quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Comil abre suas portas para familiares de funcionários



Confraternização espera receber 3,6 mil pessoas

Comil abre suas portas para familiares de funcionários
A Comil abre suas portas em 16 de fevereiro para familiares de seus funcionários em um grande encontro de confraternização. A empresa promoverá, a partir das 15 horas, uma série de atividades em sua sede para que filhos, esposas, maridos, pais e mães de seus trabalhadores possam conhecer o seu ambiente de trabalho.
A programação inclui mateada, visita a todas as etapas de produção de um ônibus, bem como um passeio em um dos modelos da empresanas dependências da fábrica.
Para as crianças, a Comil preparou uma série de oficinas. São aguardadas cerca de 3,6 mil pessoas.

Comil inicia primeira turma de Aprendizagem Industrial para pessoas com deficiência

Comil inicia primeira turma de Aprendizagem Industrial para pessoas com deficiência. Iniciativa inédita da empresa vai beneficiar pessoas com deficiência intelectual, dando oportunidade de inserção no mercado de trabalho.



A fabricante de ônibus Comil vai começar em março, em parceria com o Senai, as aulas da primeira turma de Aprendizagem Industrial voltada a pessoas com deficiência. Os alunos podem ser contratados pela empresa ao final do programa, que tem duração de 10 meses e formará auxiliares de Linha de Produção. A primeira turma será composta por 12 pessoas.

“Este não é apenas mais um curso. Queremos oferecer uma oportunidade para essas pessoas terem acesso ao mercado de trabalho de forma igualitária. Eles serão realmente capacitados para assumir funções na empresa”, afirma o gerente de RH da Comil, Adriana Menegatti.

Os alunos foram selecionados através de um curso ministrado pelos profissionais da empresa no projeto “Trabalhar é um direito de todos: inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho!, realizado em parceria com o Mesa Brasil, nas entidades APAE e Albano Frey. O público alvo são jovens acima de 18 anos com deficiência intelectual.

As aulas ocorrem na sede da empresa em Erechim (RS), onde a Comil montou o Centro de Educação Profissional Comil em março de 2011. O centro tem como objetivo a formação profissional de jovens aprendizes e a capacitação técnica dos funcionários. O espaço possui salas de aula, laboratórios e equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades práticas.


Comil é reconhecida como formadora de mão-de-obra na região de Erechim
A Comil é tradicionalmente reconhecida como formadora de mão-de-obra na região de Erechim. A empresa mantém parceria com o Senai desde a sua fundação. Nesse período, ofereceu na capacitação gratuita a centenas de profissionais através do curso de Montadores de Veículos Automotivos. A cada dois anos, a empresa abre suas portas para uma nova turma de jovens que almejam ingressar no mercado de trabalho.

Rodrigo Morona usou o aprendizado no curso para iniciar uma carreira promissora na Comil. Hoje com 30 anos, acaba de assumir o cargo de supervisor do setor Ar Condicionado. “Sempre temos que almejar mais. Meu objetivo é chegar ao cargo de gerência. Para isso não podemos estagnar, é preciso estar sempre estudando”, diz Morona, que fez o curso de Mecânica no Senai aos 16 anos e foi contratado inicialmente como montador. Além de abrir as portas da Comil, o curso também o incentivou a continuar estudando. Depois de se formar em Administração, Morona agora cursa pós-graduação em Engenharia de Produção.

Em 2012, cerca de 60% dos alunos que concluíram o curso foram efetivados pela própria empresa. “Ao mesmo tempo em que nós damos uma oportunidade para os jovens que querem seguir carreira nesse setor, estamos capacitando pessoas qualificadas para a Comil e oferecendo o primeiro emprego para muitos deles. A nossa intenção é contratar sempre todos os alunos, assim que completam 18 anos”, afirma a gerente de RH, Adriana Menegatti.

O curso é aberto para toda a comunidade, mas a maioria dos alunos é filho ou parente de funcionários da própria empresa. Lenise Todescato Cavalet, que completou 18 anos em novembro, foi efetivada como funcionária do setor de Preparação de Chassi assim que finalizou o curso. Ela se espelhou no pai e no irmão, funcionários da Comil, para ingressar no curso. “Eu não tinha noção nenhuma sobre o assunto. O curso me deu essa preparação, foi muito interessante. É uma ótima oportunidade para jovens que não tem condições de pagar por um curso como este”, disse.

Com duração de dois anos, o curso oferece bolsa-auxílio, transporte e plano de saúde aos alunos. O principal diferencial da escola Senai/Comil é proporcionar ao aluno uma visão mais próxima da realidade da indústria, colocando-os em contato com os processos de fabricação do ônibus e suas tecnologias.

Fonte: http://www.busaodenatal.com/2013/02/comil-inicia-primeira-turma-de.html

Novo Marcopolo Torino

Na noite de ontem, 14/02, foi postado no site Ônibus Brasil, na galeria de Marcio Bruxel, fotos suspeitas no novo Marcopolo Torino. Desde o ano passado vem surgindo boatos de que a Marcopolo poderia faze modificações no modelo, e pela foto postada no OB, pode ser um boato verdadeiro.






Na foto o ônibus aparece camuflado, mas observando os detalhes ele tem traços bem conhecido, como por exemplo, uma traseira de Viale, e Faróis de Viale BRT, na frente ele parece bastante com o modelo da montadora Mascarello, o GranViaMidi. Em breve a Marcopolo deverá divulgar o seu "novo" modelo, que nada mais e nada menos que uma reforma no modelo Torino. E só aguardar para sabermos que é o novo Marcopolo Torino 2013.


Fonte: http://potiguarbus.blogspot.com.br/2013/02/o-novo-marcopolo-torino.html

Caio Induscar participa de feira nos Estados Unidos - 15/02/2013




A Caio Induscar participou de 20 a 23 de janeiro, do UMA show – United Motor Coach Association (Associação dos operadores de Ônibus), realizado em Orlando - Florida, nos Estados Unidos.

O objetivo da feira foi apresentar as últimas tendências do mercado para os principais clientes dos Estados Unidos. A exposição contou com a presença do público especializado, como encarroçadoras, montadoras, fabricantes de peças, operadores, além dos empresários do ramo.

No evento foram expostos dois ônibus rodoviários da Caio Induscar, o Giro 3.400 e o Giro 3.600, ambos atendendo às normas americanas. Os modelos expostos possuíam toalete, assento guia, monitores de DVD, ar condicionado, calefação, entre outros opcionais que deixam os ônibus mais confortáveis e modernos. Tivemos a participação efetiva do nosso representante, Caio North America e do nosso novo distribuidor para todo o mercado americano e canadense, Alliance Bus Group, que conta com 400 postos de atendimento e será responsável pela venda e pós-venda das unidades, dando suporte aos clientes Caio em todo o ciclo.

Durante a feira foram prospectadas novas vendas. As carrocerias atenderão à nova legislação americana, que exige uma menor emissão de poluentes (motorização).

Para a Caio Induscar, é fundamental fabricar carrocerias de qualidade adequando-se às necessidades dos clientes, conquistando novos mercados.

A Revista National Bus Trade, na edição de fevereiro de 2013, publicou uma grande matéria sobre o assunto, segue um trecho:

“O resultado final foi um projeto/design de ônibus combinando força e durabilidade de uma carroceria integral, com um método de construção mais eficiente”.

Fonte: http://www.caio.com.br/noticias.php?lg=P&n=28

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Caio Induscar produzirá mais unidades para o Caminho da Escola


Com a nova licitação de veículos escolares do Programa Caminho da Escola, a Caio Induscar espera produzir mais 2.600 unidades, em parceria com a montadora Mercedes-Benz, que deverão ser entregues durante o ano de 2013.


O modelo fabricado pela Caio Induscar é o Foz Super, que foi projetado, testado e aprovado durante meses, em diversas partes do país, nas mais severas condições, em locais de difícil acesso, em parceria com diretores e engenheiros do FNDE/MEC. Alguns de seus diferenciais são o bloqueio de porta e uma configuração preparada para circular nos mais diversos tipos de terrenos percorridos pelos veículos escolares rurais. Conta ainda com itens de acessibilidade, facilitando ainda mais o acesso a portadores de deficiências, tendo cadeira de rodas, assentos reservados e algumas unidades possuem elevadores.

Os veículos também são equipados com cronotacógrafo eletrônico e GPS, poltronas com cintos de segurança de duas pontas e os assentos reservados, com cintos de quatro pontas, entre outros equipamentos, que tornam o transporte público escolar mais seguro.

Sobre o Programa Caminho da Escola

É uma iniciativa do Governo Federal, Ministério da Educação, por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação), em parceria com o Inmetro, para levar o transporte escolar às zonas rurais dos municípios de todo o país.

O objetivo é a renovação da frota de escolares, a fim de assegurar que o trajeto dos alunos seja mais seguro em trafegar em terrenos difíceis.

A cada ano que passa, o Governo tem aumentado o investimento para ampliar o programa, auxiliando no combate à evasão escolar, das escolas rurais.

Fonte; http://www.busaodenatal.com/2013/02/caio-induscar-produzira-mais-unidades.html