terça-feira, 26 de março de 2013

Viação 1001, Expresso do Sul e Cometa apostam em apps na comunicação com passageiros


O grupo rodoviário JCA, holding que agrega empresas como a Viação 1001 e a Cometa, está confiante em sua aposta no mercado mobile. Em 2012, o grupo lançou seu site móvel, já de olho no número crescente de passageiros com smartphones. Nesta semana, o grupo anunciou o lançamento dos aplicativos da Cometa, da Expresso do Sul, da Viação Catarinense e da Viação 1001 para usuários dos sistemas Android e iOS, além da versão em HTML 5. “O lançamento dos aplicativos vem após analisarmos pesquisas que indicam que, até o fim de 2014, todos os telefones celulares vendidos no Brasil serão smartphones”, explica Marcelo Antunes, diretor-geral do Grupo JCA. “Queremos nos modernizar e antecipar o posicionamento da empresa a essa configuração no mercado”, diz.
Com os aplicativos, os usuários podem acessar informações sobre os serviços das companhias, itinerários, pontos de embarque e fazer consulta de horários. Além disso, há conteúdos de entretenimento voltados para os passageiros que utilizam o Wi-Fi já instalado em parte da frota, como a que faz o percurso Rio-São Paulo. Nessa opção estão disponíveis o jornal Metro (atualizado diariamente), a Revista de Bordo e uma seleção de músicas no iTunes que pode ser ouvida gratuitamente. Os apps também têm leitores de QR Code embarcados, que servem para a leitura de códigos de barras com conteúdos sobre produtos novos da empresa ou cupons de descontos. “Estamos investindo bastante em QR Code. Esse será um canal para promover as novidades da empresa”, ressalta o diretor.
Além de todas essas funcionalidades, os aplicativos permitem a venda de passagens. No entanto, na hora do pagamento, o usuário é direcionado para o site móvel, que opera com a plataforma de vendas do grupo. “Acreditamos que as compras pelo aparelho celular serão cada vez mais frequentes. Em uma expectativa por baixo, esperamos que as vendas feitas no site mobile representem 30% do nosso total de vendas até o fim do ano”, especula Antunes. 

Lançados nesta semana, os aplicativos das quatro empresas da JCA somaram em apenas três dias 3.700 downloads. “Isso foi apenas com divulgação na imprensa. Ainda pretendemos desenvolver ações promocionais nas rodoviárias, para que o nosso público possa conhecer essas ferramentas”, anuncia o diretor. Estima-se que, até o fim de 2013, os quatro apps da JCA cheguem a 100 mil downloads. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário