quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

RN: Empresas de ônibus cobram melhorias para continuar atuando



Em ofício entregue na última sexta-feira, a empresa Ouro Branco anunciou que iria desativar a partir de hoje as linhas dos bairros Juvenal Lamartine e Belo Horizonte. No entanto, após negociação com o representante da Secretaria de Serviços Urbanos, Trânsito e Transporte Público (Sesutra) foi suspendida temporariamente a decisão.

Está prevista uma reunião amanhã para serem discutidas medidas cabíveis para sanar este problema junto à transportadora. Embora não esteja descartada a hipótese de paralisação permanente das linhas.A empresa Ouro Branco informou em ofício que o motivo para a desativação das linhas se dá em decorrência da falta de ações em benefício do transporte coletivo de passageiros, atrelado a um problema financeiro pelo qual a empresa prestadora do serviço está passando. De acordo com a Ouro Branco, as linhas Juvenal e Belo Horizonte apresentam um faturamento médio por veículo menor que as outras linhas, causando um déficit no seu resultado. Além disso, no ano passado a empresa teria apresentado uma queda no seu faturamento de mais de 10% em relação a anos anteriores.

Entre os fatores que contribuíram para a queda do faturamento da empresa foram destacados: a concorrência desleal com os táxis clandestinos, que se intitulam lotação, mas não possuem taxímetro e cobram tarifa fixa; a existência de pontos de parada de táxis de lotação e mototáxis próximos ao terminal. Outro fator apontado é a existência de mais de 500 veículos de placa cinza fazendo o transporte de passageiros.

Ao tomar conhecimento do fato, o gerente executivo do Trânsito, Jaime David Balderrama, disse que "houve uma falta de respeito por parte da empresa para com a população, pois a Ouro Branco não informou previamente aos usuários das linhas sobre a desativação das mesmas, bem como não informou em tempo hábil à Gerência de Trânsito para que medidas cabíveis fossem tomadas sem causar transtornos à população."

Diante da ameaça de suspensão das linhas, o gerente disse que está prevista a realização de uma reunião com outra empresa prestadora de serviços de transporte para que haja a possibilidade de relocar outros ônibus para realizar o percurso efetuado pelas linhas paralisadas. Caso não haja a possibilidade de se realizar esta manobra, outra opção é a emissão de uma autorização emergencial para contratar outros ônibus. No entanto, Jaime ressaltou que estes ônibus irão trabalhar com a cobrança de tarifas reduzidas, tendo em vista que não será possível instalar em tempo hábil os equipamentos necessários para a cobrança de tarifa estudantil.

Os grandes prejudicados caso a suspensão ocorra são os moradores dos bairros Lagoa do Mato, Carnaubais, Belo Horizonte, Alto da Conceição e Bom Jesus que utilizam as linhas rotineiramente para a realização de tarefas, para irem trabalhar, ou mesmo se dirigirem a instituições de ensino e universidades.
O estudante do curso de Comunicação Social da Universidade do Estado do RN (Uern), Daniel Alves, se monstra apreensivo diante da iminência de paralisação. "Soubemos desta informação apenas na quarta-feira, através de um recado fixado no ônibus e pelo próprio motorista. E quando perguntamos o motivo para esta decisão, apenas nos informaram que era por motivos financeiros", relatou Daniel.

FATORES ELENCADOS COMO MOTIVADORES PARA A PARALISAÇÃO DAS LINHAS JUVENAL E BELO HORIZONTE

1. CONCORRÊNCIA DESLEAL COM TÁXIS CLANDESTINOS QUE SE INTITULAM LOTAÇÃO, MAS NÃO TÊM TAXÍMETRO E COBRAM TARIFA FIXA;

2. EXISTÊNCIA DE UM PONTO DE PARADA DE MOTOTÁXI A MENOS DE CINCO METROS NO TERMINAL DA EMPRESA;

3. EXISTÊNCIA DE UM PONTO DE PARADA DE TÁXI DE LOTAÇÃO NA MESMA PRAÇA ONDE SE LOCALIZA O TERMINAL;

4.EXISTÊNCIA DE MAIS DE 500 VEÍCULOS DE PLACA CINZA FAZENDO ITINERÁRIOS DE ÔNIBUS;

5.EXISTÊNCIA DE MAIS DE MIL MOTOS DE PLACA CINZA FAZENDO O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS;

6.EXISTÊNCIA DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTE COLETIVO QUE APRESENTA CARROS FORA DOS PADRÕES DESTA SECRETARIA, OU SEJA, ACIMA DE DEZ ANOS;

7.CONCORRÊNCIA DESLEAL COM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE COLETIVO QUE NÃO EXECUTA ITINERÁRIOS, NEM QUADRO DE HORÁRIOS;

8. EXISTÊNCIA DE UM COMÉRCIO PARALELO DE VENDA DE PASSAGENS POR CARTÃO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA;

9. DESCONTO CEDIDO A UMA EMPRESA DE TRANSPORTE COLETIVO APENAS NA TARIFA EM DINHEIRO, FAZENDO COM QUE PRINCIPALMENTE OS PASSAGEIROS DAS LINHAS DESATIVADAS SE TRANSFIRAM PARA UTILIZAR A LINHA MAIS BARATA.

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