quinta-feira, 13 de março de 2014

BRT terá 24 km de vias exclusivas e 28 estações de ônibus rápidos em Londrina

A Prefeitura de Londrina deve assinar na próxima quinta-feira (13) o convênio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 para a liberação do financiamento das obras do Bus Rapid Transit (BRT), sistema de corredores exclusivos de ônibus. O tema, antes tratado com cautela pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUL)  e pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD), começa a ganhar corpo com a divulgação de detalhes das duas linhas que cortarão a cidade sentido Norte-Sul e Leste-Oeste.
Na tarde desta segunda-feira (10), o prefeito Alexandre Kireeff (PSD) comentou como serão as futuras obras, que deverão ser apresentadas oficialmente para a imprensa na quinta. Ele já havia sido procurado pela reportagem de odiario.com na última sexta-feira (7), mas na ocasião preferiu não se manifestar sobre o assunto. No mesmo dia, ele se encontrou com a senadora Gleisi Hoffmann  (PT), que adiantou a data para a assinatura do convênio.
Entregues na última semana à Caixa Econômica Federal, os anteprojetos do BRT em Londrina apontam para duas linhas que cortarão a cidade. Um com início no futuro terminal Norte, passando por diversas estações na rodovia Carlos João Strass e Avenida Dez de Dezembro, sendo finalizada no Terminal Acapulco, na zona sul. A outra canaleta sairá do futuro Terminal Leste, depois da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), passando próximo da Rodoviária de Londrina pela Avenida Leste-Oeste até chegar ao Jardim Leonor.
Com isso, será necessário modificações na avenida como a construção da linha exclusiva no local onde fica o canteiro central. "O lado do embarque será outro. Passará a ser do lado esquerdo e não mais do lado direito. O piso também será diferente, de concreto específico para tráfego pesado e intenso de veículos, acabando com o problema de deterioração do asfalto", apontou Kireeff.
Para ele, o sistema será semelhante ao implantado em Bogotá, na Colômbia. "É um passo adiante ao de Curitiba. Próximo ao Transmilenio, de Bogotá. A mudança confere velocidade, qualidade, conforte e segurança aos usuários do transporte", destacou o prefeito, que lembrou que a própria estrutura de acomodação dos passageiros que aguardam pelos ônibus também será diferente do da capital paranaense.
Em Londrina, as estruturas de vidro dão lugar aos materiais de alvenaria, em projeto desenvolvido pelo Ippul. "São 24 quilômetros de vias exclusivas, com 28 estações com embarques rápidos, integração com ciclovias e a instalação de bicicletários para integrar o processo", adiantou. Outra novidade é que as estruturas serão construídas no mesmo nível de acesso do transporte e contarão com a presença do cobrador, evitando assim filas para o embarque.

Após ter chamado a população para participar de uma enquete virtual, por meio da rede social Facebook, sobre o possível nome para o BRT em Londrina, o prefeito declarou nesta segunda que simpatiza com o "Super Bus". Além disso, ele também pontuou que acha interessante que os ônibus que atendam as duas linhas sejam na cor vermelha. "Eu gosto dessa ideia de vinculação com a nossa bandeira e também de remeter ao ônibus de Londres, na Inglaterra, que são os mais tradicionais no mundo", disse. 

Fonte: http://londrina.odiario.com/londrina/noticia/815832/brt-tera-24-km-de-vias-exclusivas-e-28-estacoes-de-onibus-rapidos-em-londrina/

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