terça-feira, 15 de maio de 2018

Viação Santa Cruz investe em conforto e tecnologia para atrair mais passageiros


Prestes a completar 60 anos, empresa investe pesado na renovação da frota e serviços com padrão de companhia aérea




Foto: Lula HelferPaskulin, Kothe, Sônia e Pauli: novos ônibus entram em operação até o fim deste mês


Disposta a reverter a queda no número de passageiros provocada inclusive pelas caronas pagas que são negociadas via aplicativos e redes sociais, uma das mais tradicionais empresas do ramo no Rio Grande do Sul decidiu reagir. Com 600 funcionários e dona de uma frota de quase 180 ônibus – os “Fofinhos”, que viraram símbolos ambulantes de Santa Cruz do Sul –, a Viação Santa Cruz está investindo em conforto e tecnologia para conquistar um novo público.


O trabalho, que começou com um processo de modernização administrativa envolvendo tanto os sucessores da família dona da empresa quanto os gestores profissionais, agora está acelerando rápido em outro sentido. Até o fim do mês, 20 ônibus zero-quilômetro passarão a fazer linhas como Santa Cruz–Porto Alegre, Tupanciretã–Porto Alegre, Sobradinho–Porto Alegre e Santa Maria–Caxias do Sul, inaugurando um novo padrão nessas rotas. O valor investido não foi divulgado.

Segundo a diretora Sônia Maria Schuh, os novos Fofinhos têm poltronas do padrão semileito com espaçamento de nível executivo entre elas. “As viagens ficarão ainda mais confortáveis. E sem custo extra na passagem por conta disso”, garante a empresária. O diretor-geral da Viação, Flavio Paskulin, exemplifica que os novos ônibus têm um número menor de poltronas que o normal justamente para aumentar o espaço interno. “Os ônibus estão virando mais do que veículos de transporte coletivo. São estações de trabalho ou locais de descanso para o passageiro”, destaca o diretor.

Os gerentes Gustavo Pauli (administrativo) e Marco Kothe (técnico) explicam que, além do conforto extra, os novos ônibus têm tecnologia de ponta, algo que até então era disponibilizado somente em algumas viagens interestaduais. O passageiro contará com tomadas convencionais de três pinos para carregar celulares, tablets e notebooks, além de pontos individuais de conexão USB. A exemplo do que existe na aviação comercial, cada poltrona tem uma pequena central multimídia onde o passageiro pode sintonizar a rádio FM de sua preferência ou então ouvir sua seleção musical. “Basta conectar o pendrive e o fone de ouvido. Tudo isso individual, sem que um passageiro interfira no conforto do outro”, destaca Kothe.

Os novos Fofinhos também têm internet a bordo tanto para os passageiros quanto para ferramentas utilizadas pela empresa e o motorista. Um sistema de telemetria que já opera em quase toda a frota envia informações em tempo real para a central de controle na sede da Viação, em Santa Cruz. “Sabemos em tempo real as condições do veículo e da viagem. Isso significa ainda mais segurança para o passageiro”, reforça Gustavo Pauli.

Fotos: Lula Helfer

De acordo com o presidente da empresa, Sérgio Pauli, as novidades inspiradas na aviação não param por aí. Ele adianta que já está em desenvolvimento um sistema que informará em tempo real a situação e os horários de cada viagem. “Seja em uma tela na rodoviária ou por aplicativo, as pessoas saberão exatamente quanto tempo falta para o ônibus chegar no destino”, exemplifica. Outro projeto prestes a sair do papel é a criação de salas VIP nas rodoviárias das principais cidades atendidas pela Viação. “Não consideramos mais o passageiro um usuário. Ele é um cliente e queremos garantir um atendimento cada vez mais diferenciado”, destaca o presidente.

Fonte: http://www.gaz.com.br/conteudos/regional/2018/05/12/119781-viacao_santa_cruz_investe_em_conforto_e_tecnologia_para_atrair_mais_passageiros.html.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário