segunda-feira, 14 de maio de 2012

Grupo concorrente da Busscar quer alugar prédio da empresa joinvilense

Marcopolo e Caio Induscar antecipam proposta em caso de falência da Busscar 





A joint venture formada pela Marcopolo e a Caio Induscar quer alugar o parque fabril da Busscar, caso a joinvilense tenha sua falência decretada após a assembleia dos credores – marcada para os dias 22 e 29, no Centreventos Cau Hansen. 
Na tarde desta quarta, o advogado que representa a associação, Márcio Janjacomo, entregou um documento ao juiz responsável pelo caso, Maurício Cavallazzi Póvoas, oficializando a intenção.
Em seguida, Márcio conversou, durante 30 minutos, no saguão do Fórum, com o presidente do Sindicato dos Mecânicos de Joinville e Região, Evangelista dos Santos, e as advogadas da entidade, Luiza De Bastiani e Morgana Frohner. 
— Nosso maior interesse está na mão de obra que a região possui. Isso é de conhecimento geral, assim como que queremos nos instalar em Joinville —, disse. 
— Caso a Busscar venha à falência, temos condições plenas de alugar os ativos operacionais e começar nossa produção em 90 dias.
Segundo o advogado, a produção de componentes é o primeiro passo da operação na região. As peças produzidas aqui seriam enviadas para a Caio Induscar (SP), e para a Marcopolo (RS). Mas, caso o aluguel vire realidade, linhas de produção poderiam ser transferidas para Joinville em curto prazo. 
— Depende da assembleia —, disse.
Para Evangelista, a oficialização da proposta é um bom sinal por poder ser uma alternativa para ajudar aos trabalhadores. Ele propõe que o valor do o aluguel seja administrado pela Justiça para pagar as dívidas trabalhistas.
Até a noite de quarta, a Busscar desconhecia o documento. Mas o presidente Cláudio Nielson explicou que a proposta já foi feita duas vezes, uma para a Justiça do Trabalho e outra diretamente para a empresa. 
— Não concordamos, pois previam expediente escuso e deixavam de pagar o fisco. Não fazemos negócios que prejudiquem as pessoas ligadas à Busscar —, disse.
Fonte: http://www.aliancafm879.com.br/noticias/regional/grupo-concorrente-da-busscar-quer-alugar-predio-da-empresa-joinvilense-2999.html#.T7E5OOiJeeE




Marcopolo e Caio Induscar querem entrar em Santa Catarina

Empresas procuram espaço para erguer a primeira fábrica de uma joint-venture no Estado. Uma das alternativas é alugar o terreno que pertence à Busscar – caso a empresa decrete falência


Formada no início deste ano, a joint-venture entre Marcopolo e Caio Induscar está à procura de um local para iniciar suas atividades. O objetivo é alugar um espaço para trabalhar até que a planta fabril da sociedade esteja concluída. Inicialmente, a joint-venture deverá produzir peças e componentes para ônibus. Depois, carrocerias que abastecerão os mercados interno e externo.


“Por enquanto, estamos trabalhando para conseguir os benefícios fiscais dos municípios e do Estado. Primeiro, vamos alugar um local pequeno para demonstrar nossa boa intenção”, explica Milton Giumelli, gestor do empreendimento. Áreas no norte de Santa Catarina estão sendo analisadas. Até 2014, a empresa – que deverá ter marca e nome próprios – espera concluir o investimento de R$ 110 milhões na construção de sua primeira fábrica, que empregará 2,5 mil pessoas. 

Giumelli trabalha com a possibilidade de alugar a fábrica da Busscar, que estaria inclinada a decretar falência – haverá uma assembleia entre os credores da empresa nos dias 22 e 29 deste mês. Na última quarta-feira, o advogado que representa a joint-venture entregou um documento ao juiz responsável pelo caso, oficializando a intenção de contar com o espaço. “O aluguel da área é do interesse de todos. Aumenta a sinergia entre as empresas e a proteção do mercado”, acredita Giumelli, cogitando a possibilidade de companhias de outros países entrarem na luta pelo mercado interno. Marcopolo e Caio Induscar também estariam de olho nos funcionários que foram demitidos pela Busscar – que representam uma oportunidade de acesso a mão-de-obra qualificada. 

Giumelli faz questão de salientar que, mesmo em caso de fracasso na tentativa de ocupar o espaço da Busscar, o planejamento da joint-venture seguirá inalterado.

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário