Entregues na última semana à Caixa Econômica Federal, os anteprojetos do BRT em Londrina apontam para duas linhas que cortarão a cidade. Um com início no futuro terminal Norte, passando por diversas estações na rodovia Carlos João Strass e Avenida Dez de Dezembro, sendo finalizada no Terminal Acapulco, na zona sul. A outra canaleta sairá do futuro Terminal Leste, depois da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), passando próximo da Rodoviária de Londrina pela Avenida Leste-Oeste até chegar ao Jardim Leonor.
Com isso, será necessário modificações na avenida como a construção da linha exclusiva no local onde fica o canteiro central. "O lado do embarque será outro. Passará a ser do lado esquerdo e não mais do lado direito. O piso também será diferente, de concreto específico para tráfego pesado e intenso de veículos, acabando com o problema de deterioração do asfalto", apontou Kireeff.
Para ele, o sistema será semelhante ao implantado em Bogotá, na Colômbia. "É um passo adiante ao de Curitiba. Próximo ao Transmilenio, de Bogotá. A mudança confere velocidade, qualidade, conforte e segurança aos usuários do transporte", destacou o prefeito, que lembrou que a própria estrutura de acomodação dos passageiros que aguardam pelos ônibus também será diferente do da capital paranaense.
Em Londrina, as estruturas de vidro dão lugar aos materiais de alvenaria, em projeto desenvolvido pelo Ippul. "São 24 quilômetros de vias exclusivas, com 28 estações com embarques rápidos, integração com ciclovias e a instalação de bicicletários para integrar o processo", adiantou. Outra novidade é que as estruturas serão construídas no mesmo nível de acesso do transporte e contarão com a presença do cobrador, evitando assim filas para o embarque.
Após ter chamado a população para participar de uma enquete virtual, por meio da rede social Facebook, sobre o possível nome para o BRT em Londrina, o prefeito declarou nesta segunda que simpatiza com o "Super Bus". Além disso, ele também pontuou que acha interessante que os ônibus que atendam as duas linhas sejam na cor vermelha. "Eu gosto dessa ideia de vinculação com a nossa bandeira e também de remeter ao ônibus de Londres, na Inglaterra, que são os mais tradicionais no mundo", disse.
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