Protótipo incorpora estágio avançado de tecnologia
Ônibus Viale BRT híbrido, da Marcopolo, em exposição na Rio+20
A Marcopolo apresenta na Rio+20 o primeiro modelo Viale BRT com tração híbrida biodiesel/elétrica. O veículo, em fase de protótipo, estará no estande da cidade de Curitiba na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que se realiza de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.
Paulo Corso, diretor comercial da Marcopolo para o mercado brasileiro, explica que o projeto do Viale BRT Híbrido é baseado na tendência internacional de pesquisa por alternativas que permitam a mobilidade veicular com preservação do meio ambiente. Para ele, o veículo representa o mais avançado estágio da tecnologia híbrida, equipado com conjunto propulsor, formado por um motor elétrico de 160 cv de potência, baterias de íon de lítio e motor diesel/biodiesel de 215 cv. Os propulsores estão instalados na traseira do veículo, contribuindo para melhor distribuição de pesos e conforto dos passageiros.
“O arranque é feito pelo motor elétrico até a velocidade de 20 km/h, com energia fornecida pelas baterias de lítio. Depois disso, o ônibus funciona em paralelo com o motor a diesel e o elétrico em sintonia. A energia para o elétrico é fornecida pelo sistema de regeneração dos freios e ainda pelo gerador interno acoplado no próprio motor elétrico. A cada parada do ônibus, em semáforos ou em pontos, o motor diesel se desliga automaticamente, religando somente após o veículo alcançar velocidade maior que 20 km/h”, explica Corso.
Com 12,4 metros de comprimento, o Viale BRT Híbrido tem capacidade para transportar 76 passageiros, sendo 27 sentados e 49 em pé. “Diversos estudos mundiais indicam a necessidade de utilização de ônibus modernos, confortáveis, silenciosos, eficientes e que gerem o mínimo possível de custos e de impactos ao meio ambiente. O Viale BRT Híbrido proporciona todos estes atributos para os usuários”, destaca Corso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário