Biblioteca Itinerante disponibiliza dois mil livros para nove mil crianças.
Segunda etapa do projeto começa nesta quinta-feira (12), em Umuarama.
Estudantes de escolas municipais participam de atividades da Biblioteca Itinerante de Umuarama (Foto: Divulgação/Prefeitura de Umuarama)
Mais de nove mil estudantes de escolas municipais e particulares de Umuarama, na região noroeste do Paraná, participam da segunda etapa do projeto Biblioteca Itinerante. Dessa vez, crianças de 3 a 11 anos de 22 colégios poderão conhecer a vida e a obra do escritor e cartunista Ziraldo, famoso pela história do Menino Maluquinho, por meio de atividades culturais e literárias. A biblioteca começou a visitar as escolas municipais na quinta-feira (12).
Para chegar a tantos colégios, a Secretaria Municipal de Educação transformou um ônibus antigo em uma biblioteca que possui cerca de dois mil livros, gibis e revistas. Para atrair a atenção da garotada, o veículo foi caracterizado e em cada etapa a parte interna é repaginada e ganha características do autor homenageado.
Como dessa vez o homenageado é o escritor Ziraldo, os alunos podem conhecer os primeiros desenhos publicados pelo cartunista nas paredes da biblioteca. E durante a visita do ônibus as crianças podem acompanhar apresentações de teatro, ouvir histórias do escritor homenageado e ainda participar de uma rádio novela.
A primeira parada deste semestre foi na Escola Municipal Padre José Anchieta, localizada no Parque Bonfim, na saída da cidade. A professora de uma das turmas do terceiro ano do colégio, Nivia Aparecida Mendonça, conta que depois que o ônibus começou a visitar a escola os alunos ficaram mais estimulados e mais dispostos a ler. "Na nossa escola não tem biblioteca, apenas cantinhos de leitura nas salas e por isso os alunos não tinham tanto interesse pela literatura. Com a biblioteca, as crianças estão mais animadas e a leitura evoluiu bastante", afirma.
O projeto Biblioteca Itinerante foi criado em 2011 e a cada semestre faz uma homenagem a um escritor conhecido. No primeiro semestre de 2013, os estudantes conheceram a vida e obra do escritor Vinicius de Moraes, que comemoraria 100 anos de vida este ano.
A coordenadora do projeto Angela Rossi explica que o programa foi criado para ser um facilitador da leitura, uma vez que muitas crianças não tinham acesso aos livros. "Quando o ônibus chega as crianças ficam agitadas, querem ver o livro que elas leram da última vez, querem participar de todas as atividades, é um resultado bem importante", conta. A coordenadora ainda aponta que em dois anos de projeto, programas de estímulo a leitura foram criados nessas escolas em função da passagem do ônibus.
O projeto Biblioteca Itinerante visita escolas municipais e particulares durante o período escolar e em dezembro o ônibus estaciona em uma das praças da cidade para que a população também possa ter contato com os livros. Conforme Angela Rossi, outras instituições de ensino e de caridade também podem solicitar a visita do ônibus. A coordenadora orienta que as instituições enviem um ofício pedindo a presença do ônibus para a Secretaria Municipal de Educação que vai agendar o dia da visita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário