guilherme Wilson, gerente de Planejamento e Controle da Fetranspor. “O material particulado, que é aquela fuligem que sai dos escapamentos dos veículos, é reduzido em 41% com o combustível renovável da cana”, acrescenta.
Segundo estudos da Fetranspor, com o corredor Transcarioca em funcionamento, a emissão de gases poluentes cairá 18%, mesmo sem levar em conta o uso do biocombustível da cana. Os cálculos foram elaborados com base na retirada de 500 ônibus antigos que sairão de circulação, na melhoria da eficiência energética por conta da velocidade operacional — os novos ônibus ficarão livres de engarrafamentos — e na redução da quilometragem total rodada.
O serviço parador do BRT começará a funcionar em 2 de junho, da Barra até o Tanque. Já a linha expressa do Aeroporto à Barra, com integração à Linha 2 do metrô, começa a operar dia 4.
Relatório sobre modelo elétrico sairá em julho
Em fase de testes desde o fim de março, o ônibus elétrico em circulação no Rio ainda precisa de aperfeiçoamento para se tornar comum nas ruas da cidade. De acordo com Guilherme Wilson, gerente de Planejamento e Controle da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), os resultados apresentados até o momento são apenas razoáveis. “Estamos fazendo uma avaliação técnica detalhada do combustível gasto por dia e do carregamento por passageiros.
Devemos fechar, em julho, os primeiros relatórios do ônibus elétrico em termos de incentivo e financiamento. Acreditamos que ainda precisamos evoluir, mas não estamos abrindo mão dessa tecnologia”, diz.
A montadora chinesa BYD, que fabrica o ônibus elétrico, anunciou este ano investimentos de US$ 100 milhões para instalar uma fábrica no Estado de São Paulo. Fato que pode contribuir para a popularização, no Brasil, de veículos movidos a energia elétrica.
Em São Paulo, um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal prevê devolução de metade do valor gasto com IPVA para veículos elétricos. O texto aprovado está, atualmente, em análise pelo prefeito Fernando Haddad.Fonte: PAULO CAPPELLI http://odia.ig.com.br/noticia/observatorio/2014-05-25/brt-transcarioca-vai-utilizar-biodiesel-de-cana.html
Etapa que vai dobrar o número de veículos do BRT/Move na Antônio Carlos
Demanda excessiva de passageiros sobe de 51 para 101 o número de ônibus na avenida
Segundo a BHTrans, 37 mil usuários serão atendidos pelos sistema rápido por ônibus no entorno do corredor |
Os usuários do transporte público de Belo Horizonte devem ficar atentos. A segunda etapa do BRT/Move na Avenida Antônio Carlos vai começar neste sábado. Nessa fase, mais de 86 ônibus que circulam diariamente nas pistas mistas da via serão retirados para desafogar o trânsito. Serão criadas duas novas linhas troncais - uma que sairá da Estação Pampulha e seguirá até a Região Hospitalar e outra que ligará o terminal até o Bairro Betânia, na Região Oeste de Belo Horizonte, sem passar pelo Centro. Essa última vai fazer a ligação entre a Antônio Carlos e a Amazonas. Segundo a BHTrans, 37 mil usuários serão atendidos pelos sistema rápido por ônibus no entorno do corredor.
Ao todo, 11 linhas convencionais vão ser transformadas em oito alimentadoras, que atenderão usuários dos bairros Planalto, Floramar, Santa Mônica e Jardim Leblon. Os passageiros serão levados até a Estação Pampulha, de onde acessarão o Centro de BH e a área hospitalar, sem o pagamento de novas tarifas. (Veja no quadro abaixo).
De acordo com a BHTrans, com as mudanças 86 ônibus convencionais sairão do fluxo de tráfego no sentido Centro / Bairro no pico da manhã no trecho entre o Anel Rodoviário e Lagoinha. Nesta nova etapa, o número de ônibus vai cair para 186, uma redução de 47% do volume de coletivos municipais na via. Na pista mista no trecho entre a Avenida Portugal e o Anel Rodoviário, onde foram introduzidos 191 ônibus, o número de coletivos vai cair para 105, uma redução de 45%, a partir do próximo sábado.
Linha vai ligar Pampulha a Região Oeste
Uma nova linha troncal do Move vai interligar duas regiões de Belo Horizonte. O ônibus 5250 (Estação Pampulha/Betânia) vai passar pela Antônio Carlos em direção ao Bairro Betânia sem passar pelo Centro. Para isso, vai trafegar pela a Avenida Amazonas. O veículo vai possibilitar que os usuários, por exemplo, tenham acesso ao Fórum Lafayette e ao polo comercial do Barro Preto.
A nova linha vai funcionar com veículo estilo padron com ar condicionado. Ele vai circular nos idas úteis e nos períodos noturnos. Neste horário vai parar nas Estações Carijós e Rio de Janeiro e trafegar pela pista mista da Antônio Carlos entre 0h e 4h. Também vai rodar aos domingos e feriados.
A partir do próximo sábado, a atual linha Diametral 5401 (São Luiz / Dom Cabral) vai passar a circular com ônibus estilo Padron. Na Avenida Antônio Carlos vai circular na Busway com parada nas estações posicionadas ao longo do trajeto. Isso vai permitir a integração com outras linhas do Move. Por exemplo, os usuários que embarcarem nas linhas troncais poderão descer em alguma estação de transferência e pegar o 5401 sem o pagamento de nova tarifa. Nele, poderá chegar a destinos como o Expominas e a Puc Coração Eucarístico.
Mudanças na Região Oeste
Na nova etapa do Move, algumas mudanças serão feitas no transporte público na região Oeste de Belo Horizonte. Com a implementação da linha troncal 5250, três linhas diametrais que circulam na regiã, vão ganhar a complementação de três linhas radiais convencionais. As novas linhas estarão integradas com a nova linha 5250, dispensando o pagamento da tarifa complementar.
Atualmente, circulam pela Região Oeste as linhas 1207A (Betânia/Santa Mônica), 1207B (Conjunto Betânia /Santa Mônica) e 1207C (Bairro das Indústrias 4ª Seção / Santa Mônica). Elas vão ganhar o reforço doas linhas 2033 (Betânia / Centro), 2034 (Conjunto Betânia / Centro) e 2035 (Bairro das Indústrias / Centro).
Também será criada uma nova linha alimentadora, a 207. O veículo vai ligar o Bairro Betânia à Estação Vila Oeste do metrô. Os usuários vão pagar a tarifa de R$ 2,05. Ela fará a integração com a linha troncal 5250. Assim, o usuário apenas pagará o complemento de R$ 0,80 ao embarcar.
Fonte: João Henrique do Vale
Publicação: 23/05/2014 17:00 Atualização: 23/05/2014 20:13 http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/05/23/interna_gerais,531939/etapa-que-vai-dobrar-o-numero-de-veiculos-do-brt-move-na-antonio-carlos-inicia-neste-sabado.shtml
Programa Envolver, da Marcopolo, conquista Prêmio ESARH 2014
O Programa Envolver – Programa de inclusão da Marcopolo conquistou o Prêmio ESARH 2014, na modalidade Gestão de Pessoas.
O Envolver foi premiado pelos resultados obtidos na inclusão de pessoas com deficiência (PCD`s) no quadro de empregados da Marcopolo e, consequentemente, no mercado de trabalho.
Segundo Osmar Piola, gerente de recursos humanos da Marcopolo, o Prêmio ESARH 2014 é o reconhecimento externo de que este programa vem trazendo muitos resultados positivos, tanto para os PCDs quanto para as demais pessoas da empresa. “Envolver é acolher com o coração, é entender e respeitar as diferenças, é vencer preconceitos. Essa conscientização permitiu que a inclusão de pessoas com deficiências fosse acontecendo de maneira gradual e se incorporando à cultura da Marcopolo, que já tem em sua base o respeito, a valorização e o bem-estar das pessoas”, salienta Piola.
Um dos motivos que definem o sucesso do Programa Envolver é o engajamento e a participação dos diferentes profissionais da empresa no processo de inserção e desenvolvimento das pessoas com deficiência. Vários colaboradores atuam como facilitadores, contribuindo para o acolhimento dos participantes do Programa Envolver, respeitando as diferenças e aprendendo com a troca de experiência.
Iniciado formalmente em 2008, o Programa Envolver começou com 73 pessoas com deficiência. Na evolução do programa, percebeu-se a necessidade de qualificação profissional dos candidatos e de adequação da proposta junto à empresa e também na família.
Para melhor adaptação de PCD´s iniciou-se um treinamento especial na Escola de Formação Profissional Marcopolo, unidade do bairro Reolon, em parceria com diversas instituições facilitadoras. Atualmente, os cursos para PCDs também são realizados no Centro de Treinamento Marcopolo, localizado na unidade Ana Rech, onde há disponibilidade para formação nas diferentes necessidades da empresa.
Hoje são 373 colaboradores com deficiência na Marcopolo, em Caxias do Sul (RS), e 96 na Marcopolo Rio, em Duque de Caxias (RJ), onde o Envolver também foi implementado em 2011. O programa contempla pessoas com diferentes deficiências, conforme estabelecidas na legislação, tais como lesões auditivas, visuais, físicas, mentais, reabilitados e portadores de lesões múltiplas. O compromisso da empresa é oportunizar a valorização profissional e pessoal, adequando as condições de trabalho às diferentes necessidades dos colaboradores, traduzido pela maior autonomia alcançada pelas pessoas com deficiência.
Fonte: http://www.segs.com.br/categoria-veiculos/159527-programa-envolver-da-marcopolo-conquista-premio-esarh-2014.html
Cometa vende bilhetes dentro do Terminal SP
A Viação Cometa abriu um ponto de venda de bilhetes dentro do Terminal São Paulo. Os guichês para aquisição de passagens operam desde a última quarta-feira. Os preços são os mesmos praticados no Terminal Rodoviário.
O espaço utilizado pela empresa no terminal urbano foi concedido em regime de permissão onerosa de uso, obtida por meio de concorrência, conforme prevê a Lei de Licitações.
Segundo a Urbes - Trânsito e Transportes, o valor ofertado pela empresa foi de R$ 4.201,10 por mês, totalizando R$ 126.033,00 nos 30 meses de concessão, que poderão ser renovados por mais 30.
O embarque de passageiros no lado de fora do Terminal, na rua Leopoldo Machado, não terá alterações, pois a Urbes informou que a Cometa não solicitou mudanças.
O posto é destinado à venda de bilhetes para cerca de 100 partidas diárias para as cidades paulistas de Itapetininga, São Roque, Guarulhos, Santo André, Praia Grande, Santos, Mongaguá, Osasco e São Miguel Arcanjo, além da capital do Estado e do Aeroporto de Guarulhos. Também estarão disponíveis bilhetes para Belo Horizonte, em Minas Gerais.
O espaço utilizado pela empresa no terminal urbano foi concedido em regime de permissão onerosa de uso, obtida por meio de concorrência, conforme prevê a Lei de Licitações.
Segundo a Urbes - Trânsito e Transportes, o valor ofertado pela empresa foi de R$ 4.201,10 por mês, totalizando R$ 126.033,00 nos 30 meses de concessão, que poderão ser renovados por mais 30.
O embarque de passageiros no lado de fora do Terminal, na rua Leopoldo Machado, não terá alterações, pois a Urbes informou que a Cometa não solicitou mudanças.
O posto é destinado à venda de bilhetes para cerca de 100 partidas diárias para as cidades paulistas de Itapetininga, São Roque, Guarulhos, Santo André, Praia Grande, Santos, Mongaguá, Osasco e São Miguel Arcanjo, além da capital do Estado e do Aeroporto de Guarulhos. Também estarão disponíveis bilhetes para Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/galeria/151395
Marcopolo vende mais 35 ônibus para o Chile
Modelos Gran Viale entregues a Subus rodarão no sistema de BRT Transantiago
Mais um lote de ônibus urbano fabricados no Brasil servirá o mercado do Chile: a Marcopolovendeu 35 unidades do modelo Gran Viale montados sob chassi Volvo para a Subus, operadora de transporte que atua no sistema Transantiago. Os veículos foram adaptados e produzidos sob medida para atender a nova norma do Ministério dos Transportes daquele país, que prevê instrumentos para facilitar o embarque e desembarque, aumentar a agilidade e o conforto.
No caso do Gran Viale, as alterações consistem na instalação de seis câmeras de monitoramento, duas poltronas preferenciais para pessoas acima do peso, cabine de proteção para o motorista, duas cores para o conjunto de poltronas dos passageiros e duas portas de acesso pelo nível inferior do lado esquerdo. Os veículos são equipados com poltronas urbanas estofadas e possuem isolamento térmico especial que minimiza a absorção do calor, além de sistema de ar-condicionado. É conhecido pela versatilidade que apresenta no uso em grandes centros, fácil manobrabilidade e baixo custo operacional.
O gerente de operações comerciais de mercado externo da Marcopolo, Ricardo Portolan, comemora o novo fornecimento: “Desde o início de implantação do sistema, a Marcopolo forneceu cerca de 2.000 ônibus”. O sistema Transantiago atualmente opera com mais de 3 mil ônibus.
No caso do Gran Viale, as alterações consistem na instalação de seis câmeras de monitoramento, duas poltronas preferenciais para pessoas acima do peso, cabine de proteção para o motorista, duas cores para o conjunto de poltronas dos passageiros e duas portas de acesso pelo nível inferior do lado esquerdo. Os veículos são equipados com poltronas urbanas estofadas e possuem isolamento térmico especial que minimiza a absorção do calor, além de sistema de ar-condicionado. É conhecido pela versatilidade que apresenta no uso em grandes centros, fácil manobrabilidade e baixo custo operacional.
O gerente de operações comerciais de mercado externo da Marcopolo, Ricardo Portolan, comemora o novo fornecimento: “Desde o início de implantação do sistema, a Marcopolo forneceu cerca de 2.000 ônibus”. O sistema Transantiago atualmente opera com mais de 3 mil ônibus.
Fonte: REDAÇÃO AB http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/19764/marcopolo-vende-mais-35-onibus-para-o-chile?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+Automotive+Business+-+4%2F6%2F2014
Comil leva Versatile Gold e Campione DD a Brasil Fret 2014
Comil leva Versatile Gold e Campione DD a Brasil Fret 2014
Evento realizado na Bahia, reuniu fabricantes, operadores e clientes para discutir tendências da área de fretamento no país
A Comil Ônibus marcou presença no Encontro Nacional dos Transportadores de Fretamento e Turismo, a Brasil Fret 2014, ocorrida em maio na Praia do Forte (BA). Em seu estande montado no Hotel Iberostar, a fabricante apresentou o Versatile Gold e o Campione DD, dois de seus principais modelos oferecidos no mercado. O evento é considerado um dos mais importantes no calendário nacional do segmento de fretamento, possibilitando à companhia estreitar seu relacionamento com o mercado.
Representando a fabricante gaúcha, estiveram no evento Tiago Zanette, responsável pela área de Negócios Rodoviários da companhia, e Paulo de Lara, consultor da Comil na região. O estande contou ainda com um balcão de atendimento ao público, onde foi possível conhecer o portfólio da Comil e prospectar possibilidades de negócios. “A participação da Comil teve saldo positivo, já que o evento é considerado uma referência no segmento. A feira contou a participação de clientes do Sul e Sudeste do País, nos dando a possibilidade de mostrar nossos modelos, em especial o Campione DD e o Versatile Gold, e obtendo boas perspectivas para concretização de negócios”, comenta Zanette.
Os veículos da Comil expostos no encontro mostraram ao público as mais recentes inovações em seu portfólio de produtos, especialmente no que diz respeito ao design e segurança. Vendida ao Grupo Gazin do Paraná, a unidade do Campione DD trazia chassi Scania e itens de conforto para operações rodoviárias de longa distância e turísticas. Já a unidade do Versatile Gold contava com uma novidade entre seus opcionais: o chassi Volvo B 270 F, de motorização dianteira. Logo depois da feira, esse veículo foi levado a Fortaleza, no Ceará, para demonstração entre os clientes da região.
Em quatro dias de realização, a Brasil Fret 2014 promoveu a análise de tendências para a área de fretamento, abordando especialmente os preparativos para receber as demandas da Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016. Além da exposição de fabricantes e operadores, a programação do evento contou com palestras sobre diferentes questões que contemplam a área, desde a revisão da Lei do Motorista até o destino das empresas familiares no mercado.
--
Informações para a imprensa: Moglia Comunicação - (51) 3029.3249
Luciana Moglia
Tiago Ritter
Att.
--
Tiago Ritter
Moglia Comunicação Empresarial
Fone: (51) 3029.3249 | (51) 8477.6839
Rua Antônio Carlos Berta, 475/ sl. 1902 - Porto Alegre-RS
CEP: 91340-020
Assinar:
Postagens (Atom)