Os veículos zero-quilômetro contarão com três câmeras de segurança, que lhes permitirão monitorar tanto o movimento da estrada quanto a sua parte interna. Uma das câmeras estará instalada ao lado de fora, enquanto as outras duas ficarão do lado de dentro do ônibus, viradas para a cabine e o salão. Outras novidades são o controle de acesso, uma opção para melhorar a compra e reserva automática de passagens; e os equipamentos GPS, que também gerarão relatórios diários sobre a operação e manutenção dos veículos. "Os atrasos no início da viagem serão relatados e resolvidos por meio destes relatórios", explica o diretor-executivo da Cometa, Anuar Helayel.
Alguns destes 40 ônibus já estavam, inclusive, rodando pelas ruas do município ontem. Os veículos antigos, há quase dois anos em funcionamento, serão encaminhados para outras linhas, nas quais passarão a desempenhar papéis periódicos de reserva técnica. A renovação faz parte de uma meta da concessionária para este ano: entregar 170 ônibus novos nos quatro estados em que atua (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais). No total, a Cometa conta com mais de mil veículos atualmente.
Cerca de 15 a 20% da frota total da concessionária é renovada anualmente. Só no ano passado, lembra Anuar, foram entregues 150 novos veículos em outras cidades. "A vida útil depende de cada veículo, mas costumamos trocá-los a cada três anos e meio, no máximo", esclarece. A rota entre Sorocaba e São Paulo é utilizada por cerca de duas mil pessoas no município todos os dias. Os ônibus ficam disponíveis das 4h até a madrugada, com demanda maior entre as 5h e as 9h, quando saem de cinco em cinco minutos. Os horários de pico do retorno a Sorocaba englobam das 16h30 às 21h.
Comissão
Apesar de já estar nos planos da Cometa há algum tempo, a renovação da frota sorocabana foi acelerada por uma comissão, criada pelos vereadores Rodrigo Manga (PP), Muri de Brigadeiro (PRP) e Francisco França (PT), no dia 2 do mês passado, para lutar por melhorias em todas as áreas do transporte. O grupo de parlamentares esteve no Terminal Rodoviário de Sorocaba para conversar com os usuários do serviço intermunicipal e averiguar as queixas recebidas quanto à ônibus quebrados e maus tratos. Em seguida, a comissão esteve na sede da Viação Cometa para entregar um relatório da fiscalização à empresa.
A apresentação dos novos ônibus da empresa aconteceu no estacionamento do Paço Municipal - Por: Adival B. Pinto |
Fonte: Ana Paula Yabiku Gonçalves ana.goncalves@jcruzeiro.com.br programa de estágio (Supervisão: Admir Machado) / http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=478204
Nenhum comentário:
Postar um comentário