sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Como funciona a joint venture entre a caxiense Neobus e a norte-americana Navistar




Com 12 anos de atuação no mercado de ônibus e mais de 30 mil unidades produzidas, a caxiense Neobus ganha impulso extra a partir da oficialização, na quarta-feira, de uma joint venture com a norte-americana Navistar Inc.
A parceria mira a fabricação e o desenvolvimento de ônibus completos sob a marca Neostar. O foco inicial são os mercados norte-americano e da América do Sul, conforme detalhes apresentados durante coletiva à imprensa, realizada na sede da Neobus, no bairro Ana Rech.
Caberá à Neobus produzir os ônibus completos em sua unidade de Caxias do Sul com chassis da Navistar Inc., que passarão a ser montados em uma linha adjacente na mesma fábrica. Com o contrato, a Navistar passa a fazer parte do quadro societário da Neobus, que segue sob a liderança do atual presidente, Edson Tomiello (foto), sócio controlador e maior cotista individual.
Outra mudança é que a Marcopolo, que detinha 45% das cotas societárias da Neobus, perde participação para 33%. Especula-se nos bastidores que Tomiello também teria aberto mão de parte de sua participação para o ingresso da nova minoritária.
Há quem pergunte: mas qual a estratégia da Marcopolo em ceder sua participação na Neobus e ainda impulsionar o mercado de sua "meio" concorrente? Uma das possíveis respostas é que, como o mercado de ônibus completos é ainda incipiente, embora já seja uma tendência verificada na Europa e na Ásia, essa cartada da Neobus de vender o veículo pronto serviria como "test-drive" para a Marcopolo avaliar a possibilidade de explorar esse filão no horizonte.

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