terça-feira, 31 de maio de 2016

Empresa oferecerá ônibus de viagem que liga Rio Branco a Cusco

cusco
A primeira viagem de Rio Branco a Cusco está prevista para o próximo mês (Foto: Arquivo Secom)
Os acreanos terão uma nova opção para seguir pela rota de turismo ao Peru. Isso porque a empresa Karol Tour vai fornecer a primeira viagem de ônibus que liga diretamente Rio Branco a Cusco. A iniciativa contou com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul).
O veículo será no estilo executivo, com 42 lugares, ar-condicionado, frigobar, televisão, som e banheiros. A viagem prevê uma parada na cidade peruana de Porto Maldonato, e no dia seguinte segue para Cusco, passando pelos Andes.
A empresa é a primeira que conseguiu a permissão para a privatização internacional. Nesse primeiro momento, o ônibus funcionará somente para fretamento. Porém, espera-se que logo a viagem esteja disponível como uma linha comercial.
onibus cusco
O ônibus funcionará somente para fretamento (Foto: Márcia Moreira/Secom)
“A primeira viagem está marcada para o fim de maio, e
logo em seguida estaremos abertos para que grupos fretem o serviço de viagem. Para que comecemos a trabalhar como uma linha comercial, precisaremos antes afinar alguns detalhes”, destaca a proprietária da empresa, Junhia Souza da Silva.
Como apoio, a Setul deverá acompanhar a primeira viagem de ônibus para a cidade peruana. Na oportunidade, o órgão ajudará a montar o itinerante turístico e dialogar com as empresas de passeios, além de organizar as rota de cada parada.
A gestora de Turismo, Rachel Moreira, destaca a importância da nova opção de viagem para os acreanos.
“É uma vitória para o fomento do turismo. O Acre está localizado em uma área trifronteiriça [Brasil, Peru e Bolívia], e ter empresas que oferecem alternativas de saídas para esses locais é de extrema importância”, explica.

Fonte: http://www.agencia.ac.gov.br/empresa-oferecera-onibus-de-viagem-que-liga-rio-branco-a-cusco/

PRIMEIRA FROTA DE ÔNIBUS SCANIA EURO 6 A GÁS ENTRA EM OPERAÇÃO EM BOGOTÁ

5/05/2016 - 

PRIMEIRA FROTA DE ÔNIBUS SCANIA EURO 6 A GÁS ENTRA EM OPERAÇÃO EM BOGOTÁ Imagens e fotos de carro











Unidades produzidas na Suécia circulam a 2700 m acima do nível do mar com mesmo desempenho de ônibus a diesel, contaminando menos o ar

A Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável, anuncia a entrega dos primeiros ônibus movidos a gás natural para a cidade de Bogotá, na Colômbia. Os veículos, produzidos na Suécia e equipados com motores Euro 6 dedicados a gás, foram adquiridos pela Masivo Capital, um dos operadores do Sistema Integrado de Transporte de Passageiros (SITP) do Transmilenio.

Com os novos ônibus Scania, o SITP ampliará a capacidade de passageiros, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores da capital colombiana, com uma drástica redução de emissões de material particulado e óxidos de nitrogênio, os contaminantes que mais causam problemas respiratórios na população local.

“A Scania tem um portfólio completo de tecnologias amigáveis com o meio ambiente, como elétrico, híbrido, etanol, entre outros. Mas é preciso identificar a realidade de cada país e a estrutura necessária para que a operação seja rentável e sustentável no longo prazo. Com este olhar, consideramos os veículos Euro 6 a gás como a melhor solução para a Colômbia por conta da ampla reserva e baixo custo do combustível, e pelo impressionante impacto que os veículos terão na melhora da qualidade do ar de Bogotá”, afirma Benoit Tanguy, diretor-geral da Scania na Colômbia.

A aposta do sistema Transmilenio pela nova tecnologia da Scania foi validada depois que a Universidade Nacional da Colômbia realizou vários testes em Bogotá, Medellín e outras cidades que mediram a capacidade de arranque em pistas íngremes, consumo de combustível e emissões de poluentes dos ônibus com a tecnologia Euro 6 a gás. O veículo também foi avaliado em condições mais extremas, como altitude - que no caso de Bogotá encontra-se a 2.700m acima do nível do mar -, baixa pressão atmosférica, tráfego pesado e paradas em grandes ladeiras. Em todas as provas o veículo manteve alta performance sem perder potência e torque.

Além de Bogotá, a Scania também já conta com unidades Euro 6 a gás no novo sistema da cidade de Cartagena das Índias, o Transcaribe, inaugurado em novembro do ano passado com uma frota de 147 ônibus Euro 6 a gás, configurando a maior negociação do mundo de veículos com esta motorização.

Saiba mais sobre Euro 6 e os 125 anos da Scania

Comprometida com a meta de reduzir em 50% a emissão de CO2 por tonelada-quilômetro até 2020, a Scania tem se empenhado em oferecer ao mercado tecnologias que tornem mais inteligentes e sustentáveis os sistemas de transporte das principais cidades do planeta.

“O motor Euro 6 a gás, que reduz o nível de emissões ao meio ambiente e o ruído, quando comparado ao motor Euro 5 a diesel, tem ajudado globalmente empresas a serem mais rentáveis e eficientes em países como Indonésia e México, por exemplo, com a oferta de ônibus movidos a este tipo de combustível”, diz Ciro Pastore, responsável por Sales Management dos mercados do norte da Scania Latin America.



Blumenau prevê que nova empresa de ônibus tenha 40% de veículos 0 km

Minuta de edital que será encaminhado ao TCE exige internet nos veículos.

Vencedora terá contrato de 20 anos; ainda não há data para lançar licitação.



Linhas e horários são atualizados em Blumenau (Foto: Divulgação)Nova empresa deverá operar pelo período de 20 anos em Blumenau (Foto: Divulgação)
A prefeitura de Blumenau divulgou no fim da noite desta sexta-feira (27) os termos do edital para a contratação da nova empresa que vai operar o transporte público na cidade, no Vale do Itajaí. Desde janeiro, quando a prefeitura decidiu romper o contrato com o Consórcio Siga, o serviço vem sendo operado de forma emergencial pela Viação Piracicabana.
A minuta, apresentada em audiência pública, ainda vai ser encaminhada na próxima semana para o Tribunal de Contas do Estado, que tem até 60 dias para fazer a análise. Se não houver recurso, o edital poderá ser lançado. Ainda não há previsão de data para o início das operações.
Foi estabelecido que a nova empresa que será contratada vai poder atuar no transporte coletivo por 20 anos. Está previsto que a companhia opere, inicialmente, com 246 veículos. A minuta também propõe que 40% da frota da empresa seja de veículos zero-quilômetro já no início da operação, e que os outros 60% dos ônibus terão prazo de três anos para serem substituídos por veículos novos.
Os ônibus também deverão ter acesso gratuito à internet e contar com tomadas para carregar celulares e tablets, por exemplo. A minuta prevê ainda a instalação de um sistema de monitoramento online da frota pela empresa e pelo Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb).
Além disso, há a exigência de uma fórmula para calcular a tarifa, que deverá considerar o preço do combustível, o salário mínimo, o valor de mercado dos veículos e o índice de passageiros por quilômetro.
O teto máximo da tarifa que poderá ser proposta pelos concorrentes na licitação será de R$ 3,75, segundo Diego de Farias, representante da empresa LMDM Consultoria Empresarial, contratada pela prefeitura para contribuir na elaboração do edital. Atualmente, a tarifa comum custa R$ 3,65.

Fonte: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/05/blumenau-preve-que-nova-empresa-de-onibus-tenha-40-de-veiculos-0-km.html