quarta-feira, 13 de abril de 2016

Iveco vence licitação com GranClass


Serão fornecidos 1,6 mil ônibus no programa Caminho da Escola


Iveco confirmou nova vitória em mais umalicitação do programa Caminho da Escola, para o qual já entregou mais de 6 mil ônibus escolares desde 2007. Agora a montadora deverá entregar, entre este ano e o fim de 2017, mais 1,6 mil unidades do novo chassi GranClass 150S21, lançado no mês passado (leia aqui), todos encarroçados pela Mascarello, com adaptações específicas para o transporte de alunos em zonas rurais. O preço público vencedor foi de R$ 227.871, ou R$ 239 mil no caso do veículo com elevador para cadeirante. O valor, sem incidência de impostos, é pago pelo governo federal, por meio de convênios firmados com diversos municípios. 

Segundo a Iveco, antes de vencer a licitação foram rodados 40 mil quilômetros em testes de aplicação no transporte escolar em zonas rurais do País, em trajetos que em média alcançam 150 km por dia. O midibus, de tamanho intermediário entre um micro-ônibus e um chassi padrão, tem motor de 206 cavalos, a maior potência da categoria, e tração 4x2 com bloqueio de diferencial automático, para melhorar a circulação em atoleiros ou pisos de baixa aderência. Para superar valetas e ladeiras mais inclinadas, o ônibus teve o balanço dianteiro encurtado e na traseira o para-choque é escamoteável. 

O GranClass escolar pode levar até 48 alunos sentados, ou 42 no veículo com box para cadeirante. Todos os assentos têm sinto de segurança. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 70 km/h e o ônibus não parte com as portas abertas. 

Fonte: PEDRO KUTNEY, AB http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/23779/iveco-vence-licitacao-com-granclass?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+Automotive+Business+-+13%2F4%2F2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário