quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ônibus híbrido da Volvo será produzido no Brasil

Montagem começa no próximo ano com 80 unidades.


A Volvo anunciou nesta segunda-feira, 13, que vai produzir chassis de ônibus híbridos em sua fábrica brasileira do Paraná. A decisão foi comunicada pelo presidente mundial da divisão de ônibus da companhia, Hakan Karlsson, ao prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, em Gotemburgo, Suécia, sede mundial da montadora.

A empresa destaca que a montagem do veículo era disputada também pelas plantas do México e da Índia. A decisão pelo Brasil levou em consideração o potencial de venda do modelo no mercado nacional, principalmente para atender os sistemas BRT (Bus Rapid Transit). Outro ponto a favor da nacionalização da produção foi a boa aceitação do ônibus nos testes realizados no ano passado em três capitais: São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.

Atualmente o ônibus é produzido conjuntamente nas plantas de Boros, na Suécia e a de Wroclaw, na Polônia. A pré-produção no Brasil está marcada para o próximo ano, com 80 unidades. “Estamos muito contentes e orgulhosos de anunciar esta decisão. Temos capacidade industrial, científica e intelectual para produzir híbridos e um grande mercado potencial”, comemora Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

A intenção do executivo é desenvolver boa parte do novo produto localmente, junto aos parceiros que produzem a carroceria. Inicialmente será montado apenas o chassi padrão 4x2 eixos, sem decisões sobre a produção do modelo articulado.

O ônibus híbrido da Volvo possui dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo. A promessa é de redução de até 35% no consumo de combustível e entre 80% e 90% nas emissões de gases poluentes.

Transporte limpo 

A Volvo entrou na corrida para oferecer soluções para o transporte no Brasil, com redução no consumo de combustível e nas emissões de poluentes. A Scania também investe no segmento e já começou a entregar os primeiros chassis de ônibus a etanol, produzidos localmente.

São Paulo está determinada a conquistar o posto de pioneira no transporte sustentável do País. A cidade estimulou a corrida por ofertas de veículos menos poluentes após anunciar a meta de eliminar os combustíveis fósseis do transporte público até 2018.

Entre as ações do município estão testes com diesel de cana-de-açúcar misturados no combustível comum em ônibus da cidade e acompra de veículos a etanol para o transporte coletivo. Para alcançar a meta, São Paulo terá que substituir 15 mil ônibus nos próximos sete anos. 

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