terça-feira, 19 de janeiro de 2016

BRT Rio de Janeiro


Governo fecha acordo com prefeitura para integrar ônibus com metrô


O governo do estado e a prefeitura assinaram, no fim do ano, um protocolo de intenções visando à integração tarifária entre o metrô, as barcas e os ônibus de linhas municipais, incluindo os do BRT. O objetivo é dar continuidade às integrações modais que serão efetivadas durante as Olimpíadas. Hoje, o metrô interage com usuários do Bilhete Único Carioca (BUC) de 11 linhas municipais por terem pontos próximos a estações. O protocolo foi publicado na página 18 do Diário Oficial do Muncípio do dia 31 de dezembro de 2015.

O protocolo de intenções é uma medida tomada para tornar possível estudos de viabilidade da integração entres os modais de transporte. A ideia é chegar a um acordo com os concessionários para que os preços das tarifas seja reduzido para a implantação dos bilhetes integrados. O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, disse que a integração vai depender de estudos que estão a cargo da concessionária MetroRio e da Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas de ônibus da cidade. Ainda serão avaliados os custos da integração para reduzir as duas tarifas. Os ônibus municipais custam hoje R$ 3,80 e o metrô, R$ 3,70. A ideia é encontrar uma tarifa abaixo de R$ 7,50.

Segundo Osório, o novo modelo deverá começar com a inauguração da Linha 4 do metrô, no dia 1º de julho. No entanto, nada impede, de acordo com o secretário, que essa integração comece antes, já nas Linhas 1 e 2. Durante os jogos, estarão disponíveis os cartões olímpicos, que serão válidos nos ônibus municipais, metrô, vans credenciadas, trens (inclusive fora dos limites da cidade) e nas barcas. O cartão poderá ser usado entre os dias 1º e 28 de agosto. Serão três opções: um dia (R$ 25), três dias (R$ 70) e sete dias (R$ 160).

De acordo com o secretário, o BRT será estendido até a estação do metrô no Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. Dessa forma, passageiros terão acesso facilitado a ambos os meios de transporte, o que, para Osório, viabilizará a integração tarifária.

— Acredito que essa seja uma medida de extrema importância para facilitar a vida do passageiro, para gerar uma economia a ele. Para que ele não tenha que pagar uma passagem do BRT cheia e depois uma passagem do metrô cheia. E que facilite também uma integração física, uma vez que o mesmo bilhete servirá para os dois modais, e permitirá que o passageiro salte e embarque no outro sem necessidade de ir no guichê comprar um novo bilhete. Essa era a última integração de transporte de massa que faltava no Rio. Nós já temos a integração dos trens com os ônibus municipais e com o BRT. Faltava o metrô. Esse é mais um incentivo para a priorização do transporte público — comentou Osório.

Ele fez o anúncio durante visita às obras da Linha 4 do Metrô na Estação Antero de Quental, no Leblon, que está em fase de acabamentos. Segundo Osorio, restam 600 metros para que o metrô chegue até o trecho que foi aberto da Barra da Tijuca até a Gávea. Hoje, o metrô transporta 850 mil pessoas diariamente. A estimativa, com a inauguração da Linha 4, é de que mais 300 mil usuários passem a usar o serviço.






INTEGRAÇÃO TARIFÁRIA ENTRE METRÔ, BRT E ÔNIBUS SERÁ IMPLANTADA ATÉ JUNHO






Iniciativa gerar economia aos passageiros que utilizam os modais



As secretarias estadual e municipal de Transportes assinaram convênio para promover a integração tarifária entre os BRTs e os ônibus municipais do Rio com o metrô. As tratativas já estão em andamento para definição da metodologia e a previsão é de que essa integração tarifária comece a valer no primeiro semestre de 2016. A medida, que faz parte do processo de integração e otimização do sistema de mobilidade do Rio de Janeiro, vai gerar uma economia aos passageiros que utilizam os dois modais, agilizar o embarque, já que não será necessária a aquisição do segundo bilhete e incentivar o uso do transporte público.



- Esse é mais um legado do processo de integração propiciado pelos Jogos Olímpicos e um grande benefício aos usuários do transporte público. Essa era a última integração de massa que faltava no Rio de Janeiro. Com essa integração esperamos que mais pessoas deixem o carro em casa utilizando os modais de alta capacidade, no caso o BRT e o metrô - afirmou o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

Fonte: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=2692540

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