terça-feira, 25 de abril de 2017

Iveco Bus e Caio lançam novo micro-ônibus Soulclass

Assim caminha a mobilidade - Novo micro-ônibus da Iveco tem poltrona que sai do veículo para receber deficientes físicos.


A acessibilidade para passageiros com mobilidade reduzida é cada vez mais exigida pelos governos mundo afora. E a Iveco, em parceria com a encarroçadora Caio Induscar, garante ter lançado o primeiro micro-ônibus inclusivo do país. Trata-se do SoulClass, que é equipado com Dispositivo de Poltrona Móvel, da marca Elevittá. O mecanismo é semelhante ao utilizado na van Daily Elevittá, que chegou ao mercado no ano passado. E, na verdade, atende à portaria 269 do InMetro, que entrará em vigor em julho deste ano, exigindo dos novos veículos equipamentos para embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em ônibus rodoviários, disponibilizados também para outras versões, como os escolares.


Humberto Spinetti, Diretor de Negócios da Iveco Bus para a América Latina, ressalta que o mercado de transporte de passageiros necessita, cada vez mais, de veículos que ofereçam bem-estar e inclusão aos ocupantes. Mas que também possibilitem ao empresário o retorno financeiro de suas operações. "Aumentamos nosso leque de produtos com um veículo que, além de proporcionar um conceito de experiência em acessibilidade ampliada, se destaca pelo baixo custo operacional”, valoriza o executivo, que também promete o melhor consumo de combustível do segmento.

O motor é um FPT Industrial F1C diesel de 3 litros, injeção eletrônica tipo common-rail, 4 cilindros em linha e 16 válvulas, totalizando 170 cv. A tecnologia FPT Industrial EGR faz com que o veículo não necessite do uso do Arla 32. O sistema de suspensão traz feixes de molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora.


O modelo possui características de carroceria e chassi inspiradas em automóveis. No visual, há lanternas traseiras em leds, capô com acionamento interno e grade frontal removível – de acordo com a marca, para facilitar o acesso ao motor e componentes posicionados na parte externa do veículo – e a tampa traseira é em alumínio, ajudando a reduzir o peso da carroceria.


O micro-ônibus é baseado no chassi 70C17, com carroceria Caio F2200i. A versão executiva acomoda 24 passageiros, incluindo até dois cadeirantes, mais o condutor. "Isso é possível graças ao Dispositivo de Poltrona Móvel, que posiciona a poltrona preferencial do lado de fora do veículo, permitindo ao passageiro com mobilidade reduzida embarcar e desembarcar com mais conforto e segurança", afirma Gustavo Serizawa, Gerente de Marketing de Produto da Iveco Bus para a América Latina.


A principal vantagem desse sistema, além de garantir o conforto do passageiro com mobilidade reduzida, está na segurança. Poucas cadeiras de rodas são ideais para que a pessoa seja transportada dentro do veículo sentada nelas – mesmo com o uso do cinto de segurança. Quando o passageiro com deficiência é transportado na poltrona projetada de fábrica, ele consegue a mesma segurança dos outros passageiros.
Micro-ônibus Soulclass

Fonte: https://salaodocarro.com.br/onibus/iveco-bus-caio-micro-onibus-soulclass.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário