segunda-feira, 31 de março de 2014

Projetos do BRT preveem 13 grandes obras para Londrina

Bem-vindo BRT ou “Superbus londrinense”!!!


Boa notícia da semana. Prefeito de Londrina assina hoje  o convênio com o Governo Federal para a construção das linhas do BRT ( (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus) . Acabou o segredo que o Kireff estava mantendo até agora sobre o projeto do BRT londrinense.
Na verdade, mais ou menos, já que essa conversa do BRT nas terras ve
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rmelhas existe desde o ano passado. Também o prefeito falou do tema no seu perfil nas redes sociais alguns dias atrás, numa consulta a respeito do nome a ser dado ao BRT de Londrina. O Prefeito pende para o Superbus, de cor vermelha, identificando-o com as cores da  bandeira londrinense e dos tradicionais ônibus de Londres.

O provavel e que o Superbus do Kireff vai ficar  vermelhão, ou vermelhinho, pelo povo.
De fato, o projeto do BRT é necessário e vai melhorar muito a mobilidade urbana em Londrina.  Serão 24 quilômetros de linhas exclusivas para ônibus, cortando a cidade de norte a sul, com 28 estações de embarque e desembarques, e também com bicicletário integrado.  Mais rapidez, segurança , modernidade e conforto para quem usa diariamente 0 transporte público.
Já tive a oportunidade de usar o BRT em Belo Horizonte. De fato, é muito bom. Desde o embarque em estações superpráticas e modernas, até a rapidez entre um ponto e  outro, em ônibus novos.
O  projeto todo do BRT deve ficar pronto daqui 3 ou 4 anos.  Vai gerar alguns transtornos no trânsito da cidade enquanto estiver sendo executado. Vi isso acontecer em Belo Horizonte. Acredito que as mudanças nas ruas e avenidas devem ser planejadas e comunicadas com antecedência, e bem sinalizadas para evitar muita confusão e acidentes.
Mas estamos dispostos a suporta com paciências os transtornos das obras do BRT londrinense. E que venha logo nosso Superbus, vermelho ou não. Londrina ganha com o BRT. A população mais ainda.
Projetos do BRT preveem 13 grandes obras para Londrina
A Prefeitura de Londrina e a Caixa Econômica Federal assinaram nesta quinta-feira (13) a liberação de um empréstimo de R$ 125 milhões para a implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) na cidade. A nova concepção de transporte público será uma das maiores intervenções já feitas da história do município. O sistema de canaletas exclusivas para ônibus vai modificar toda a cidade. Os projetos do BRT preveem a execução de pelo menos 13 grandes obras para Londrina, entre viadutos, trincheiras, elevados e terminais. 

Vão ser construídos dois corredores exclusivos para o transporte público. As linhas vão ligar as regiões Norte/Sul e Leste/Oeste. As canaletas exigem intervenções viárias. As avenidas Leste-Oeste e Dez de Dezembro, que irão receber o sistema inovador, vão passar por diversas obras e reformas. 

Para que a linha Leste-Oeste saia do papel, o poder público vai precisar alargar o viaduto localizado sobre a BR-369; e construir um novo viaduto nas proximidades da praça do jardim do Sol; uma trincheira no cruzamento das avenidas Leste-Oeste e Rio Branco; e um elevado (viaduto de longa extensão) de ligação entre a Arcebispo Dom Geraldo Fernandes e a Attílio Octávio Bizatto. 

Já a linha Norte-Sul prevê a construção de um viaduto para transpor a rotatória das avenidas Dez de Dezembro e Leste-Oeste, nas proximidades da rodoviária, além de uma trincheira no cruzamento da avenida Sylvio Barros com a rodovia Carlos João Strass e de um elevado sobre o córrego Cabrinha. 

O município também vai precisar reformar os terminais da Zona Oeste - ainda em fase de acabamento - e do jardim Acapulco (zona sul) e construir outros dois grandes terminais para as regiões norte e leste de Londrina. 

Conheça as paradas 

O projeto do BRT prevê a construção de 24 paradas de embarque e desembarque: 13 para o corredor Leste-Oeste (13,4 quilômetros) e mais 11 para o Norte-Sul (10,6 quilômetros). No caso da primeira canaleta, vão ser implantadas as estações Figueira; Leonor; Terminal da Zona Oeste; Shangri-lá; Cismepar; Central; Amazonas; Viajantes; Marco Zero; Morumbi; Laranjeiras; Pioneiros; UTFPR; Diamante e Terminal da Zona Leste. 


Fonte:   http://blogs.odiario.com/padredivanpedro/2014/03/13/bem-vindo-superbus/   e   http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--438-20140313

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