quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Exportações de ônibus Volvo já superam vendas no Brasil

Presidente da companhia espera que negócios fiquem estáveis em 2016

Volvo registrou redução drástica nas vendas de ônibus na América Latina em 2015. As entregas de chassis diminuíram 45% na comparação com 2014, para apenas 1,7 mil unidades. A queda só não foi mais drástica por causa das exportações. As vendas dos veículos produzidos na fábrica da companhia em Curitiba (PR) a outros mercados responderam por 51% do total de negócios, ou 884 unidades. 

Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus para América Latina, espera manter o mesmo equilíbrio este ano com volume semelhante. Segundo ele, a projeção inicial era de aumento das vendas no mercado brasileiro por causa da proximidade das eleições municipais, o que costuma acelerar licitações para chassis urbanos. O início do ano, no entanto, indicou que o cenário não é tão promissor.

“Enquanto o segmento de caminhões está em crise desde o ano passado, o de ônibus enfrenta dificuldades desde 2014 e não devemos ter retomada em 2016”, avalia. Pimenta lembra que a licitação para a compra de ônibus no município de São Paulo, maior mercado do País, foi adiada e só deve acontecer depois de 2017. Também há atrasos em outras capitais, como Porto Alegre (RS). “A única cidade que vem cumprindo os prazos é o Rio de Janeiro, que está implementando corredores de ônibus que devem gerar demanda por 650 modelos pesados.”

No segmento de veículos rodoviários, a nova legislação para transporte viagens interestaduais frustrou as expectativas do setor e não deve ser incentivo intenso para as compras. “O efeito não será tão imediato. Devemos ter volume adicional de 500 a 600 chassis por ano no mercado”, projeta Pimenta.

Fonte: GIOVANNA RIATO, AB  http://automotivebusiness.com.br/noticia/23446/exportacoes-de-onibus-volvo-ja-superam-vendas-no-brasil?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+Automotive+Business+-+17%2F2%2F2016+2

Nenhum comentário:

Postar um comentário