segunda-feira, 1 de julho de 2013

Transportadoras devem aderir ao CT-e até 1º de agosto

Posted: 25 Jun 2013 01:42 PM PDT
Os contribuintes não optantes pelo regime Simples Nacional, que prestam serviços de transporte de cargas rodoviário, terão de aderir, a partir de 1º de agosto, ao Conhecimento do Transporte eletrônico (CT-e), ou seja, a documentação apenas em formato eletrônico – o que requer o uso de certificado digital, como esclarece a Boa Vista Serviços. Esta adequação faz parte do projeto de implantação de um modelo nacional de documentos fiscais eletrônicos, em substituição à sistemática atual em papel.
Segundo informações do Ministério da Fazenda, o CT-e é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de registrar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer modal (Rodoviário, Aéreo, Ferroviário, Aquaviário e Dutoviário). Sua validade jurídica é garantida pelo certificado digital do tipo e-CNPJ, bem como pela recepção e autorização de uso, pelo Fisco. Segundo Dorival Dourado, presidente da Boa Vista, o certificado digital é essencial porque garante validade jurídica às operações, dando segurança e autenticidade às informações prestadas.
Como a data de adequação ao CT-e para as empresas que se enquadram no modal rodoviário passa a valer a partir de 1º de agosto, é importante que os transportadores que ainda utilizam o modo tradicional se apressem para obter o certificado digital. Assim, evitam filas, atrasos na implantação e eliminam os riscos de multas. O CT-e tem validade em todos os estados do país, mas a empresa tem que se credenciar junto à Secretaria da Fazenda dos Estados em que possuir estabelecimentos e nos quais deseja emitir CT-e. As vantagens desta modernização incluem: redução de custos de papel e impressão do documento fiscal; incentivo ao uso de novas tecnologias; facilitação e simplificação da Escrituração Fiscal e contábil, entre outras.
Segundo Dourado, o e-CNPJ é um documento eletrônico que identifica a empresa no mundo virtual. Por isso é fundamental na emissão do CT-e. “O certificado digital oferece identificação segura na troca virtual de documentos, mensagens e dados. Seu uso proporciona, ainda, outros benefícios à sociedade como eliminação de papéis e impressões e redução de custos com deslocamentos”, recorda.
Já a partir de 1º de dezembro de 2013, também as empresas do modal rodoviário optantes pelo regime do Simples Nacional precisarão se adequar a esta nova realidade.
A aquisição de um certificado digital é simples e rápida e pode ser feita por meio do website www.boavistaservicos.com.br/certificadodigitalou pelo telefone 0800-701 78 87. Para as empresas que ainda não possuem certificado digital, ou àquelas que precisam renová-lo, a Boa Vista Certificação Digital disponibiliza 16 pontos de atendimento na capital paulista e soma no estado de São Paulo cerca de 100 endereços. Além de contar com novos pontos de atendimento em Belo Horizonte, Blumenau, Recife e Fortaleza. Encontre o mais próximo no websitewww.boavistaservicos.com.br/certificadodigital.
Fonte: Boa Vista
Posted: 25 Jun 2013 01:41 PM PDT
A mobilização social observada nas últimas semanas, em manifestações por todo o País, e a falta de definições claras para os investimentos privados em infraestrutura devem mudar a pauta de prioridades do governo e do Legislativo de agora em diante.
Especialistas ouvidos pelo DCI apostam que a pauta das desonerações previstas para o transporte público em todo o País deve tomar o espaço dos projetos de infraestrutura, que até então eram prioridade do governo. A Medida Provisória 612/2013, conhecida como a MP dos Portos-secos, por exemplo, que reestrutura o modelo jurídico de organização dos recintos aduaneiros de zona secundária e inclui o setor na política de desoneração tributária da folha de pagamentos, pode ser afetado por uma eventual contenção de despesas.
“Qualquer agenda de prioridades do governo e do Legislativo caiu nos últimos dias com a mobilização popular que exigiu melhorias no transporte público”, explica o especialista em contas públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Amir Khair. “Muita coisa que vai surgir deve atropelar a agenda do governo, que foi definida em outro cenário. A presidente Dilma Rousseff está tensionada, se comprometeu com a redução em rede nacional, então essa agora é a demanda mais urgente do Governo”, concluiu.
Para o sócio diretor da Pezco Microanalysis, consultoria especializada em infraestrutura, Cleveland Prates, o dilema poderia ser evitado se o País tivesse marcos regulatórios mais definidos. “A falta de regras claras faz com que o governo não consiga tirar do papel projetos simples como os das concessões de ferrovias e rodovias, por exemplo”, afirmou o especialista ao DCI. “Com essa deficiência estrutural, passa a ser necessário que o governo aplique cada vez mais dinheiro nesse tipo de projeto, deixando de cobrir pautas como o transporte público”, complementou.
De acordo com Prates, nem mesmo a nova Lei dos Portos, serve como modelo de clareza para atrair o investimento privado. “Temos um defeito estrutural grave na nova lei que é a manutenção do poder do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), que deve afastar investimentos privados”, afirmou.
Projetos
O impasse apontado por Prates tem motivado diversas reuniões entre o governo e representantes da iniciativa privada. Na semana passada, por exemplo, as concessões de rodovias estiveram na pauta do ministro dos Transportes, César Borges, e do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que se reuniu com o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), Rodolpho Tourinho, para discutir as questões financeiras que constarão de editais e licitações de rodovias previstas pelo governo.
Até agosto deste ano, um novo lote de rodovias deverá ter os editais publicados, para que os leilões aconteçam até o final do ano, prevê o governo.
Contas
O temor do governo, segundo fontes de Brasília, é que a desoneração prevista para a folha de pagamento dos portos-secos, por exemplo, dissolva o impacto da votação de hoje na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do projeto de lei que institui o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup), que tem como principal proposta reduzir a zero, entre outras, as alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre o faturamento dos serviços e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-Combustíveis) na aquisição de óleo diesel.
Apesar da previsão de redução de 15% nas tarifas, há dúvidas sobre o efetivo impacto das medidas porque algumas isenções já foram incluídas na MP dos Portos-secos.
Fonte: DCI
Posted: 25 Jun 2013 01:40 PM PDT
Uma das medidas mais polêmicas para atenuar os problemas de trânsito nas grandes cidades é a que restringe a carga e descarga de caminhões em horários comerciais. Em São Paulo, onde os veículos de grande porte são tidos como um dos grandes vilões dos problemas causados pelo congestionamento, os caminhões são proibidos de circular em importantes vias (nas marginais Tietê e Pinheiros, por exemplo), de segunda a sexta, das 5h às 21h, e aos sábados, das 10h às 14h.
Na época, para justificar as restrições, que foram duramente criticadas por alguns setores, principalmente os ligados ao transporte de carga – a Associação Brasileira de Logística (Abralog) chegou a publicar um manifesto afirmando que não se “melhora trânsito por decreto” – a prefeitura argumentou dizendo que a não circulação de caminhões em vias de grande fluxo resultaria na imediata redução dos congestionamentos.
Não é o que aponta o estudo feito pela própria Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que comparou o tamanho dos congestionamentos 14 meses antes e 14 meses depois da restrição de caminhões na Marginal Tietê, iniciado no dia 5 de março de 2012.
Para os técnicos da CET, não houve nenhum indicador que apontasse uma melhora nos congestionamentos, com exceção do horário das 7h às 9h, quando o fluxo diminuiu 15% – em todos os outros horários, o trânsito, inclusive, piorou.
Um dos fatores determinantes para essa piora, segundo os especialistas, é o aumento de circulação dos chamados VUC (Veículo Urbano de Carga), caminhões menores, liberados para circular em horário integral. Como um VUC tem capacidade de transportar um quinto da carga de um caminhão, as empresas precisam colocar mais veículos na rua, aumentando, consequentemente, o fluxo de veículos nas vias atingidas pela restrição.
Os que se opõe à restrição aos caminhões argumentam ainda que a medida causa prejuízos à economia da cidade, afetando diretamente à população – a proibição faz com que as empresas aumentem o valor do frete e esse custo quase sempre é repassado para o preço final das mercadorias. Segundo Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral, além de não ter o efeito esperado, a restrição à circulação de caminhões é mais um exemplo de como o poder público encara os problemas causados pelo trânsito.
“Toda vez que uma política restritiva, a maioria delas invasiva e autoritária, é adotada no Brasil, logo descobrimos que ela foi implantada só porque algo que teria que ser feito a longo prazo não saiu do papel. O Rodoanel, por exemplo, não foi ainda concluído e, teoricamente, se ele já estivesse pronto, os caminhões não seriam obrigados a circular nas marginais”, afirma Resende. “Quando você não dá outra opção ao usuário, e o condutor de veículos de grande porte tem os mesmos direitos de todos os outros motoristas, só deixa evidente a ineficiência por parte do Estado.”
Fonte: Valor Econômico
Posted: 25 Jun 2013 01:39 PM PDT


Em comemoração ao Dia do Caminhoneiro, celebrado em 30 de junho, a Rota das Bandeiras realiza entre terça-feira, 25 de junho, e quinta-feira, 27 de junho, mais uma edição do programa Parada Legal para motoristas de caminhão. O evento, recheado de novidades, acontece em Itatiba, no posto 3 Irmãos, no km 103 da rodovia D. Pedro I, sentido Campinas.
A primeira novidade será o horário de atendimento. Para abranger ainda mais motoristas usuários do Corredor Dom Pedro, pela primeira vez o Parada Legal acontece das 11h às 20h, com todos os seus serviços e benefícios. No dia 25, abertura do evento, o radialista Pedro Trucão, que tem programa voltado para caminhoneiros, transmitirá direto do evento, ao vivo.
Nos serviços, a novidade será o Trucktest, oferecido pela Mercedes Consoline. Um caminhão de última geração estará à disposição dos motoristas para teste de até 10km. Ao final do trajeto, o caminhoneiro receberá informações sobre sua condução e medidas que ele pode tomar para um desempenho mais econômico de seu veículo. A empresa também oferecerá brindes, limpeza de vidros e palestras informativas.
Os já famosos e concorridos serviços de saúde e bem-estar oferecidos pelo Parada Legal continuam completos. Será oferecido aferição de pressão, medição de glicose, vacinação, preservativos e teste rápido para diagnóstico de hepatite C. Haverá presença de médico e nutricionista para sanar dúvidas, além de uma UTI em caso de emergência.
Para o bem-estar, o participante terá ao seu dispor serviço de cabeleireiro, música ao vivo, distribuição de material de higiene pessoal e ginástica laboral. Para contribuir na educação para o trânsito destes usuários, haverá roda de conversas com especialista em segurança viária, Francisco Pires, e palestras com temas variados.
No campo da responsabilidade social, os visitantes poderão conhecer mais sobre o combate à exploração sexual infantil às margens da rodovia, e informações sobre a importância de equipamentos de segurança, em especial a faixa refletiva. Nos caminhões em que forem identificadas faixas deterioradas, o dono receberá gratuitamente uma nova, reduzindo assim a chance de colisão traseira.
O evento conta com a parceria, além da Mercedes Consoline, da Porto Seguro, Dpaschoal, Suporte Rei, Sindicamp, Intercement e Avery.
A Rota das Bandeiras é uma empresa da Odebrecht TransPort, investidora e operadora no Brasil em negócios relacionados à mobilidade urbana, rodovias, sistemas integrados de logística e aeroportos.
Fonte: Rota das Bandeiras
Posted: 25 Jun 2013 01:39 PM PDT

A presidente da república, Dilma Rousseff anunciou na sexta-feira (21/06) que chamará governadores e prefeitos das principais cidades do País para discutir a criação de um Plano Nacional de Mobilidade Urbana. “Vou conversar com os chefes dos outros poderes para somarmos esforços. Vou convidar governadores e prefeitos para um grande pacto em torno dos serviços públicos. Farei um Plano Nacional de Mobilidade Urbana que irá melhorar a qualidade do transporte público no País”.
O tema mobilidade urbana, tem sido pauta constante de todas as edições da Semana de Tecnologia Metroferroviária, criada em 1995 pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP.
O tema central da 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que será realizada no período de 10 a 13 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo é “Os Desafios da Mobilidade Sustentável”. Durante o congresso, autoridades, técnicos das operadoras, indústria e profissionais do setor de transporte debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes e médias cidades e a adoção de propostas de soluções sustentáveis, sob os pontos de vista técnico, econômico, social e ambiental.
Paralelamente ao congresso, acontecerá a Metroferr, que na edição 2013, terá uma área maior para que os expositores divulguem suas marcas e mostrem o que há de mais moderno em termos de produtos e serviços para atender o mercado metroferroviário.
Programação preliminar
Terça-feira, 10 de setembro de 2013
12h00 – Credenciamento
14h00 – Cerimônia de Abertura
15h00 Coffee Break
15h30 Palestra/Vídeo Institucional CREA SP
15h45 Palestra de Abertura – Os Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais da Infraestrutura Insuficiente de Transportes
Quarta-feira, 11 de setembro de 2013
09h00 Apresentação dos Trabalhos Técnicos
09h00 Painel 1: Soluções para a Mobilidade nas Cidades
Palestrantes convidados: Julio Eduardo dos Santos, Secretário da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – Semob e Nazareno Sposito Neto Stanislau Affonso, Coordenador do MDT – Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos – MDT
10h20 Coffee Break
10h40 Painel 2: Como Acelerar a Implantação dos Empreendimentos Metroferroviários
12h00 – Intervalo para almoço
13h30 – Apresentação dos Trabalhos Técnicos
13h30 Painel 3: Aspectos Técnicos da PPP Integral na Consecução de Projetos Metroferroviários
15h00 Coffee Break
15h30 Apresentação dos Trabalhos Técnicos
15h30 Painel 4: Impactos e Benefícios do Transporte de Cargas sobre Trilhos para a Melhoria da Mobilidade Urbana
Quinta-feira, 12 de setembro de 2013
09h00 – Apresentação dos Trabalhos Técnicos
09h00 Painel 5: Monotrilhos e Seus Desafios
10h20 Coffee Break
10h40 Painel 6: Soluções Sustentáveis na Construção e Operação de Sistemas Metroferroviários
12h00 Intervalo para almoço
13h30 Apresentação dos Trabalhos Técnicos
13h30 Painel 7: O Papel das Universidades e Empresas na Formação Complementar Específica para o Setor
15h00 Coffee Break
15h30 Apresentação dos Trabalhos Técnicos
15h30 Painel 8: Os Desafios para o Domínio de Novas Tecnologias nos Sistemas Metroferroviários
Sexta-feira, 13 de setembro de 2013
09h00 Apresentação dos Trabalhos Técnicos
09h00 Painel 9: Projetos de VLTs em Estudo e Implantação no Brasil
10h20 Coffee Break
10h40 Painel 10: Planos e Projetos para Implantação de Trens Regionais
12h00 Intervalo para almoço
13h30 Apresentação dos Trabalhos Técnicos
13h30 Painel 11: Planos de Expansão para o Transporte Urbano de Passageiros no Brasil
Moderador convidado: Luiz Antonio Carvalho Pacheco, Presidente do Metrô-SP Palestrantes convidados: Julio Eduardo dos Santos, Secretário da Semob; Rômulo dos Santos Fortes, Presidente do Metrô de Fortaleza –Metrofor; Rodrigo Goulart de Oliveira Vieira, SubSecretário Adjunto de Projetos Especiais da Casa Civil do Governo do Rio de Janeiro e Humberto Kasper, Presidente – Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre – Trensurb
15h00 Coffee Break
15h30 Painel de Encerramento: Perspectivas Futuras de Expansão para o Setor Frente às Conjunturas Atuais
16h15 Cerimônia de Encerramento
Realizada pela AEAMESP, no período de 10 a 13 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, a 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, tem como tema central “Os Desafios da Mobilidade Sustentável”.
O Congresso acontece em paralelo à Metroferr 2013, exposição que vai mostrar o que há de mais moderno em termos de sistemas, equipamentos e serviços para atender o setor de transporte sobre trilhos.
As inscrições para o Congresso já estão abertas e poderão ser feitas por meio do site: www.aeamesp.org.br.
Serviço: 
O quê: 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e Metroferr 2013
Data: 10 a 13 de setembro de 2013
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º – São Paulo – SP
Fonte: 19a. Semana de Tecnologia Metroferroviária
Posted: 25 Jun 2013 01:39 PM PDT

Graças à safra recorde deste ano, à necessidade de mecanizar lavouras para ganhar produtividade e ao baixo custo de financiamento, o BNDES emprestou um valor recorde para compra de caminhões e equipamentos agrícolas de janeiro a abril deste ano, em mais um sinal da retomada dos investimentos na economia em 2013.
Mais capitalizados diante dos altos preços dos grãos no mercado externo e estimulados pelas taxas do banco subsidiadas pelo Tesouro (apenas 3% ao ano, quase metade da inflação de 5,8% prevista para 2013), produtores agrícolas obtiveram a cifra recorde R$4,4 bilhões em financiamento para compra de tratores, colheitadeiras e outras máquinas.
Trata-se de alta 161% em relação ao primeiro quadrimestre de 2012. Cláudio Bernardo de Moraes, superintendente de Operações Indiretas do BNDES, previu empréstimos de até R$15 bilhões para a compra de máquinas agrícolas neste ano e vê um segundo semestre positivo para o agronegócio. “A safra é recorde e os preços subiram com a seca nos EUA [maior produtor mundial].”
O câmbio ajudou, diz, já que o produtor plantou com o dólar baixo em 2012 e colheu com o dólar em alta, recebendo mais pelos produtos exportados. “Há muito tempo não havia uma conjuntura tão favorável”, disse. A necessidade de escoar o volume recorde de produção impulsionou o financiamento de caminhões, que cresceu 58% no primeiro quadrimestre, para R$ 8,7 bilhões.
O agronegócio é o maior gerador de divisas do país e especialistas estimam que seu impacto no PIB (considerando a infraestrutura de transporte e a agroindústria) chegue a 20%. A agropecuária cresceu 17% no primeiro trimestre, ante a igual período de 2012, na esteira da safra recorde, muito acima do PIB (1,9%).
As aprovações de novos empréstimos também avançaram de janeiro a abril – 33% para caminhões e 107% para máquinas agrícolas. Isso, diz Moraes, sustenta a projeção de crescimento do investimento no segundo semestre e de mais liberações de recursos para esses dois segmentos. O investimento em unidades da agroindústria também cresceu – 12% de janeiro a abril, segundo o BNDES.
Fonte: Jornal da Manhã de Uberaba
Posted: 25 Jun 2013 01:38 PM PDT

A TNT, maior transportadora de carga expressa do Brasil, visando aprimorar a qualidade no atendimento e facilitar ainda mais o dia a dia de seus clientes, lança o  aplicativo TNT Radar para rastrear cargas rodoviárias domésticas em versão mobile. O serviço está disponível gratuitamente para smartphones que utilizam sistema operacional Android, iOS e Windows Phone através da AppStore (iOS), Google Play (Android) ou Marketplace (Windows Phone).
O aplicativo permite aos usuários monitorarem o andamento de suas cargas, a qualquer momento, via celular, sem precisar acessar um computador.  O sistema ainda identifica a  localização da carga, movimentações, status e dia do pedido. A informação é repassada ao cliente com a máxima segurança e em tempo real. Apesar do aplicativo ser público, a segurança das informações está garantida. Para realizar a consulta é necessário que o cliente tenha em mãos o CNPJ ou o CPF do remetente ou do destinatário e o número da nota fiscal. Além disso, os dados apresentados pelo aplicativo não comprometem a segurança da mercadoria pois são os mesmos já disponíveis no Website. Informações como a quantidade de volume a ser transportado e a descrição do produto não são fornecidas.
“A TNT pretende evoluir de acordo com o mercado, por isso buscamos disponilizar as mais avançadas tecnologias para nossos clientes”, completa Fabiano Fração, diretor de operações e tecnologia da TNT Brasil.
Sobre a TNT
A TNT é uma das líderes mundiais em serviços de entrega expressa. A companhia transporta, por semana, 4,7 milhões de documentos, amostras e cargas em mais de 200 países, utilizando uma rede de 2.653 terminais, hubs e sorters. Com 30.239 veículos e 50 aeronaves, a TNT possui a maior infraestrutura rodoviária e aérea para entregas expressas porta a porta na Europa. A empresa emprega mais de 83 mil funcionários em todo o mundo e é a primeira companhia a conquistar reconhecimento global como “Investor in People”. Em 2010, registrou receita de 7,05 bilhões de euros e suas ações estão listadas na Bolsa de Valores de Amsterdã.
A companhia reconhece sua responsabilidade social e estabeleceu uma parceria com o United Nations World Food Programme e The United Nations Environmental Programme para combater a fome e a poluição no mundo. Em 2010, a TNT recebeu, pela quarta vez consecutiva, o prêmio de Super Sector Leader, na categoria Bens industrializados e Serviços, do Índice de Sustentabilidade Dow Jones.
Sobre a TNT no Brasil
A TNT é a maior transportadora de carga expressa do Brasil, com 8 mil funcionários e 2500 veículos próprios, que oferece transporte rodoviário e aéreo, doméstico e internacional. Pelas divisões operacionais TNT Mercúrio, atinge mais de 5000 municípios em todo o país. E, por meio da TNT Express, alcança 200 países e é a única que cobre 6 países da América Latina no modal rodoviário (Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai).
Fonte: TNT
Posted: 25 Jun 2013 01:37 PM PDT

Os lançamentos dos chassis OF 1721L/59 e OF 1724L/59 com suspensão totalmente pneumática são os principais destaques da Mercedes-Benz na Transpúblico 2013, feira de produtos e serviços para o transporte coletivo urbano. Este evento acontece simultaneamente ao Seminário Nacional da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos. Ambos serão realizados, entre 3 e 5 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
“A suspensão a ar, que oferece níveis ainda mais elevados de conforto para os passageiros e de dirigibilidade para o motorista, também passa a ser disponível para os veículos OF com motor frontal”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ampliamos assim as opções de escolha para os clientes, que continuam contando com a versão de suspensão metálica, podendo solicitar a que melhor se enquadre às características de sua operação de transporte e das vias onde os ônibus irão circular”.
De acordo com o executivo, a disponibilização de suspensão pneumática integral para o OF 1721 e para o OF 1724 – oferecida também no chassi OH 1621L/52 com motor traseiro – atende à demanda de clientes que buscam oferecer um serviço cada vez melhor para os usuários do transporte coletivo urbano. “Esse tipo de veículo tem sido cada vez mais requisitado para sistemas integrados de transporte, especialmente nas cidades que vêm implantando soluções de mobilidade urbana, como, por exemplo, o BRT (Bus Rapid Transit)”.
Novas soluções para transporte urbano e fretamento
Além de atender ao transporte urbano de passageiros, em linhas troncais dos sistemas integrados, os novos chassis OF 1721L/59 e OF 1724L/59, bem como o OH 1621 L/52, também são indicados para fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, e fretamento eventual, caso de grupos de turistas, além de transporte rodoviário de curtas distâncias. Neste caso, os veículos recebem carroçarias com características de ônibus rodoviários, proporcionando mais conforto e bem-estar a bordo.
Na Transpúblico, a Mercedes-Benz irá expor o OF 1724L/59, ou seja, modelo com suspensão pneumática e o OF 1721 com suspensão metálica. “Demonstraremos assim as características das duas versões, apresentando aos clientes as qualidades e vantagens de cada uma delas”, afirma Curt Axthelm, gerente de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Nesse importante evento, também estarão em evidência diversos outros expoentes da mais completa linha de veículos do País para transporte urbano”, informa Curt. “O diversificado portfólio da marca inclui desde micro-ônibus para transporte de 19 pessoas até o superarticulado O 500 para mais de 200 passageiros. Com isso, atendemos a todas as demandas do transporte urbano, rodoviário, fretamento, turismo e escolar. Muitos desses ônibus estarão expostos na Transpúblico, entre eles o chassi OH 1621 L, o HíbridoBR e o OF 1519 R do programa Caminho da Escola”.
Suspensão pneumática assegura conforto e rápida manutenção
A suspensão pneumática dos chassis OF é formada por bolsões de ar (2 na dianteira e 4 na traseira) e batentes auxiliares, válvulas niveladoras de altura (1 na dianteira e 2 na traseira), amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras. Esse conjunto propicia um elevado padrão de conforto para os passageiros, com diminuição das trepidações e reduzido nível de ruído interno.
Por sua vez, o motorista desfruta de maior comodidade na condução do veículo, com reflexos positivos na dirigibilidade e na produtividade do dia a dia do transporte de passageiros.
O frotista também tem muitos ganhos a somar, especialmente a agilidade e facilidade de manutenção da suspensão pneumática, que reduz os custos operacionais. Dessa forma, o ônibus fica menos tempo parado para eventuais reparos, voltando rapidamente ao trabalho para cumprir horários e atender aos usuários, condições essenciais no transporte coletivo urbano.
Outra grande vantagem para as empresas é que a suspensão pneumática dos ônibus Mercedes-Benz já é bem conhecida pelos profissionais de manutenção e oficina atuantes no mercado, uma vez que equipa todos os modelos urbanos e rodoviários da linha O 500.
OF 1724 também permite o uso de retarder e ar condicionado
O chassi OF 1724 L/59 traz mais novidades para o mercado. Graças à elevada potência e torque de seu motor OM 926 LA de 6 cilindros, ele permite a montagem de ar condicionado, ampliando o conforto e bem-estar no interior dos ônibus e, consequentemente, a satisfação dos usuários.
O novo OF 1724 também pode ser equipado com retarder eletromagnético Telma. Além do aumento significativo na segurança do veículo e dos ocupantes, esse componente propicia economia de pneus e de guarnição dos freios. Conjugada ao pedal de freio, a operação do retarder é extremamente simples, facilitando a utilização pelo motorista.
OH 1621 L é destaque pela variedade de aplicação
O chassi OH 1621L, com motor traseiro e suspensão totalmente pneumática, incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz. É um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de trabalho. É ideal para operação em linhas periféricas, alimentadoras, distribuidoras e nos percursos interbairros e bairro-centro. Além disso, também é utilizado na aplicação rodoviária de curtas distâncias e no fretamento.
O OH 1621L está dimensionado para suportar 16 toneladas de peso bruto total – PBT e receber carroçarias até 11,8 metros de comprimento, com alta qualidade e baixo custo operacional, atendendo a todas as expectativas dos frotistas.
Graças à tecnología BlueTec 5, o motor OM 924 LA de 208 cv de potência atende plenamente à legislação Proconve P-7 (Euro 5), assegurando baixo índice de emissões, reduzido consumo de combustível e maiores intervalos de manutenção. Com isso, garante também a rentabilidade para o frotista.
Exclusiva tecnologia BlueTec 5 assegura menor custo operacional
A linha de ônibus Mercedes-Benz se destaca no mercado pela exclusiva e avançada tecnologia BlueTec 5. Além de reduzir as emissões de poluentes, atendendo aos rigorosos limites do PROCONVE P-7 (Euro 5), o BlueTec 5 proporciona menor custo operacional, com redução no consumo de combustível e maiores intervalos de manutenção e de troca de óleo. Oferece ainda excelente desempenho, eficácia e confiabilidade.
Os ônibus Mercedes-Benz podem ser abastecidos com diesel de cana e biodiesel, soluções em uso em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Os ganhos ambientais proporcionados pela utilização desses combustíveis alternativos são potencializados ainda mais pelos motores com tecnologia BlueTec 5. Dessa forma, a Empresa dá importante contribuição à mobilidade sustentável. Além disso, oferece aos clientes, operadores e gestores de transporte a possibilidade inigualável de escolha entre diferentes combustíveis. Tudo isso sem realizar alterações no motor. Ou seja, os motores Mercedes-Benz são multicombustíveis.
Van Sprinter amplia a vasta oferta Mercedes-Benz para o transporte de passageiros
Além da mais completa linha de ônibus disponível no mercado brasileiro, a Mercedes-Benz também oferece a seus clientes as vans Sprinter, do segmento de veículos comerciais leves. Elas ampliam e complementam as soluções oferecidas pela marca para o transporte de passageiros, sendo indicadas para a aplicação urbana, bem como para fretamento, escolar, executivo e turismo de luxo.
Referência de mercado em qualidade, agilidade, tecnologia, conforto, segurança e excelente custo operacional, o Sprinter é reconhecido ainda pela eficiência e alta produtividade, assegurando rentabilidade operacional para os clientes.
Além da tradicional van Sprinter 15+1 luxo e standard (15 assentos para passageiros e mais o assento do motorista), as inéditas e exclusivas opções 17+1 e 20+1 (a maior van de passageiros do País) aumentam as possibilidades para os clientes transportarem mais pessoas por viagem, otimizando a rentabilidade dos seus negócios.
Mercedes-Benz disponibiliza ônibus para demonstração em todo País
A fim de demonstrar aos clientes a ampla abrangência e diversidade de sua linha de ônibus, a Mercedes-Benz criou uma frota de demonstração, que, inicialmente, conta com 16 modelos: três rodoviários (O 500 R, RS e RSD), o articulado O 500 MA, os superarticulados O 500 MDA e UDA “low entry”, chassis OF 1519, dois OF 1721, dois OF 1724 e dois modelos para fretamento (OF 1724 com suspensão metálica e O 500 M).
Essa frota está equipada com diversos tipos de carroçarias dos principais fabricantes do mercado. Além disso, a Mercedes-Benz disponibiliza uma equipe profissional dedicada para essas demonstrações. Tudo isso otimiza a experiência e garante aos clientes conhecer verdadeiramente os produtos em real situação de uso. Os interessados devem solicitar a demonstração junto aos concessionários. Os veículos poderão ser utilizados numa operação regular das empresas de transporte, permitindo total avaliação de suas características, vantagens e benefícios em termos de desempenho, conforto e segurança.
Fonte: Mercedes-Benz

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