Novo sistema de transporte promete trazer economia e agilidade aos usuários
Ônibus especiais, semelhantes aos usados em Curitiba, circularão no trânsito de Florianópolis. Os três coletivos farão a linha Canasvieiras-Centro a partir da próxima segunda-feira.
Nesta quinta-feira de manhã uma cerimônia na Associação Catarinense de Medicina, com a presença do prefeito de Florianópolis, entre outras autoridades, marcará a apresentação dos veículos produzidos no Brasil. Os ônibus futuramente irão integrar o sistema BRT (da sigla em inglês Trânsito Rápido de Ônibus), com vias exclusivas, que deverá proporcionar mais agilidade e economia aos usuários. O modelo do sistema de transporte está em fase de licitação.
A primeira etapa de elaboração do projeto já foi concluída, assim como a segunda fase que apurou critérios técnicos e a terceira, para definir o valor do projeto, deverá ser definida até a próxima semana. O Secretário de transportes de Florianópolis, João Batista Nunes, prevê o prazo de seis meses para conclusão total da primeira etapa para implantação do sistema BRT que priorizará a linha Centro-Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
— A empresa vencedora do processo licitatório será responsável pelas pesquisas de fluxo, roteiro, e também impactos sociais e econômicos. Ela verificará as interferências que deverão acontecer na rua Lauro Linhares na Trindade, assim como Avenida Madre Benvenuta, entre outras possibilidades.
Nunes garante que não haverá problemas para o ônibus circular nas ruas da cidade. Maior do que os ônibus que circulam na cidade, o modelo Viale da empresa Marcopolo é o primeiro da marca a chegar no Brasil. Moderno e confortável, o veículo apresenta diferenciais, como por exemplo, espaço para bicicleta. O projeto original foi apresentado no dia 30 de junho de 2011, no Seminário de Mobilidade Urbana na Capital. Na data, o BRT de Florianópolis seria implantado em três linhas que sairiam do Centro para UFSC, outro para o Aeroporto Hercílio Luz e Continente.
Ônibus adaptados para BRT têm dificuldades para circular em Florianópolis
Falta de corredor exclusivo com espaço para manobra restringem itinerário
A partir da próxima segunda-feira, Florianópolis contará com cinco veículos articulados que futuramente devem integrar o sistema BRT (da sigla em inglês Trânsito Rápido de Ônibus). Apesar da notícia parecer positiva, a falta de um corredor exclusivo com espaço para manobra restringem a circulação destes veículos.
A empresa Canasvieiras Transporte Coletivo apresentou na manhã desta quinta-feira, três novos ônibus adaptados para o sistema BRT. Em novembro de 2011, a Insular que começou a circular com dois ônibus semelhantes, que fazem a linha Ticen-Tirio.
A diferença em relação aos modelos convencionais é que os novos são maiores, quase o dobro dos modelos convencionais, e exigem mais espaço para manobra. Como ainda não há pistas exclusivas para circulação, estes veículos dividem espaço com carros, motos e outros ônibus convencionais. A situação é mais complicada para os BRTs que circulam na SC-405, que enfrentam diariamente tráfego intenso nos horários de pico.
Conforme a gerente da Canasvieiras, os veículos apresentados nesta quinta-feira atenderão o itinerário da linha Canasvieiras Direto, que liga o bairro do Norte da Ilha ao Centro. Como os veículos não possuem catraca, o embarque de passageiros é feito apenas nos terminais.
Cada veículo comportará 66 pessoas sentadas e outros 62 em pé, aproximadamente 20 passageiros a mais do que os articulados atuais. O investimento para renovação de parte da frota é de R$ 2 milhões, segundo ela.
De acordo com João Renato, diretor operacional da Insular, a prefeitura vem sinalizando para implantação da nova modalidade de transporte coletivo, o que fez com que a empresa já começasse a investir na renovação da frota. Um BRT custa em torno de R$ 660 mil, cerca de 1/3 a mais do que articulado convencional.
Fase de licitação
Ainda em fase de licitação, novo modelo de transporte deve proporcionar mais agilidade e economia aos usuários. A primeira etapa de elaboração do projeto já foi concluída, assim como a segunda fase que apurou critérios técnicos. A terceira fase, para definir o valor do projeto, deverá ser definida até a próxima semana.
De acordo com o Secretário de transportes de Florianópolis e vice-prefeito, João Batista Nunes, a primeira etapa para implantação do sistema BRT que priorizará a linha Centro-Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deve ser concluída em seis meses.
— A empresa vencedora do processo licitatório será responsável pelas pesquisas de fluxo, roteiro, e também impactos sociais e econômicos. Ela verificará as interferências que deverão acontecer na rua Lauro Linhares na Trindade, assim como Avenida Madre Benvenuta, entre outras possibilidades.
Fonte:
Marcopolo entrega ônibus Viale BRT Canasvieiras Transportes utilizará modelo em linhas urbanas de Florianópolis | ||
A Marcopolo entregou três unidades de ônibus com a carroceria Viale BRT para a Canasvieiras Transportes, segunda viação do País a incorporar o modelo à frota. O veículo será utilizado em linhas de transporte urbano da região norte de Florianópolis.
A carroceria demandou dois anos de desenvolvimento e busca garantir conforto, segurança e eficiência na locomoção em grandes cidades. A versão articulada pode ter até 21 metros de comprimento e capacidade para até 145 passageiros.
O modelo tem desenho futurista e inaugura diversas tecnologias no segmento, como conjuntos óticos em LEDs e a Daytime Running Light, sistema de acendimento automático dos faróis mesmo durante o dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário