quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ônibus do Hospital do Câncer de Campo Grande fará visita este ano em Fátima do Sul


O médico oncologista Fabrício Colacino Silva, idealizador e coordenador do projeto Ônibus de Prevenção do Câncer, que leva o atendimento do Hospital do Câncer de Campo Grande  até os municípios do interior do Estado confirmou a vinda da equipe itinerante para a cidade de Bonito ainda em 2012. Além de Bonito, a partir de março também serão atendidas gratuitamente outras 15 cidades : Coxim, Água Clara, Aquidauana, Fátima do Sul, Cassilândia, Sonora, Naviraí, Jardim, Sidrolândia, Aparecida do Tabuado, Corumbá, Ponta Porã, Camapuã, Chapadão do Sul e Rio Verde.
Inaugurado em outubro de 2011, o ônibus itinerante do Hospital do Câncer visitou até agora três cidades do interior de Mato Grosso do Sul, sendo elas Camapuã, Rio Verde e Miranda. Desde a inauguração até dezembro, foram realizados mais de 500 atendimentos.
A viagem ocorre sempre aos sábados, e a equipe oferece também palestras informativas sobre a doença. De acordo com o oncologista essa idéia de atuar somente no interior se deve em função  das deficiências de estrutura no atendimento nessas cidades. “Quando o paciente chega a Campo Grande com o diagnóstico, geralmente o câncer já está num estágio avançado”, pontua Fabrício.
Com quatro módulos de atendimento, o ônibus possui dois andares, onde comporta centro cirúrgico, consultório, mamografia digital e sala de Papa Nicolau, que faz o exame de colo do útero.
No total, são 80 profissionais envolvidos no projeto. A cada viagem, o Hospital Itinerante conta com plantão de 12 integrantes, sendo dois médicos, dois enfermeiros, um motorista, dois técnicos de radiologia e cinco auxiliares de enfermagem.
Segundo Fabrício, o projeto surgiu com a indignação de tantos casos avançados e a dificuldade no tratamento. “Quando o paciente chega aqui em fase avançada, há somente 20% de chance de cura, enquanto que no início essa porcentagem é quase absoluta, sem contar que o valor do tratamento dobra”, diz o médico.
Funcionamento
Fabrício explica que antes da equipe se deslocar até às cidades, é feito um treinamento com um representante do local, que fica responsável em selecionar 200 pessoas para o atendimento.
Além do Hospital do Câncer, o projeto itinerante recebe o apoio da Cassems e também é ajudado financeiramente com eventos promovidos nas cidades por onde passa, com a ajuda da população. “Assim também despertamos o trabalho social e a cidadania”, garante Fabrício.
 Próximos destinos
 Em 2012, o Hospital do Câncer Itinerante atenderá 20 cidades do interior de Mato Grosso do Sul. As duas primeiras viagens, em fevereiro, estão marcadas para Nova Alvorada do Sul e Bandeirantes. Em março o ônibus segue para Ribas do Rio Pardo e Sete Quedas.
Fonte: http://www.fatimanews.com.br/noticias/onibus-do-hospital-do-cancer-de-campo-grande-fara-visita-este-ano-em-f_128294/

Nenhum comentário:

Postar um comentário