quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Eco-ônibus é lançado para testes nas ruas; população pode participar

Ônibus elétrico é considerado não poluente e não produz barulho.
Veículo já roda em Salvador; tarifa custa R$ 2,80. Veja rota de teste.

Ônibus elétrico (Foto: Ruan Melo/G1)Ônibus elétrico está sendo testado em Salvador (Foto: Ruan Melo/G1


Estacionado ao lado da Prefeitura de Salvador ele chama a atenção de quem passa, sejam eles, crianças, adolescentes ou idosos. Não há quem não fique curioso com a presença daquele veículo azul de 12 metros de cumprimento e 2,5 de largura. O Eco-ônibus K9, o ônibus elétrico, foi lançado para testes na capital baiana na manhã desta terça-feira (3).
Pagando a tarifa convencional de R$ 2,80, a população poderá participar dos testes do veículo, no período até 21 de dezembro, na linha Aeroporto-Lapa, via orla. Moradora de Itabuna, no sul da Bahia, usando cadeira de rodas, a aposentada Alice da Silva Gonçalves, de 82 anos, foi uma das primeiras pessoas a entrar no veículo. Ela estava acompanhada dos filhos, Maria Lídia Gonçalves e George Bezerra.
Ônibus elétrico (Foto: Ruan Melo/G1)Idosa foi uma das primeiras pessoas a testarem o
ônibus (Foto: Ruan Melo/G1)
"Estamos curiosos. Estávamos ali vendo ele [o ônibus], olhando como é que era. Nos chamou a atenção. Ela [Alice da Silva], ficou feliz em vê-lo. Ela sabe que é difícil para um deficiente transitar por aí", relata Maria Lídia. Além de vaga para cadeirantes, o sistema de suspensão do ônibus permite rebaixar o carro, tanto para o acesso de cadeiras de rodas, como para idosos e pesssoas com deficiência.
O ônibus elétrico, considerado não poluente, é produzido por uma empresa chinesa e tem como diferencial a ausência de barulho. Segundo a Secretaria Cidade Sustentável (Secis), o veículo tem autonomia de 250 km com período de carregamento de quatro horas, capacidade para 80 passageiros e é adaptado para portadores de deficiência.
Segundo o secretário municipal da Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes, após a fase de testes, o desempenho do veículo em Salvador será avaliado pela prefeitura juntamente com as empresas de ônibus. Gomes afirma que caso seja aprovado o ônibus e haja mudança na frota da capital baiana, o valor da tarifa não será reajustada.
"Durante os testes vai operar como linha normal. Vai pegar todo mundo, levar no destino. Depois vamos fazer uma avaliação do resultado. Isso é bom também para os usuários, que também vão poder fazer uma avaliação", conta o secretário.

Operação
"O ônibus é totalmente elétrico. Tem três conjuntos de baterias, o que permite uam autonomia. Não tem câmbio, não tem filtro, óleo lubrificante para trocar. Quando você compara o custo do óleo e o da eletricididade você percebe que o ônibus é vantajoso. O carro também não polui, a bateria é reciclável, o ruído é praticamente zero. A carroceria é de alumínio, também podemos aproveitá-la", descreve Vagner Rigon, gerente de vendas da empresa que desenvolveu o veículo.
Ônibus elétrico (Foto: Ruan Melo/G1)Bateria é recicla´vel(Foto: Ruan Melo/G1)
Segundo Adalberto Maluf, diretor da Rede C40, grupo das maiores cidades líderes no tema das mudanças climáticas, o veículo foi o mais bem avaliado em testes desenvolvidos em cidades da América Latina.
O ônibus é alimentado por baterias de fósfato de ferro. Uma das vantagens do veículo é a recuperação da energia e recardg das baterias por meio do sistema de frenagem regenerativa.
O sistema de carregamento do veículo é apontado como "simples" e pode ser instalado em pontos de ônibus da cidade. O veículo só se move quando todas as portas estão fechadas, além disso, o motorista também conta com sistema de vídeo para ré e para acompanhar o movimento na parte traseira, informa a pasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário