terça-feira, 24 de julho de 2012

Neobus e Navistar dão início à fábrica de ônibus no RS



A americana Navistar e a Neobus vão dar início à fábrica integrada de ônibus do país – produzirão, numa mesma linha, os chassis e a carroceria dos veículos. No Brasil, essas duas partes são produzidas por companhias distintas.

A associação entre as empresas foi anunciada no começo do ano, mas foi aprovada apenas ontem pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Pelo acordo, a Navistar passará a fazer parte do quadro societário da Neobus, que seguirá sob a liderança de seu atual presidente, Edson Tomiello. Ele permanece como sócio controlador da companhia.

A nova empresa será chamada NeoStar e terá sua produção concentrada em Caxias do Sul (RS). A marca tem como objetivo competir no segmento de micro-ônibus e a expectativa é que sejam produzidas este ano 400 unidades. A Neobus informou ainda que os 100 primeiros veículos já saíram da linha de montagem. A marca terá foco inicial nos mercados norte-americano e da América do Sul.

O gerente de novos negócios da Neobus, Bruno Bettoni, disse que as operações já começaram e eles aguardavam somente o aval do Cade para formalizar a joint-venture. “A operação foi aprovada sem nenhuma restrição”, disse o executivo.

Com essa joint-venture o Brasil passa a ter uma fábrica completa de ônibus depois de 16 anos. A Mercedes-Benz fechou sua unidade em Campinas (SP) em 1996 e, desde então, as montadoras montam o chassi e as encarroçadoras a carroceria dos ônibus que rodam pelas ruas e estradas do país. A Mercedes produziu os veículos completos por 38 anos.

Plano adiado

Não é a primeira vez que as duas companhias tentam uma associação. Em setembro de 2008 a Neobus já havia firmado uma aliança com a Navistar para a produção de ônibus no México. Com a crise financeira mundial que se arrastou pelos meses seguintes, o plano foi engavetado.

A Navistar vai manter parceria com a Agrale, que monta os caminhões da marca norte-americana no país. Além disso, a empresa tem a divisão de motores diesel MWM International, com unidades em São Paulo (SP) e Canoas (RS). Já a Neobus teve 4 mil carrocerias produzidas em 2011.


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