terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Marcopolo: Viale BRT é o ônibus mais avançado

Veículo traz GPS, iluminação e sistema de comunicação avançados. 









A Marcopolo garante que o novo Viale BRT é o ônibus mais avançado produzido no Brasil, com modernos sistemas de comunicação, iluminação com LEDs e dispositivo de acendimento dos faróis (Daytime Running Light). O projeto visual da traseira é inovador para o segmento, com destaque para o conjunto ótico, pára-choques e tampa posterior. 

Segundo o fabricante, as lanternas e sinalizadores de direção com LEDs ampliam a visibilidade e a segurança, além de distinguirem o Viale BRT pela sua iluminação vertical. “A altura interna foi aumentada, permitindo a inclusão dutos de ar mais eficientes, alto-falantes e espaço para propaganda nas laterais superiores”, destaca Petras Amaral, gerente de design da Marcopolo. 

O Viale BRT, desenvolvido em diferentes configurações, pode ser oferecido com GPS, televisão digital, internet sem fio (wireless), câmeras de segurança, computador de bordo, além de sistemas de indicação de parada, sonoras ou por imagem, e gerenciamento de frota. Indicado para o transporte urbano, possui câmbio automático e sistema de segurança para que o ônibus não se movimente com as portas abertas. 

Sistema de bloqueio na carroceria impede que o condutor movimente o veículo sem atar o cinto de segurança. Há câmeras de ré e de portas, contador de passageiros e vigilância por vídeo, com gravação em disco rígido. O veículo oferece sistema de gerenciamento de frota para que o frotista seja avisado, em tempo real, pela internet, de problemas no sistema elétrico da carroceria e possa providenciar manutenção imediata. 

O sistema eletrônico transmite dados do trajeto, velocidade e consumo de combustível. Dependendo do sistema de informações urbano, podem ser emitidas informações sobre chegadas do veículo, para comodidade dos passageiros nas estações de embarque do BRT. Internamente é possível instalar indicação audiovisual de mapas e paradas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário