segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Ônibus articulados só circularão após entrega dos BRTs -Fortaleza CE

As viagens de teste na linha 041 devem durar duas semanas. Os novos veículos só começam a circular após entrega de corredores exclusivos.

Um ônibus articulado começou a operar ontem na linha 041 – Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu. Com capacidade para 150 passageiros (35 sentados e 115 em pé), o veículo de 18,5 metros se destaca nas ruas da Capital. Após o período de teste, estimado em duas semanas pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a circulação de dez veículos já adquiridos só ocorre após a entrega de corredores exclusivos para o transporte público.


Com capacidade para 150 passageiros (35 sentados e 115 em pé), o veículo tem 18,5 metros de comprimento

O POVO acompanhou a viagem do ônibus articulado partindo do terminal da Parangaba, na manhã de ontem, passando pelas avenidas Silas Munguba (antiga Dedé Brasil), Paulino Rocha, Oliveira Paiva, Washington Soares e Engenheiro Santana Júnior. O ônibus possui seis portas: três em cada lateral. O modelo permite a entrada pelo lado esquerdo em estações instaladas nos canteiros centrais. Sem degraus, o piso é rebaixado e se aproxima ao nível das calçadas.
Para fazer as curvas, o veículo precisa tomar duas faixas das vias e exige habilidade do motorista em ruas estreitas. Durante a viagem de uma hora e 20 minutos, em dois momentos foi necessário parar na conversão. “A circulação destes ônibus requer total priorização nas vias. Dentro de um corredor priorizado, ele tem regularidade no percurso e pode trafegar com menores tempos de viagem”, explica Antônio Ferreira, diretor técnico da Etufor. Segundo ele, a previsão inicial é que os dez ônibus já comprados para a frota operem na mesma linha.
Pelos prazos de entrega do Bus Rapid Transit (BRT), os ônibus terão de esperar meses para circular. Segundo a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), os corredores da Paulino Rocha e Alberto Craveiro funcionarão parcialmente em junho. Não terão funcionamento total porque dependem de obras na Via Expressa e na Silas Munguba (previstas para o fim de 2015).
A previsão de entrega do BRT Antônio Bezerra/Centro é agosto. Já o corredor Antônio Bezerra/Papicu tem obras com execução em curso este ano, com entrega prevista para o segundo semestre de 2015. A partir de agosto, estão previstas reformas e ampliação de terminais que integram os BRT: Parangaba, Messejana e Siqueira.

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/02/18/noticiasjornalcotidiano,3208236/onibus-articulados-so-circularao-apos-entrega-dos-brts.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário