segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Digicon realiza projeto pioneiro de bilhetagem eletrônica no RS



A cidade de Guaíba será a primeira a receber um projeto de bilhetagem eletrônica da Digicon no Rio Grande do Sul. O transporte coletivo urbano do município, operado pela Expresso Assur, vai receber o DG Smart - um validador eletrônico de última geração que comanda diretamente a liberação das catracas por aproximação de um cartão inteligente (smartcard). Nesta primeira etapa, serão equipados 53 veículos, distribuídos em ônibus convencionais e seletivos (lotação), com essa tecnologia, que começam a circular a partir do dia 27 de dezembro.

“O nosso validador DG Smart permite conexão a uma câmera, que possibilita a verificação dos passageiros que possuem benefícios (descontos ou gratuidades). O grande diferencial será a biometria facial, que faz o reconhecimento de quem passou o cartão e reduz fraudes”, destaca o diretor da divisão de Mobilidade Urbana da Digicon, Hélgio Trindade Filho.

O DG Smart possui diferenciais importantes como uma grande capacidade de processamento e de memória, display touch screen gráfico e colorido, comunicação de dados WiFi de alta velocidade. Para embarcar toda esta tecnologia, o DG Smart passou pelos mais rigorosos testes internos da Digicon. O validador foi testado no laboratório com HALT (sigla em inglês para acelerador de tempo de vida) e no simulador Shaker, que realiza diversos cenários agressivos de vibração buscando os eventuais pontos frágeis.

Frota em São Paulo opera com sucesso

Com as instalações iniciadas em janeiro deste ano, o DG Smart já está operando em quatro empresas pertencentes à frota gerenciada pela SPTrans, em São Paulo. Ao todo são aproximadamente dois mil equipamentos em funcionamento. “O DG Smart está demonstrando uma ótima performance, tanto do ponto de vista de operação como de robustez e confiabilidade”, comenta Trindade.

Esta adesão ao validador na capital paulista permite que a Digicon projete, em 2015, um crescimento de até 15% das vendas, num comparativo ao ano passado, da sua divisão de mobilidade urbana.

Sobre a Digicon
A Digicon ingressou no mercado de Bilhetagem eletrônica em 1997 fornecendo catracas com validadores de bilhetes magnéticos (tipo Edmonson) para os Terminais de Transporte da SPTrans (Terminal Parque D. Pedro e Vila Nova Cachoeirinha). Ainda nos anos 90 implantou sistemas de bilhetagem em cidades como: Campo Grande, São José do Rio Preto, Chapecó entre outras. No início do ano 2000 venceu licitação para desenvolver e implantar junto a SPTrans o sistema de bilhetagem do município, que acabou se tronando o Sistema do Bilhete Único de SP, um dos principais cases na área de bilhetagem, pelo seu volume de passageiros transportados e transação realizadas. Em 2005 fechou contrato para implantar o sistema de Bilhetagem do Metro do Rio de Janeiro, que iniciou operação em 2006. Em 2008 venceu licitação para implantar o Sistema SCAP (Sistema de Controle e Arrecadação de Passageiros) e Bloqueios Motorizados com portas de vidro na Linha 4 Amarela.

Informações para a imprensa: Moglia Comunicação - (51) 3029.3249

Taís Hens - taishens@moglia.com.br - fone: (51) 8182.6730
Eduardo Wolff- eduardo@moglia.com.br - fone: (51) 9138.6508

Nenhum comentário:

Postar um comentário