quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Ônibus-laboratório utiliza tecnologia para facilitar o aprendizado

Ação educacional já percorreu 80 cidades, orientando mais de 15 mil professores de todo o país.



Ônibus-laboratório utiliza tecnologia para facilitar o aprendizado Betina Humeres/Agencia RBS
Caravana mostrou aos estudantes como aliar tecnologia e educaçãoFoto: Betina Humeres / Agencia RBS

Imagens animadas e que saltam do livro didático para a tela do tablet. Professores com um acervo digital, jogos educativos e um suporte para planejar aulas e programar exercícios e provas. O ensino do futuro no Brasil chegou para estudantes e professores de 1º ao 9º do colégio EPC Cia do Saber, do Bairro Picadas do Sul, em São José.

No Dia do Professor, comemorado ontem, uma caravana da Editora FTD Digital, especializada em material didático, levou um ônibus-laboratório a escolas da Grande Florianópolis para capacitar educadores e orientar alunos sobre o uso da internet no dia a dia das aulas e ensiná-los a tirar o maior proveito do ensino. O veículo, que empolgou os estudantes durante a visita, era equipado com tabletes, notebooks, lousa digital e monitores de TV. A ação educacional já percorreu 80 cidades, orientando mais de 15 mil professores de todo o país.

Rosane de Queiroz, professora do 5º ao 9º ano, tem buscado se atualizar para acompanhar o ritmo dos alunos, que nasceram na geração da internet e dos aparelhos móveis. Através de seminários, ela estimula os estudantes a utilizarem ferramentas digitais na apresentação dos trabalhos. 

— Um dos vídeos que uso hoje em sala de aula para falar de reciclagem foi sugerido por alunos, após uma pesquisa feita na internet. É uma troca muito rica, pois a gente aprende muito também — observa.


Palestras educativas

Enquanto os professores passaram por um workshop ministrado no ônibus da caravana, os adolescentes receberam palestras sobre cuidados ao navegar na internet e o uso de novas tecnologias aplicáveis na educação. 


Práticas adotadas pela FTD

* Para o professor
- Através de um código, terá acesso a um conteúdo extra no site, com vídeos, jogos educativos, simuladores e infográficos animados para aproveitar durante as aulas.
- O site permite o planejamento de aulas e o programa de exercícios e provas.
- Tutoriais ensinam como aplicar os recursos tecnológicos nas salas de aula.
- Além do quadro, o professor tem a opção de usar novas tecnologias nas lições, como o smartphone, o tablet e o notebook

* Para o aluno

- Pode usar novas tecnologias e a internet para acessar conteúdo, de forma orientada e objetiva para não perder o foco no que está sendo passado.
- A possibilidade de infográficos animados na tela do tablet, por exemplo, mostra uma situação mais próxima da realidade. Os movimentos dos planetas em torno do Sol é entendido de forma mais rápida. 
- A aprendizagem tende a ser mais lúdica e descontraída e reaproximando alunos e professores, acreditam os defensores desta prática.


MEC exige mais tecnologia na escola

O Plano Nacional do Livro didático, do Ministério da Educação, que determina qual o material que será usado pelas escolas da rede pública de ensino no país, prevê que no ano que vem os alunos do 6º ao 9º passem a contar com objetos digitais durante as aulas, algo já encontrado em escolas particulares. O material deve ser apresentado por meio audiovisual, jogo eletrônico educativo, simulador e infográfico animado. 

Um exemplo do que os alunos vão ter contato a partir de 2014 foi mostrado ontem. Com um tablet, uma imagem estática de um dos livros didáticos de Ciências virou um infográfico animado. 

A diretora do colégio, Edna Faria de Andrade, concluiu ser um caminho sem volta. 

— Temos que nos atualizar para acompanhar este ritmo — disse Edna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário