terça-feira, 29 de maio de 2012

Ônibus da dengue orienta estudantes de Itaboraí




 Engajados no combate ao mosquito Aedes aegypti, o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, através do Núcleo de Educação em Saúde, trouxeram para cidade uma atração itinerante que leva informação e entretenimento aos estudantes das escolas municipais: o ônibus da campanha de combate a dengue.

 Até o final deste mês o veículo irá percorrer colégios com a missão de orientar alunos da rede municipal de ensino em relação à prevenção da dengue e intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti.
No interior do veículo, os visitantes podem conferir uma exposição que explica tudo sobre a doença. O destaque fica por conta das esculturas que mostram o ciclo do mosquito Aedes aegypti ampliado 1.800 vezes. Com a ajuda de lupa, é possível ver como são os ovos, as larvas e o mosquito adulto em tamanho original. Cartazes mostram os locais em que o mosquito se prolifera e como deve ser o combate aos possíveis criadouros do inseto.
O aluno Maicon Fonseca, 10 anos, estudante do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Clara Pereira de Oliveira gostou de saber mais sobre o mosquito. “A visita do ônibus ajuda a gente conhecer mais sobre a doença. Estudei isso na sala de aula e achei maneiro ver ao vivo”, afirmou.
De acordo com Meniê Neves Carvalhal, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, as pessoas ainda carecem de informações sobre o combate e prevenção à dengue. “Poucos sabem, por exemplo, que o Aedes aegypti consegue depositar seus ovos em ralos de banheiros ou bromélias. Esta exposição mostra aos alunos todas as fases do mosquito de forma lúdica e interessante”, explica.

 O ônibus existe desde 2003 e tem como principal objetivo educar e conscientizar a população sobre prevenção contra a dengue e riscos do contágio da doença. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário