terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Scania vai testar autocarro recarregável por indução

Scania vai testar autocarro recarregável por indução
A Scania vai ser o primeiro fabricante a testar um autocarro urbano híbrido-elétrico recarregado por indução (‘wireless’), na Suécia. O autocarro irá entrar ao serviço em junho de 2016 nas ruas de Södertälje, ao abrigo do projeto de pesquisa sobre veículos de tecnologia sustentável. 

O construtor sueco refere que está a realizar estudos intensivos relacionados com vários tipos de tecnologias de eletrificação que podem vir a substituir ou complementar os motores de combustão. A indução é uma das opções que está a ser investigada e poderá envolver o carregamento das baterias dos veículos por indução através de ruas ‘eletrificadas’. Pela primeira vez, a tecnologia irá ser testada em condições reais na Suécia pela Scania e pelo Instituto Real de Tecnologia (KTH). O projeto irá decorrer através do centro de pesquisa conjunto destas duas entidades, denominado ‘Transport Laboratory’. 
 

Como parte do programa de testes, um autocarro urbano da Scania com motorização híbrida-elétrica irá entrar em operação diária na cidade sueca onde a Scania tem a sua sede, Södertälje, em junho de 2016. Numa das paragens haverá uma estação de carregamento, onde o veículo poderá receber energia elétrica para as baterias através de uma ligação sem fios (wireless) a partir da superfície do pavimento, devendo a operação demorar cerca de seis a sete minutos. O objetivo principal da experiência é avaliar a tecnologia em condições reais de exploração.

Segundo a Scania, a construção da infraestrutura e a conversão de uma frota de autocarros para modo exclusivamente elétrico poderá proporcionar imensas vantagens para uma cidade. Uma cidade com uma frota de dois mil autocarros poderá poupar anualmente cerca de 50 milhões de litros de combustível, o que representa uma diminuição no custo com energia até 90 por cento.

Fonte: http://www.transportesemrevista.com/Default.aspx?tabid=210&language=pt-PT&id=43610

Nenhum comentário:

Postar um comentário