sexta-feira, 19 de julho de 2013

Vendas de ônibus crescem 5,2% no semestre

Produção e exportação de chassis também tiveram alta de 36% e 6,5%, respectivamente


Assim como tem influenciado positivamente o desempenho do setor de caminhões, a economia tem estimulado a produção e as vendas de chassis de ônibus. De acordo com dados apresentados pela Associação Nacional dos Fabricantes e Veículos Automotores (Anfavea) na quinta-feira, 4, os licenciamentos de ônibus cresceram 5,2% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 15,5 mil unidades. Somente em junho último, a alta nas vendas foi de 36,4% sobre junho de 2012, para 2,4 mil chassis. 

 

“O bom desempenho do segmento de ônibus está relacionado ao avanço da economia brasileira, que tem repercutido em mais investimentos em infraestrutura”, comentou Luiz Moan, presidente da Anfavea, durante reunião com a imprensa. 

Somado a isso, assim como ocorreu para os caminhões, a alta porcentual expressiva se explica pelo fraco desempenho das fábricas nos primeiros meses de 2012, em consequência da adoção da motorização Euro 5 para atender aos limites de emissões do Proconve P7. 

Foram produzidos no primeiro semestre deste ano 21,5 mil ônibus, 36,1% a mais do que o anotado em intervalo semelhante de 2012. Do total, 3,5 mil foram modelos rodoviários e exatos 18 mil urbanos, confirmando os investimentos públicos nas cidades. 

Em junho último, saíram das linhas de montagem pouco mais de 4 mil chassis, sendo 3,5 mil urbanos e 551 rodoviários. O volume é mais alto do que o produzido em junho do ano passado (18,9%) e em maio deste ano (4,9%). 

As exportações de ônibus somaram 3,9 mil unidades no semestre, acréscimo de 6,5% sobre mesmo intervalo do ano passado. Em junho foram enviados 902 chassis, o que representa uma leve queda de 1,1% sobre o mesmo mês de 2012 e uma expressiva alta de 41,6% sobre maio deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário