Navistar e Neobus anunciam nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, a formação da joint venture Neostar para a fabricação de ônibus completos, provavelmente com chassis e motor da Navistar e carrocerias da Neobus. Ambas as empresas mantêm operações em Caxias do Sul (RS), na Serra Gaúcha, o maior polo de encarroçamento de ônibus do País, com cerca de um terço da produção nacional.
A Navistar mantém parceria com a Agrale, que monta os veículos da marca norte-americana. Além disso, a empresa tem no País a divisão de motores diesel MWM International, com unidades em São Paulo (SP) e Canoas (RS). Já a Neobus é a quarta maior encarroçadora brasileira, com 3.863 carrocerias produzidas em 2011. Desde 2007 a Marcopolo, a maior do setor, comprou participação acionária na Neobus.
Os detalhes de como vai funciona a Neostar serão apresentados às 10h30 pelo presidente da Neobus, Edson Tomiello, na fábrica do bairro de Ana Rech, em Caxias. A Navistar tem a divisão de ônibus IC Bus e planeja explorar o segmento também no Brasil – não se sabe ainda, contudo, se esse plano se esgota na parceria com a Neobus.
Não é a primeira vez que as duas companhias tentam uma associação. Em setembro de 2008 a Neobus já havia firmado uma aliança com a Navistar para a produção de ônibus no México. Com a crise financeira mundial que se arrastou pelos meses seguintes, o plano foi engavetado. Segundo a Neobus, a parceria atual não tem nenhuma relação com a tentativa anterior.
Fonte: http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/12956/Neobus%20e%20Navistar%20criam%20Neostar%20para%20fabricar%20%C3%B4nibus%20completos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário