O serviço de transporte público é exemplar nos países da Europa. E sempre há novidades para melhorar o bem-estar dos usuários. A Volvo Buses anunciou o novo ônibus elétrico na configuração 12 metros, para produção em série, durante a Bus World, na Bélgica. A ideia é incluir o ônibus no seu portfólio de produtos. O novo Volvo 7900 Electric tem operação silenciosa e livre de emissões, sendo cerca de 80% mais eficiente em energia do que a versão diesel correspondente. As vendas do novo veículo iniciam em 2016.
Em junho deste ano, a fabricante sueca apresentou o ônibus elétrico-conceito e ele está em operação em Gotemburgo. Esta é a segunda etapa do projeto de ônibus eletrificados, oferecendo-o em configuração comercial, pronto para o mercado.
O Volvo 7900 Electric opera silenciosamente e sem emissões. Possui baterias de íon de Lítio carregadas tanto com a energia gerada pelo veículo ao frear, como pela rede de energia elétrica no ponto final de cada linha. O carregamento usando a rede elétrica leva entre três e seis minutos. Cada minuto de carga permite de 5-10 minutos de deslocamento. Segundo comunicado da Volvo, "o ônibus foi projetado para rotas de entre 10-20 km. A oportunidade de recarregar no ponto final cria uma infraestrutura de ônibus elétrico cujo tamanho e peso deixam de ser afetados pelo tamanho da bateria". Entre as características, o ônibus de 12 metros tem dois eixos e carroceria de alumínio, três portas, piso baixo e um interior claro e arejado.
Fonte: http://www.atarde.uol.com.br/autos/noticias/1720531-volvo-apresenta-onibus-eletrico-comercial-em-feira-na-europa
Volvo fornece ônibus elétrico por recarga para Luxemburgo
A cidade de Luxemburgo deve ganhar uma frota de 6 ônibus elétricos de recarga rápida da Volvo a partir do ano que vem. A tecnologia consiste em recargas de 4 a 6 minutos, cujo os equipamentos estão instalados em pontos do trajeto. A Recarga completa pode ser feita na garagem. A energia é coletada por um pantografo instalado na parte superior do ônibus.
“Quando o ônibus chega ao ponto de parada para recarga, a comunicação sem fio será estabelecida entre o ônibus e o carregador e um pantógrafo especial invertido descerá automaticamente. Quando todas as verificações de segurança forem realizadas, o sistema fornecerá ao ônibus uma recarga rápida extremamente potente. O design modular oferece uma potência de recarga de 150 kW, 300 kW ou 450 kW, fornecendo a qualquer ônibus a energia suficiente em apenas alguns minutos para percorrerem suas rotas dentro da cidade de forma contínua durante o dia inteiro.” – diz a empresa ABB em nota, uma das envolvidas no projeto.
De acordo ainda com a fabricante, a tecnologia pode ser usada em ônibus elétricos híbridos, aqueles dotados de motores elétricos e a combustão. Com a tecnologia empregada, a economia de diesel pode ser em torno de 75%, além da baixa emissão de poluentes.
Fonte: http://viatrolebus.com.br/2015/10/volvo-fornece-onibus-eletrico-por-recarga-para-luxemburgo/