sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ônibus: MAN perde participação nas vendas

Mercedes-Benz, Volvo e Iveco crescem

Impactado pelo início do Proconve P7, etapa mais apertada da legislação de emissões para veículos comerciais, oranking de vendas de ônibus teve algumas mudanças entre janeiro e outubro. A ofensiva da Mercedes-Benz resultou em um ganho de quase 2 pontos porcentuais de participação, consolidando a liderança da marca bem a frente da MAN, segunda colocada.
A venda de chassis com a marca da estrela diminuiu 11,4% ao longo de 2012, para 10,8 mil unidades. Ainda assim, a queda é menor do que a do mercado total, que teve retração de 15,3% para 23,8 mil unidades nos período. A companhia garantiu 45,3% de participação, chegando mais perto da meta de voltar a deter 50% das vendas e recuperar o espaço perdido no ano passado.
Na direção contrária, a MAN perdeu expressivos 5,6 pontos de market share nos 10 meses do ano e respondeu por 27,3% das vendas. A montadora, que produz os veículos da Volkswagen, comercializou 6,5 mil chassis, com queda de 29,7%. Alguns negócios fechados no segundo semestre podem ainda não aparecer nos emplacamentos, já que o encarroçamento dos chassis torna a entrega dos veículos demorada.
Um deles é a encomenda de 4 mil ônibus para o programa Caminho da Escola do governo federal. As entregas serão concluídas até janeiro de 2013 e, portanto, parte delas pode aparecer nos licenciamentos até o fim deste ano. A MAN também passou a atuar em um novo segmento em agosto deste ano, com o lançamento de seu chassi articulado de BRT, voltado para corredores de ônibus. As negociações do modelo ainda podem elevar as vendas da companhia nos próximos meses.
A Agrale permanece como terceira colocada no ranking apesar de perder 1,4 ponto de market share e ficar com 11,7% do total vendido no País. As vendas da marca chegaram a 2,7 mil veículos, com retração de 24,3%.
A Volvo teve o maior ganho entre janeiro e outubro e avançou 3 pontos porcentuais em participação, para 6,1%. A empresa saltou da sexta posição em vendas em 2011 para a quarta colocação este ano. Mesmo com a retração do mercado, a companhia elevou suas vendas em 67,4%, para 1,4 mil unidades. Boa parte deste volume corresponde ao primeiro chassi com motor frontal da marca, o B270F.
Além disso, a empresa renovou toda a sua linha de ônibus com o início do Proconve P7. Mais do que atender a legislação, o objetivo da montadora com a nova linha é ganhar mercado. Outro lançamento deste ano foi o chassi híbrido diesel-elétrico, que já teve unidades entregues em Curitiba (PR).
Atrás da marca sueca está a italiana Iveco, como a quinta que mais vende no País. A fabricante, que também tem participação importante nas vendas para o Caminho da Escola, teve 1,3 mil unidades licenciadas no ano, com evolução de 26,8% sobre 2011. A empresa ganhou 1,9 pp de participação e fechou outubro com fatia de 5,7% do mercado.
Em sexto lugar, a Scania ficou estável em relação ao mesmo período do ano passado, com 3,5% de market share. A marca sueca reduziu seus emplacamentos em 17,3%, para 842 unidades.


ranking


Fonte: GIOVANNA RIATO, AB - http://automotivebusiness.com.br/noticia/15558/onibus-man-perde-participacao-nas-vendas

Nenhum comentário:

Postar um comentário