terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Busscar protocola plano de recuperação judicial

O plano prevê o desconto de 15% no pagamento das dívidas com trabalhadores, que somam mais de R$ 110 milhões









A fabricante de carrocerias de ônibus Busscar, com sede em Joinville (SC), protocolou em 30 de dezembro o plano de recuperação financeira para retomar a produção que está praticamente paralisada há dois anos. Segundo Euclides Ribeiro, advogado da ERS Consultoria e Advocacia - que representa a empresa no processo -, os próximos 30 dias serão de prazo para aprovar e negociar o projeto com credores.
O plano prevê o desconto de 15% no pagamento das dívidas com trabalhadores, que somam mais de R$ 110 milhões segundo os cálculos de Ribeiro. O maior abatimento previsto pelo plano de recuperação financeira é para os bancos e credores financeiros, com redução de 60%. Somadas, as dívidas ultrapassam cerca de R$ 630 milhões.
Um estudo feito pela empresa de consultoria Deloitte projeta faturamento de R$ 860 milhões em 2014, ano em que a Busscar sairia do prejuízo e conquistaria lucro se começasse a produzir ainda neste mês. Pelo plano de recuperação financeira, a empresa teria condições de vender 1.818 unidades já neste ano.
Segundo o plano entregue à Justiça, a Busscar necessitaria um capital de giro de R$ 100 milhões para retomar as atividades. Segundo Ribeiro, a empresa busca no mercado investidores e outras formas de financiamento para retomar a produção.
O plano não descarta a venda da Tecnofibras, que tem um parque fabril de 28 mil metros quadrados de área coberta e capacidade de transformar 360 toneladas mensais em plástico reforçado com fibra de vidro usado em ônibus e outros veículos.
Um programa de exportação de 3 mil ônibus para a Guatemala financiado pelo BNDES também é relacionado como alternativa de receita para a empresa. O contrato é de cerca de R$ 400 milhões, dos quais R$ 130 milhões seriam destinados à Busscar.
Segundo o texto do plano de recuperação judicial, o financiamento ainda não foi totalmente desembolsado em virtude de questões que não envolvem a empresa, já que se trata de um financiamento ao importador.
Até 2008, a Busscar tinha cerca de 15% de participação no mercado de ônibus no Brasil, segundo dados apresentados no plano de recuperação judicial. Com base em dados de dezembro de 2011, a empresa emprega 2,2 mil pessoas - sendo metade na operação da Tecnofibras e o restante nas operações da Busscar e Climabuss, tendo, no passado, atingido sua capacidade total aproximado de 6,2 mil funcionários diretos.

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