Empresas produzirão ônibus
completo a partir de 2012
A fabricante brasileira de carrocerias de ônibus Marcopolo assinou por
meio de sua subsidiária na Rússia, a PoloAutoRus LLC, acordo de joint venture
com o grupo russo OJSC Kamaz. A sociedade em partes iguais foi formalizada
nesta terça-feira, 13, em Moscou, durante a abertura da Comtrans, maior feira
de caminhões, ônibus e veículos especiais da Rússia, Comunidade dos Estados
Independentes (CEI) e Europa Oriental. O objetivo é fabricar e vender ônibus
com carrocerias Marcopolo e chassis Kamaz equipado com motores diesel Euro 4,
adaptados aos limites de emissões da CEI.
Pelo acordo, os ônibus serão montados sob encomenda da joint venture nas
instalações da Nefaz, subsidiária do Grupo OJSC, na cidade de Neftekamsk,
República do Bashkortostan. A operação começa em 2012, com estimativa de
comercializar 250 unidades no primeiro ano, podendo atingir 3 mil/ano em 2016.
O primeiro protótipo desenvolvido em conjunto pela Marcopolo e Kamaz, um
micro-ônibus, foi apresentado na exposição russa. O modelo tem carroceria
Marcopolo e chassi Kamaz Euro 4 equipado com componentes de fornecedores
globais da indústria: motor Cummins, transmissão ZF, eixos Daimler e sistema de
freios Knorr-Bremse.
O contrato da joint venture foi assinado por José Rubens de la Rosa, diretor-geral
da Marcopolo S.A., Sergey Kogogin, diretor-geral da OJSC Kamaz, e Yuri Eduardo
Caio, diretor-geral da PoloAutoRus LLC.
Os grupos
O grupo OJSC Kamaz é a maior empresa automobilística da Federação Russa,
composto por 96 divisões, 13 das quais controladas integralmente pela
companhia, e conta com cerca de 59 mil colaboradores. A Kamaz tem rede de
serviços em todo o território da Rússia e países da CEI, com 130 revendedores e
mais de 100 centros de serviços automotivos. Os principais produtos são caminhões
com PBT de 14 a 40 toneladas, comercializados em 80 países da CEI, Europa,
Ásia, África e América Latina.
A Marcopolo é a maior produtora brasileira de carrocerias de ônibus, com mais
de 18 mil colaboradores em quatro fábricas no Brasil e plantas de montagem no
México, Argentina, Colômbia, África do Sul, Egito, Índia e China. A companhia
fabrica desde miniônibus a modelos de dois andares e biarticulados, com
exportações para mais de 100 países.
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