quinta-feira, 12 de abril de 2012

Motoristas de ônibus testam novo sistema BRT na Transoeste, no Rio


Novo ônibus tem quase 19 metros de comprimento.Primeiro BRT do Rio deve entrar em operação em maio.






Começaram nesta quarta-feira (7) os testes com os motoristas de ônibus que vão operar o sistema de ônibus articulado, o BRT (Bus Rapid Transit), e circular pelo corredor viário Transoeste, que vai ligar a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O primeiro BRT da cidade deve entrar em operação em maio.
Até mesmo para motoristas experientes, dirigir um ônibus com quase 19 metros de comprimento é um desafio. É preciso habilidade para parar nas estações. A distância entre o ônibus e a plataforma tem que ser no máximo de 15 centímetros.


"Esta entrada aqui na plataforma exige uma cautela muito grande", disse um funcionário.

Sem cobradores e roletas
Para os passageiros também são muitas novidades. Dentro do ônibus não há cobradores, nem roletas. A bilheteria fica na estação. Para os ônibus novos que vão circular por corredores exclusivos, a promessa é de uma viagem mais tranquila e mais rápida. A previsão é reduzir pela metade o tempo gasto no trajeto entre Santa Cruz e o terminal Alvorada.

O corredor da Transoeste terá 56 quilômetros de extensão e 53 estações.

A previsão é que o trecho entre Santa Cruz e o terminal Alvorada entre em operação no fim de maio, com duas linhas e trinta ônibus circulando.

“Serão duas linhas, uma Santa Cruz-Barra, expressa, que parará somente em algumas estações, aumentando em muito a velocidade operacional do ônibus, e reduzindo o tempo de viagem do passageiro, e uma linha paradora, abrangendo todas as estações”, explicou o subsecretário de Transporte do Rio, Carlos Eduardo Maiolino.

A ligação até Campo Grande deve ficar pronta em julho. Já a extensão entre o terminal Alvorada e o Jardim Oceânico só deve ser concluída em 2016. Pela Transoeste vão circular cerca de 200 mil passageiros.



Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/03/motoristas-de-onibus-testam-novo-sistema-brt-na-transoeste-no-rio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário