quarta-feira, 23 de março de 2016

Volvo Bus lança modelo B310R e busca liderança em rodoviários

Com novidade, companhia quer manter o patamar de vendas de ônibus de 2015

Em momento de mercado retraído, a Volvo Bus apresentou novidade para esquentar suas vendas, o chassi B310R 4x2, voltado a médias distancias. Com a novidade, a montadora amplia sua linha de ônibus rodoviários para oito modelos e dá mais um passo para alcançar a meta de ser líder do segmento, que responde por 50% dos negócios da empresa na América Latina atualmente. 

A Volvo Bus já subiu da terceira para a segunda colocação no mercado interno, superando a Scania. Hoje, com 23% de participação nas vendas de rodoviários, o desafio é desbancar a Mercedes-Benz, que detém fatia bem maior das vendas.”A vantagem é que este segmento é mais estável, com demanda constante, enquanto o de urbanos está sujeito a grande sazonalidade”, esclarece Luis Carlos Pimenta, presidente da companhia na América Latina. 

Para disputar as vendas, o B310R promete ser o mais econômico do segmento, com redução de 3% a 7% no consumo de combustível na comparação com os concorrentes, assegura a fabricante. Segundo a Volvo Bus, a performance é garantida pelo motor de 11 litros e 310 cv e chassi ao menos 400 quilos mais leve do que o de qualquer outra montadora. O modelo pode transportar até 52 passageiros, dependendo da carroceria que recebe. 

Assim como os outros ônibus da gama, o B310R, chega com caixa de cambio automatizada I-Shift, freio motor VEB, suspensão eletrônica e freio a disco EBS de série. Feito sobre a mesma plataforma do resto da linha de chassis da marca, há alto compartilhamento de componentes. Segundo a Volvo, esta característica torna mais simples a manutenção. 

MERCADO

Em 2015, enquanto o mercado brasileiro de ônibus encolheu 36,6%, para 20,3 mil unidades, as vendas da Volvo caíram 49,4%. Ao longo do ano a operação da empresa na América Latina vendeu 2 mil chassis, entre rodoviários e urbanos, com metade do volume destinado ao mercado externo. A meta é pelo menos repetir este número em 2016, mas com participação ainda maior das exportações. “A América do Sul está em bom momento para rodoviários, com demanda no Chile, Argentina e Peru.”, conta Pimenta.

O esforço para aumentar as entregas a outros países pretende compensar o fraco ritmo do mercado interno. O executivo afirma que, neste início de ano, a baixa das vendas aos clientes locais fez as exportações responderem por expressivos 70% dos negócios da operação da empresa no Brasil. Com isso, a planta da montadora em Curitiba hoje mal consegue preencher um turno de produção, que permite a fabricação de 7 chassis por dia.

Pimenta aponta que a procura por renovação no segmento de urbanos está bem mais fraca do que a esperada para um ano de eleições municipais no Brasil. Já as compras de rodoviários são abaladas pela queda da economia e por indefinição de algumas legislações importantes, como a que vai determinar se os ônibus precisam ou não ter elevador para passageiros com necessidades especiais. “O cliente fica retraído e prefere não investir enquanto estes marcos regulatórios não são especificados”, esclarece.

Hakan Agnevall, presidente mundial da companhia, esteve no Brasil para o lançamento do chassi B310R, como faz cerca de duas vezes por ano. Apesar das grande dificuldades locais, ele garantiu que a América Latina segue como um grande mercado. “A região respondeu em 2015 por 17% dos nossos no ano passado”, conta. Ele defende que o momento é passageiro e, portanto, o plano é seguir investindo em novos produtos e tecnologia para largar na frente quando o mercado local voltar a crescer.

Fonte: GIOVANNA RIATO, AB | De Curitiba (PR) http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/23635/volvo-bus-lanca-modelo-b310r-e-busca-lideranca-em-rodoviarios?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+Automotive+Business+-+21%2F3%2F2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário