quarta-feira, 23 de março de 2016

Volvo Bus testa nova geração de ônibus híbrido em Curitiba


Hibriplus vai rodar por seis meses em uma das linhas do transporte da cidade

Volvo Bus promove mais uma etapa de teste de ônibus híbridos em condições reais de uso no Brasil. Na sexta-feira, 18 começou a rodar na frota de Curitiba (PR) o Hibriplus, nova geração de chassis com a tecnologia da companhia. Uma unidade circulará por seis meses em uma linha do transporte público da cidade. A ideia é verificar o potencial do modelo para a aplicação severa, com transporte diário de grande número de pessoas.

O ônibus já circula em outros países, mas em cidades menores do que a capital paranaense. No teste o Hibriplus rodará na linha Interbairros II, que tem 41 quilômetros de extensão e transporta todos os dias 33 mil pessoas. O modelo articulado tem capacidade para 154 passageiros. Os resultados dos testes serão passados à matriz da Volvo Bus na Suécia, que usará as informações para desenvolver e adaptar o veículo ao mercado da América Latina. 

O Hibriplus funciona com com um motor elétrico e um abastecido com biodiesel com tecnologia Euro 6. A fabricante aponta que o conjunto é capaz e reduzir em 39% as emissões de dióxido de carbono e em 50% as de material particulado na comparação com um ônibus similar equipado com motor Euro 5 a diesel. Nas arrancadas o modelo funciona em modo elétrico, que não gera emissões ou ruído. A bateria é recarregada durante as frenagens, por isso o chassi é tão adequado para o anda dos trajetos urbanos. 

PARCERIA COM A SUÉCIA 

Os testes do Hibriplus em Curitiba são uma das medidas da parceria firmada entre a prefeitura do município e a Suécia para melhorar a qualidade do ar lançada na sexta-feira, 18. A ideia é trabalhar pelos próximos dois anos em um inventário com dados de emissões da cidade e da região metropolitana e traçar medidas para melhorar as condições. 

O programa inclui ainda para 2016 testes com mais um modelo híbrido da Volvo Bus capaz de rodar em modo elétrico 70% do tempo. “Já vendemos mais de 5 mil ônibus eletrificados no mundo e queremos contribuir para que Curitiba se torne uma cidade mais sustentável”, destaca Hakan Agnevall, presidente global da companhia.

Fonte: GIOVANNA RIATO, AB | De Curitiba (PR)http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/23636/volvo-bus-testa-nova-geracao-de-onibus-hibrido-em-curitiba?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+Automotive+Business+-+21%2F3%2F2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário