Faturamento cai quase 20% devido à forte retração da demanda no Brasil
Em um ano atípico e sob profunda crise para o segmento de veículos comerciais pesados, aMarcopolo registrou lucro líquido de R$ 89,1 milhões em 2015, representando queda de 60,2% sobre os ganhos do ano anterior, que foram de R$ 224,1 milhões, de acordo com o balanço divulgado pela companhia ao mercado financeiro. No comunicado, a empresa atribui o resultado à menor demanda e do mix de produtos mais leves destinados ao mercado brasileiro, somado à maior dificuldade de repasses de preços. Além disso, destaca uma maior despesa financeira resultante da variação cambial.
No faturamento houve retração de 19,4%, que passou de R$ 3,40 bilhões em 2014 para R$ 2,73 bilhões no ano passado, com perdas expressivas no mercado interno, mas parcialmente compensadas pelas receitas com as exportações e das operações no exterior. Com o forte recuo da demanda no Brasil, o faturamento caiu 43,9%, passando de R$ 2,25 bilhões para R$ 1,26 bilhão, enquanto que no exterior, as receitas somadas cresceram 28,5%, para R$ 1,47 bilhão.
Em 2015, com a produção de 17.511 ônibus, o mercado total de ônibus no Brasil ficou 38,4% abaixo do volume do ano anterior, que foi de 28.429 unidades. Deste total, a participação da Marcopolo aumentou 1,1 ponto porcentual, para 40,7% em 2015 contra 39,6%, em 2014. Em linha com a queda do mercado, a produção da empresa diminuiu 37,5%, passando de 17,7 mil para 11 mil ônibus em 2015, dos quais 8,9 mil fabricados em unidades localizadas no Brasil, volume 42,7% menor na comparação anual. As demais 2,2 mil unidades foram produzidas no exterior, 5,1% a menos do que em 2014.
As exportações a partir do Brasil cresceram 8,5% no ano passado com o embarque de 1,76 mil unidades contra as 1,62 mil de um ano antes.
PARA SUPERAR A CRISE
Para encarar o novo ano, a Marcopolo destaca a adoção de três ações a fim de superar as dificuldades do mercado interno, ainda estagnado em um nível muito abaixo do histórico. Elas incluem o fortalecimento da atuação nos mercados de exportação e ampliação do portfólio de clientes, medidas para a redução de despesas e custos indiretos, e do aumento da eficiência operacional por meio da adoção dos conceitos Lean, além da melhoria do capital de giro por meio da redução de estoques e recebíveis.
Segundo a empresa, as exportações a partir do Brasil seguem aquecidas, impulsionadas principalmente pela taxa de câmbio que está mais competitiva. O relatório aponta que ações que buscam novos mercados e a ampliação do portfólio de clientes no exterior já estão trazendo reflexo nos negócios fechados e naqueles em andamento. Em relação às unidades controladas da Marcopolo no exterior, a empresa espera um ano melhor na Austrália, onde o programa de transformação está refletindo na melhoria da eficiência operacional. No México, pretende intensificar a sua participação, especialmente no segmento de rodoviários, tanto por intermédio da continuidade da parceria com a Mercedes-Benz, como também pelas novas oportunidades de encarroçar com outras marcas de chassis.
Por fim, a empresa destaca que a retração da demanda em 2015 e neste início de 2016 representa um represamento dos pedidos que deverá se reverter em novos negócios assim que as condições econômicas e políticas do País permitirem.
Fonte: REDAÇÃO AB http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/23479/lucro-liquido-da-marcopolo-diminui-60-em-2015?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+Automotive+Business+-+24%2F2%2F2016
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