terça-feira, 14 de outubro de 2014

BHTrans pretende expandir o Move para as regiões do Barreiro e Oeste


RT deve passar pela Amazonas, Teresa Cristina, além da Via do Minério.
Ministério das Cidades liberou R$ 149 milhões para o projeto.


A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que vai investir em uma versão do Move para tentar melhorar o trânsito, principalmente na Região do Barreiro. O projeto prevê 41 km em 10 novos corredores exclusivos, o que funcionaria como um complemento à futura ampliação do metrô.
O projeto, batizado de "Expresso Amazonas", vai criar pistas exclusivas para o BRT em três corredores de trânsito: Avenida Amazonas, Avenida Teresa Cristina e Via do Minério. Segundo o diretor de planejamento da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Célio Freitas, a ideia é expandir o atual sistema Move para as regiões Oeste e Barreiro.

"Já existem duas estações na região, a Barreiro e a Diamante, que serão reformadas e revitalizadas para esse projeto. Mas já são estações existentes que facilitam o nosso serviço. Então, a gente já pode começar lá da parte do meio do Barreiro, operando, e à medida que as outras estações na Região Oeste, pro lado da [Avenida] Teresa Cristina e do metrô, teremos uma estação ali, essa deve com certeza, por causa do vulto da obra, ficar um pouco pra depois", disse o diretor.
A BHTrans informou que não será preciso fazer desapropriações para as obras. Os ônibus vão circular junto ao canteiro central das vias, que terão detectores eletrônicos de invasão de faixa.
Segundo o Ministério das Cidades, R$ 149 milhões de financiamento público com juros subsidiados foram liberados por meio do pacto da mobilidade urbana.

Porém, ainda não há previsão para que os trabalhos comecem. Segundo Célio Freitas, a operação deve começar no final de 2016. "É lógico que, dependendo da obra, a região é grande, você pode fazer faseamentos, fases distintas. Mas o projeto como um todo, em 2016 nós temos condição de começar a operar", disse.
De acordo com nota divulgada pela BHTrans, o Plano de Mobilidade de Belo Horizonte propõe a criação de uma rede estruturante, constituída pelo metrô, corredores de BRT Move e corredores com priorização da circulação de ônibus. A expectativa é que o projeto na Avenida Amazonas atenda de cerca de 440 mil passageiros.
Ainda de acordo com a BHTrans, a prefeitura dará início ao processo de licitação a partir da publicação da Carta Consulta pelo Ministério das Cidades.
A expectativa é que o projeto se integre a um futuro trecho da linha 2 do metrô, que ligaria Barreiro a Nova Suiça, na Região Oeste. Ainda não há previsão para que isso aconteça.

Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2014/10/bhtrans-pretende-expandir-o-move-para-regioes-do-barreiro-e-oeste.html

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