quinta-feira, 26 de abril de 2012

Três ônibus BRT serão apresentados nesta quinta-feira em Florianópolis


Novo sistema de transporte promete trazer economia e agilidade aos usuáriosTrês ônibus BRT serão apresentados nesta quinta-feira em Florianópolis Divulgação/Arquivo Pessoal

Os coletivos farão a linha Canasvieiras-Centro a partir da próxima segunda-feiraFoto: Divulgação / Arquivo Pessoal

Ônibus especiais, semelhantes aos usados em Curitiba, circularão no trânsito de Florianópolis. Os três coletivos farão a linha Canasvieiras-Centro a partir da próxima segunda-feira. 
Nesta quinta-feira de manhã uma cerimônia na Associação Catarinense de Medicina, com a presença do prefeito de Florianópolis, entre outras autoridades, marcará a apresentação dos veículos produzidos no Brasil. Os ônibus futuramente irão integrar o sistema BRT (da sigla em inglês Trânsito Rápido de Ônibus), com vias exclusivas, que deverá proporcionar mais agilidade e economia aos usuários. O modelo do sistema de transporte está em fase de licitação. 
A primeira etapa de elaboração do projeto já foi concluída, assim como a segunda fase que apurou critérios técnicos e a terceira, para definir o valor do projeto, deverá ser definida até a próxima semana. O Secretário de transportes de Florianópolis, João Batista Nunes, prevê o prazo de seis meses para conclusão total da primeira etapa para implantação do sistema BRT que priorizará a linha Centro-Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 
— A empresa vencedora do processo licitatório será responsável pelas pesquisas de fluxo, roteiro, e também impactos sociais e econômicos. Ela verificará as interferências que deverão acontecer na rua Lauro Linhares na Trindade, assim como Avenida Madre Benvenuta, entre outras possibilidades. 
Nunes garante que não haverá problemas para o ônibus circular nas ruas da cidade. Maior do que os ônibus que circulam na cidade, o modelo Viale da empresa Marcopolo é o primeiro da marca a chegar no Brasil. Moderno e confortável, o veículo apresenta diferenciais, como por exemplo, espaço para bicicleta. O projeto original foi apresentado no dia 30 de junho de 2011, no Seminário de Mobilidade Urbana na Capital. Na data, o BRT de Florianópolis seria implantado em três linhas que sairiam do Centro para UFSC, outro para o Aeroporto Hercílio Luz e Continente.

Fonte: Joyce Santos




Ônibus adaptados para BRT têm dificuldades para circular em Florianópolis

Falta de corredor exclusivo com espaço para manobra restringem itinerárioÔnibus adaptados para BRT têm dificuldades para circular em Florianópolis Divulgação/Arquivo Pessoal

Cada veículo comportará 66 pessoas sentadas e outros 62 em péFoto: Divulgação / Arquivo Pessoal
A partir da próxima segunda-feira, Florianópolis contará com cinco veículos articulados que futuramente devem integrar o sistema BRT (da sigla em inglês Trânsito Rápido de Ônibus). Apesar da notícia parecer positiva, a falta de um corredor exclusivo com espaço para manobra restringem a circulação destes veículos.


A empresa Canasvieiras Transporte Coletivo apresentou na manhã desta quinta-feira, três novos ônibus adaptados para o sistema BRT. Em novembro de 2011, a Insular que começou a circular com dois ônibus semelhantes, que fazem a linha Ticen-Tirio.
A diferença em relação aos modelos convencionais é que os novos são maiores, quase o dobro dos modelos convencionais, e exigem mais espaço para manobra. Como ainda não há pistas exclusivas para circulação, estes veículos dividem espaço com carros, motos e outros ônibus convencionais. A situação é mais complicada para os BRTs que circulam na SC-405, que enfrentam diariamente tráfego intenso nos horários de pico.
Conforme a gerente da Canasvieiras, os veículos apresentados nesta quinta-feira atenderão o itinerário da linha Canasvieiras Direto, que liga o bairro do Norte da Ilha ao Centro. Como os veículos não possuem catraca, o embarque de passageiros é feito apenas nos terminais.
Cada veículo comportará 66 pessoas sentadas e outros 62 em pé, aproximadamente 20 passageiros a mais do que os articulados atuais. O investimento para renovação de parte da frota é de R$ 2 milhões, segundo ela.
De acordo com João Renato, diretor operacional da Insular, a prefeitura vem sinalizando para implantação da nova modalidade de transporte coletivo, o que fez com que a empresa já começasse a investir na renovação da frota. Um BRT custa em torno de R$ 660 mil, cerca de 1/3 a mais do que articulado convencional. 

Fase de licitação

Ainda em fase de licitação, novo modelo de transporte deve proporcionar mais agilidade e economia aos usuários. A primeira etapa de elaboração do projeto já foi concluída, assim como a segunda fase que apurou critérios técnicos. A terceira fase, para definir o valor do projeto, deverá ser definida até a próxima semana.
De acordo com o Secretário de transportes de Florianópolis e vice-prefeito, João Batista Nunes, a primeira etapa para implantação do sistema BRT que priorizará a linha Centro-Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deve ser concluída em seis meses.
— A empresa vencedora do processo licitatório será responsável pelas pesquisas de fluxo, roteiro, e também impactos sociais e econômicos. Ela verificará as interferências que deverão acontecer na rua Lauro Linhares na Trindade, assim como Avenida Madre Benvenuta, entre outras possibilidades.

Fonte: 



Marcopolo entrega ônibus Viale BRT
Canasvieiras Transportes utilizará modelo em linhas urbanas de Florianópolis 
 



Marcopolo entregou três unidades de ônibus com a carroceria Viale BRT para a Canasvieiras Transportes, segunda viação do País a incorporar o modelo à frota. O veículo será utilizado em linhas de transporte urbano da região norte de Florianópolis. 

A carroceria demandou dois anos de desenvolvimento e busca garantir conforto, segurança e eficiência na locomoção em grandes cidades. A versão articulada pode ter até 21 metros de comprimento e capacidade para até 145 passageiros. 

O modelo tem desenho futurista e inaugura diversas tecnologias no segmento, como conjuntos óticos em LEDs e a Daytime Running Light, sistema de acendimento automático dos faróis mesmo durante o dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário