segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Scania lança ônibus biarticulado no Brasi


Chassi 100% desenvolvido e produzido no País é dedicado a corredores de BRT


Ônibus Scania biarticulado 100% brasileiro demandou 3 anos de desenvolvimento
De olho nos novos projetos de mobilidade urbana pelo Brasil, a Scania faz sua estreia no segmento de ônibus biarticulado com o lançamento do modelo F 360 HA, 100% desenvolvido e produzido no País e dedicado ao mercado interno e aos demais países da América Latina. O chassi vem para brigar por uma fatia do mercado que até agora pertencia somente à Volvo, única montadora no País a oferecer este tipo de veículo. Como o da concorrente, o novo ônibus da Scania é indicado exclusivamente para operar nos sistemas de transporte público BRT (Bus Rapid Transit), corredores exclusivos que vêm ganhando espaço em médias e grandes metrópoles não só por sua capacidade de transporte, mas pelo custo operacional, até dez vezes mais baixo que o metrô. Atualmente, 27 cidades brasileiras somam 61 projetos em andamento. 


“Há muito tempo que a Scania não desenvolvia algo 100% no Brasil, tanto em ônibus quanto em caminhões. Este não é um veículo ‘tropicalizado’, ele começou do zero e agora temos uma completa gama para o transporte urbano com veículos a partir de 12 metros”, salienta Silvio Munhoz, diretor de vendas de ônibus da Scania no Brasil.


Com 28 metros de comprimento, o novo biarticulado da Scania é o maior veículo fabricado atualmente pela montadora em todo o mundo. Doze unidades do modelo já rodam em sistemas de BRT do México e da Colômbia. Oferecido na configuração 8x2 com 43,5 toneladas de capacidade de carga, as carrocerias disponíveis são Neobus e Caio, que podem utilizar cinco portas com vão livre. O modelo apresentado à imprensa em trajeto no Transcarioca, sistema de BRT no Rio de Janeiro, trazia 70 assentos e informa capacidade de transporte de 165 pessoas em pé, embora a empresa confirme que este número pode chegar a 270 pessoas no total: “Isso é o mesmo que tirar 135 carros da rua se cada um deles transportar duas pessoas”, argumenta Munhoz.


O motor escolhido é o de 360 cv de potência, que desenvolve 1.850Nm de torque e com giro baixo (baixa rotação), visando a economia de combustível. Diferente de todos os demais modelos de ônibus do portfólio, o novo biarticulado traz propulsor localizado na parte frontal (por razões técnicas, ainda não é possível equipar veículos deste tipo com motor traseiro). O modelo traz uma cabine exclusiva com porta para o motorista, que garante isolamento acústico e térmico, além de ar-condicionado independente do sistema de refrigeração do salão de passageiros. O câmbio é o automático B 516R de seis marchas da Série 4.000 da Allison, o mesmo já utilizado pela montadora em seus caminhões. Segundo a Scania, o custo passageiro/km do biarticulado pode ser até 40% menor que o de um articulado.


Segundo Munhoz, o ônibus biarticulado já foi desenvolvido com o viés de baixo volume de venda. “Sabemos que neste primeiro momento haverá poucos compradores, talvez seis ou sete [cidades], mas há um grande potencial, os municípios brasileiros estão comprometidos em organizar e planejar a mobilidade urbana, não só a partir do programa do governo federal, que infelizmente, quanto à liberação dos recursos está instável dado o cenário atual, mas também pelo caos instalado nos centros urbanos. Caos que gera uma pressão social muito grande, como vimos em 2013, com as manifestações que exigiam uma tarifa menor, mas no fundo também pediam um transporte público melhor”, explica. 


“Todas as autoridades estão buscando repor o tempo perdido no que diz respeito a organização das metrópoles. Por enquanto, cidades como o próprio Rio de Janeiro, São Paulo, Sorocaba, Curitiba, Recife e Goiânia são os primeiros alvos. Mas estamos prontos para entregar, o produto está disponível, ‘aceitamos encomendas e entregamos em doze semanas’”, arrisca Munhoz. Ele informa que o chassi está sendo negociado a R$ 720 mil (valor não inclui a carroceria), enquanto um articulado da marca sai por R$ 560 mil.

Fonte: SUELI REIS, AB l Do Rio de Janeiro (RJ) http://automotivebusiness.com.br/noticia/22816/scania-lanca-onibus-biarticulado-no-brasil?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+Automotive+Business+-+9%2F10%2F2015










Scania lança no Brasil ônibus biarticulado com motor dianteiro





Atenta ao mercado de transporte rápido por ônibus (BRT), a Scania lança no Brasil o chassi F 360 HA – seu primeiro ônibus biarticulado –, com uma fórmula bem ao gosto do empresariado mineiro: o motor dianteiro, que tem maior facilidade de manutenção e valor de revenda. Desenvolvido ao longo de dois anos e meio e já vendido no México e na Colômbia, o coletivo de 28 metros e capacidade para até 270 passageiros, é o maior veículo produzido pela marca sueca. As carrocerias disponíveis são Caio e Neobus. Até então somente a Volvo oferecia um biarticulado, de motor central, também no primeiro vagão, no mercado brasileiro.

Bruno Freitas/EM/D.A Press


Com preços a partir de R$ 720 mil (valor próximo aos articulados de 18,60m do BRT/Move, neste caso já com a carroceria montada), o F360 HA é empurrado por um motorzão seis cilindros de 12,7 litros, 360cv de potência e 188,7kgfm de torque, acoplado à transmissão automática Alisson B 516R de seis marchas e retarder. Ele pode utilizar cinco portas com vão-livre de 1,10m cada. Conjunto que segue o tradicional conceito dos ônibus de motor dianteiro da Scania, que deixou de priorizar as vendas dos chassis menores F 250 e F 310. O entendimento é de que a robustez mecânica da dupla atende nichos específicos de mercado.


Bruno Freitas/EM/D.A Press

Como justificativa para a adoção do motor frontal no F 360 HA, a Scania alega não haver softwares específicos para controle das duas articulações com motor traseiro. Para amenizar o forte ruído do motor, há uma parede de separação entre o motorista e o salão de passageiros. “Nesse tipo de ônibus não é possível colocar motor atrás. A opção era na dianteira ou no entre-eixos do primeiro vagão”, argumenta o gerente de desenvolvimento de negócios da Scania no Brasil, Celso Mendonça.


Apesar do custo passageiro/km de um biarticulado poder ser 40% menor que o de um articulado, não há previsão de adoção desse tipo de ônibus no Move. O BRT da capital foi construído com especificações de embarque/desembarque e manobrabilidade específicos para ônibus articulados.


*O jornalista viajou a convite da Scania

Fonte: http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2015/10/11/interna_noticias,51509/scania-lanca-no-brasil-onibus-biarticulado-com-motor-dianteiro.shtml

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