quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Marcopolo desenvolve ônibus para coleta de sangue do hemocentro do Uruguai

Veículo irá facilitar a doação em todo o país
 
A Marcopolo, uma das principais fabricantes mundiais de ônibus, fez a entrega da primeira unidade do “Hemobus” para o Hemocentro da Província de Maldonado, no Uruguai. Desenvolvido dentro de avançados conceitos ergonômicos, o veículo, modelo Paradiso 1800 Double Decker, possui configuração especial com equipamentos e instrumentos médicos que o transformaram em unidade móvel de coleta, para atender doadores de sangue. 
 
Segundo Oscar Romero, gerente de operações comerciais para o mercado externo da Marcopolo, a aquisição do veículo faz parte do esforço de governo para superar as dificuldades enfrentadas na saúde pública, por intermédio do programa de Coleta de Sangue Itinerante. “Além das autoridades, o projeto contou também com a colaboração da comunidade e o apoio direto de empresas locais, públicas e privadas. Depois de quase um ano de reuniões, desenvolvemos um ônibus com características inéditas. O Uruguai, assim como diversos países, tem dificuldade para manter os estoques do seu banco de sangue. Entre os principais fatores que impedem a doação de sangue está a dificuldade para deslocamento aos hemocentros. A ideia é ter uma unidade móvel de coleta e criar um recurso rápido e prático para que mais pessoas doem sangue”, explica o executivo.
 
O Paradiso 1800 DD Hemobus foi desenvolvido para atender simultaneamente seis doadores. O piso inferior foi transformado em uma sala de triagem com mesa para recepcionista, sala de espera com dois sofás e acomodações para 12 pessoas, televisão e sanitário. O veículo possui chassi Volvo B12R e conta ainda com sistema de ar-condicionado e calefação. 
 
No piso superior foram montados dois consultórios na parte traseira do veículo, sala de coletas de sangue composta por seis poltronas do tipo leito com monitores de televisão individuais para os doadores, bancada de trabalho com pia e sala de recuperação na parte dianteira, com sofás para oito pessoas, geladeira e monitor. Outro diferencial do Paradiso Hemobus é que o bagageiro possui gerador de energia, tanques de água e de dejetos, e geladeiras para armazenagem e transporte do sangue.
 
“Para chamar a atenção da população das cidades visitadas, foram instalados sistema de som externo para informações aos doadores e dois monitores com imagens voltadas para fora do veículo. Este é um projeto inédito que trará benefício para todo o país”, finaliza Romero. 
 

Fonte: http://www.segs.com.br/saude/27436-marcopolo-desenvolve-onibus-para-coleta-de-sangue-do-hemocentro-do-uruguai.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário