A Marcopolo (foto) divulgou nesta terça-feira (23) ao mercado o seu desempenho no exercício 2015. A empresa alcançou receita líquida consolidada de R$ 2,7 bilhões, com retração de 19,4% em relação ao total obtido em 2014 (R$ 3,4 bilhões). Em 2015, o lucro da Marcopolo foi de R$ 89,1 milhões, queda de 60,2% em relação ao ano de 2014. O destaque foi o crescimento de 28,5% nos negócios no exterior e exportações – R$ 1,4 bilhão, contra R$ 1,1 bilhão registrado no ano anterior. A significativa contração da demanda brasileira por ônibus foi o principal motivo para a queda da receita. O mercado nacional caiu 38,4%, com a fabricação de 17.511 unidades (contra 28.429 unidades de 2014). Em que pese a retração no Brasil, a participação de mercado da Marcopolo aumentou para 40,7% em 2015, contra 39,6%, em 2014. Com relação aos resultados alcançados com os negócios oriundos do exterior, a companhia exportou, a partir do Brasil, 1.766 unidades (já excluindo os kits desmontados) contra 1.628 em 2014, aumento de 8,5%. 
A companhia ainda destacou que, em janeiro, adotou férias seletivas na unidade Ana Rech, em Caxias do Sul, mantendo operativa somente a linha de produção de veículos urbanos. Na Marcopolo Rio, situada em Duque de Caxias (RJ), a suspensão temporária dos contratos de trabalho para qualificação profissional lay-off, aprovada pelos colaboradores em novembro de 2015 foi implementada a partir de janeiro por até 5 meses. Na visão dos analistas da XP Investimentos, o cenário extremamente desafiador e o resultado demonstra a situação extremamente complicada no mercado doméstico.
Perspectivas para 2016
De acordo com a direção da fabricante de ônibus, a companhia segue engajada na adoção de três forças-tarefas para acelerar as atividades críticas que colaborem para superar as dificuldades advindas de um mercado interno ainda estagnado. “As ações incluem o fortalecimento da atuação nos mercados de exportação e ampliação do portfólio de clientes, medidas para a redução de despesas e custos indiretos, e do aumento da eficiência operacional por intermédio da adoção dos conceitos LEAN, além da melhoria do capital de giro pela redução de estoques e recebíveis”, explica a empresa em nota.

As exportações a partir do Brasil seguem aquecidas, impulsionadas principalmente pela taxa de câmbio mais competitiva. As ações da companhia visando a cobertura de novos mercados e a ampliação do portfólio de clientes no exterior já trazem reflexo nos negócios fechados e naqueles em andamento.  “Apesar das dificuldades do momento econômico brasileiro, a companhia segue acreditando na necessidade de investimentos em sistemas de mobilidade urbana e na renovação da frota brasileira de ônibus. A companhia acredita também que a retração da demanda em 2015 e nesse início de 2016 representa um represamento de pedidos que deverá se reverter em novos negócios assim que as condições econômicas e políticas do país permitirem”, conclui o comunicado.
Fonte: http://www.amanha.com.br/posts/view/1870/receita-liquida-da-marcopolo-encolhe-19-em-2015