Novo ônibus tem quase 19 metros de comprimento.Primeiro BRT do Rio deve entrar em operação em maio.
Começaram nesta quarta-feira (7) os testes com os motoristas de ônibus que vão operar o sistema de ônibus articulado, o BRT (Bus Rapid Transit), e circular pelo corredor viário Transoeste, que vai ligar a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O primeiro BRT da cidade deve entrar em operação em maio.
Até mesmo para motoristas experientes, dirigir um ônibus com quase 19 metros de comprimento é um desafio. É preciso habilidade para parar nas estações. A distância entre o ônibus e a plataforma tem que ser no máximo de 15 centímetros.
"Esta entrada aqui na plataforma exige uma cautela muito grande", disse um funcionário.
Sem cobradores e roletas
Para os passageiros também são muitas novidades. Dentro do ônibus não há cobradores, nem roletas. A bilheteria fica na estação. Para os ônibus novos que vão circular por corredores exclusivos, a promessa é de uma viagem mais tranquila e mais rápida. A previsão é reduzir pela metade o tempo gasto no trajeto entre Santa Cruz e o terminal Alvorada.
O corredor da Transoeste terá 56 quilômetros de extensão e 53 estações.
A previsão é que o trecho entre Santa Cruz e o terminal Alvorada entre em operação no fim de maio, com duas linhas e trinta ônibus circulando.
“Serão duas linhas, uma Santa Cruz-Barra, expressa, que parará somente em algumas estações, aumentando em muito a velocidade operacional do ônibus, e reduzindo o tempo de viagem do passageiro, e uma linha paradora, abrangendo todas as estações”, explicou o subsecretário de Transporte do Rio, Carlos Eduardo Maiolino.
A ligação até Campo Grande deve ficar pronta em julho. Já a extensão entre o terminal Alvorada e o Jardim Oceânico só deve ser concluída em 2016. Pela Transoeste vão circular cerca de 200 mil passageiros.
Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/03/motoristas-de-onibus-testam-novo-sistema-brt-na-transoeste-no-rio.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário