quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ônibus escolares novos começam a circular nesta segunda-feira, diz GDF

Educação diz que frota vai atender alunos do ensino especial e integral.
Frota de 106 veículos está parada há mais de 3 meses no pátio da TCB


Ônibus escolares parados há dois meses no DF (Foto: Reprodução/TV Globo)
Ônibus escolares parados há três meses no DF


O secretário de Educação do Distrito Federal, Marcelo Aguiar, informou que os ônibus escolares recebidos pelo governo do Distrito Federal em 1º de agosto deste ano pelo programa Caminhos da Escola, do Ministério da Educação, começam a circular nesta segunda-feira (18).
Em outubro, a Secretaria de Educação e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) – empresa ligada ao GDF responsável pelos ônibus –prometerem colocar os ônibus em circulação num período de 20 dias. O prazo venceu no dia 31 e a frota ainda não estava nas ruas.
"São esses 100 ônibus que vão começar a rodar na segunda-feira. A TCB não conseguiu colocar para rodar [antes], mas me garantiram que segunda-feira estarão rodando", disse Aguiar.
A frota tem 106 veículos, dos quais 32 são micro-ônibus adaptados com elevadores e espaço para cadeiras de rodas. Os ônibus foram adquiridos por R$ 19 milhões com recursos do GDF e do governo federal e estão há pelo menos três meses parados na garagem da TCB.
Segundo Aguiar, os ônibus foram adquiridos para aumentar a frota atual, e não para substituir os veículos que já estão em circulação, que atendem 100% da rede pública do DF.
O presidente da TCB, Carlos Alberto Cock, informou que para colocar os ônibus em circulação, a secretaria fez um aporte de R$ 5 milhões para a empresa contratar motoristas, monitores, e comprar combustível e peças para estoque inicial para os 106 ônibus. "Foram adquiridos ainda veículos de apoio, caminhão guinchos e sistemas de software", disse.
No DF, 590 ônibus terceirizados fazem o transporte escolar de aproximadamente 40 mil alunos. Com todos os veículos em operação, a previsão é que 700 ônibus façam o transporte dos alunos no Distrito Federal.
Segundo a TCB, as primeiras escolas que serão atendidas são os Centros de Ensino Especial 1, em Brasília, Planaltina, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga, Brazlândia e Sobradinho. Em Ceilândia, serão atendidos os Centros de Ensino Especial 1 e 2.

Atraso
Em outubro, o secretário-adjunto da pasta, Jacy Braga, atribuiu o atraso de dois meses para colocar os ônibus em circulação à burocracia e questões logísticas. Segundo Braga, a pasta teve de repensar todo o sistema de transporte escolar no DF.
"Nunca tivemos ônibus de frota própria para fazer transporte escolar na Secretaria de Educação. Não é especialidade nossa. Nossa especialidade é dar aula, e não fazer transporte", disse.
De acordo com Braga, a atual frota de 590 ônibus terceirizados atende inteiramente a demanda de alunos do DF e não há necessidade de colocar os veículos nas ruas imediatamente. Os novos ônibus, segundo ele, são para atender projetos de educação integral e alunos de escolas de ensino especial.
"Não é um transporte regular, mas de atividades extras, no âmbito das necessidades das escolas de transporte dos seus alunos", disse. "O que é extra será atendido por esses novos ônibus. Eles farão parte da frota destinada à educação integral e menor parte às escolas de ensino especial."
À época, o presidente da TCB afirmou que os ônibus teriam tecnologia embarcada, como GPS e um possível sistema de bafômetro automático. Segundo ele, serão instalados equipamentos de educação e de vídeo.
"[Os ônibus] serão quase uma sala de aula. Não vai só pegar o menino ali, não é um depósito de menino. É uma sala de aula ambulante", disse.




Nenhum comentário:

Postar um comentário