quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ônibus terão localizador em tempo real pela internet

Nario Barbosa/DGABC
Até o fim do ano, passageiros de Santo André poderão acompanhar pela internet a localização em tempo real dos ônibus municipais. O sistema mostrará o horário estimado em que o veículo passará pelo local, o que permite ao usuário chegar ao ponto de parada na hora exata do embarque, sem necessidade de espera. Hoje a única cidade do Grande ABC a oferecer esse tipo de serviço é Mauá.
A implantação do recurso não terá custo aos cofres da Prefeitura, explica o secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra. Segundo ele, toda a frota já possui rastreamento por GPS – ferramenta necessária para que a visualização possa ser feita em tempo real. Nos próximos meses, a Prefeitura irá instalar nos terminais da cidade painéis eletrônicos com informações sobre a localização dos coletivos, equipamentos semelhantes aos que funcionam na Capital.
Em fevereiro deverá entrar em funcionamento o aplicativo para smartphones que também mostrará o posicionamento da frota. Segundo o diretor da SATrans, Leandro Petrin, o programa funcionará nas plataformas iOS, Android e Windows Phone. Para que o download seja disponível, as três empresas– Apple, Google e Microsoft – precisam validar o software. Ainda não há previsão se as licenças dos aplicativos demandarão recursos por parte do Executivo.
Foi instalado ontem, em ponto de ônibus da Avenida 15 de Novembro, no Centro, o primeiro painel informativo sobre as linhas municipais e intermunicipais que atendem o local. O material também conta com mapa que indica os itinerários percorridos e apresenta pontos de interesse, como hospitais e parques. A meta da administração é equipar 30 abrigos até o fim deste ano, o que irá custar cerca de R$ 68 mil. Para o ano que vem, a estimativa é levar o sistema de identificação visual para mais 70 locais.
O prefeito Carlos Grana (PT) afirmou que confia na população para que não haja depredação dos painéis. “A imensa maioria tem reconhecido o esforço que a Prefeitura faz para proporcionar serviços públicos melhores. Claro que vamos ficar atentos, mas vamos procurar envolver a população para que mantenha os equipamentos inteiros e em bom funcionamento”, ressaltou o petista.
Pesquisa apontará mudanças em linhas
A SATrans, empresa que gerencia o transporte municipal de Santo André, fará em março pesquisa de origem e destino em todas as linhas da cidade. O material apontará necessidade de mudanças em itinerários e criação de outros trajetos.
O diretor da SATrans, Leandro Petrin, afirma que o levantamento será feito em março. “No início do ano a demanda é muito reduzida em razão das férias escolares”, explica. Petrin destaca que outro motivo de a avaliação ser feita apenas no fim do primeiro trimestre é o fato de a população ainda estar se acostumando com o Bilhete Único Andreense, que começou a funcionar em junho.
“A demanda aumenta mensalmente. Ainda não estabilizou. Então, é preciso esperar até que a população absorva essa mudança de comportamento”, explica. Apenas no primeiro mês de funcionamento, cerca de 280 mil integrações tarifárias foram feitas por meio do tíquete eletrônico.
O Bilhete Único permite ao passageiro embarcar em até três ônibus municipais efetuando o pagamento de apenas uma passagem. Em dias úteis, a integração gratuita deve ser feita em uma hora e meia. Já aos domingos e feriados, a conexão precisa ser realizada em, no máximo, duas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário