quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Três Rios ganha fábrica de ônibus


Três Rios, na Região Centro-Sul Fluminense, vai ganhar mais uma grande indústria dentro de, no máximo, cinco meses. A empresa fabricante de ônibus Neobus, com sede em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, anunciou, hoje, no Palácio Guanabara, a instalação de uma filial na cidade fluminense, com capacidade inicial para produzir 13 veículos por dia e empregar 1,2 mil pessoas. O governador Sérgio Cabral participou da solenidade e, na ocasião, também assinou decreto concedendo benefícios tributários para o setor.

Cabral, que estava acompanhado do vice-governador e coordenador executivo de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, destacou o grande desenvolvimento econômico de Três Rios que, nos últimos três anos, recebeu mais de 900 novas empresas, 110 somente no setor industrial, com destaque para a inauguração em novembro passado de uma fábrica da Nestlé.

- Acho que Três Rios deveria se chamar agora Quatro Rios, Cinco Rios, porque não tem mais lugar onde botar fábrica. É impressionante o crescimento da cidade! Estou feliz de celebrar mais uma conquista não só para a cidade, mas para toda a região - disse o governador.

A empresa gaúcha vai investir R$ 90 milhões na construção das novas instalações que ficarão numa área de uma antiga unidade fabril desativada. Segundo o presidente da Neobus, Edson Tomiello, a fábrica produzirá ônibus urbanos e alguns modelos de micro-ônibus.

- Estamos nos preparando para as demandas provocadas pela Copa do Mundo e pelas Olimpíadas - afirmou o presidente da empresa.

A unidade vai fabricar inicialmente os modelos mega convencional, com capacidade para transportar até 90 passageiros, e o Iveco Cityclass, que carrega entre 19 e 41 passageiros nas seguintes versões: ônibus escolar, fretamento, turismo e executivo.

- Na sequência, havendo necessidade e disponibilidade de mão de obra e, evidentemente, aumento da demanda, iremos adicionando à nossa linha de montagem outros modelos de ônibus - adiantou o diretor de Engenharia da Neobus, Adelir José Boschetti.

A indústria de Caxias do Sul produz modelos que vão de 12 a 28 metros de comprimento. Este último, os biarticulados, que já rodam em Curitiba, Goiânia e Manaus, será adquirido pela Prefeitura do Rio para trafegar na primeira Bus Rapid Transport (BRT), entre Barra e Campo Grande, a TransOeste. O biarticulado pode transportar até 300 passageiros e é muito útil nas horas de pico. Segundo o presidente da empresa, já foram produzidos e vendidos mais de mil exemplares desses ônibus.

- Este é o maior ônibus do mundo. O maior até então era o de 25 metros de comprimento com 2,5 metros de largura. O nosso tem mais 10 centímetros de largura no corredor, o que aumenta a capacidade de passageiros - completou Tomiello.

O prefeito de Três Rios, Vinicius Farah, revelou que o Governo do Estado vai inaugurar em 30 de março uma unidade do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), programa da Secretaria de Ciência e Tecnológica, para qualificar mão de obra para a área metal-mecânica. Além da fábrica da Neobus, a unidade pode beneficiar a unidade da T´Trans, em Três Rios, e o pólo automobilístico de Resende e Areal.

- Vai ser uma escola de Primeiro Mundo, que vai formar 2,4 mil pessoas por ano, em 16 cursos técnicos. Com quase 3,7 mil metros quadrados de área construída, esta será uma das maiores escolas técnicas do Estado do Rio - afirmou Farah.

Joint venture
A empresa gaúcha anunciou ainda a joint venture com a norte-americana Navistar para fabricação e desenvolvimento de ônibus completo sob a marca NeoStar, com foco voltado para os mercados dos Estados Unidos e da América do Sul. A Neobus de Caxias do Sul, que emprega 2,3 mil pessoas, já produziu 30 mil veículos em 12 anos de existência.

- O Estado do Rio é meu principal mercado - revelou Tomielo, acrescentando que um grande investimento está sendo feito para o desenvolvimento de uma linha diferenciada de ônibus rodoviários pesados a ser lançada em maio no mercado brasileiro.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, justificou a emissão do decreto de ajuda fiscal para o setor de fabricação de ônibus, extensiva também à fábrica da Ciferal, em Duque de Caxias.

- Este decreto tem alguns avanços. Ao estabelecer um conteúdo de peças da indústria nacional, em torno de 60%, para a fabricação dos veículos, o decreto induz à compra no mercado do Rio de Janeiro. E outro avanço é estabelecer um compromisso de ambas as empresas em relação a investimentos em inovação tecnológica - esclareceu o secretário.



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