quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Relembre: Iveco testa em São Paulo ônibus movido a gás natural




Divulgação

A Iveco Latin America trouxe ao Brasil o ônibus Irisbus Iveco Citelis GNV para demonstrar suas vantagens técnicas e ambientais. Fabricado na França pela Irisbus, o veículo da divisão de ônibus da Iveco é movido a gás natural e utilizado no transporte urbano das grandes metrópoles européias. “É o meio de transporte mais adequado para ser empregado em grandes cidades, pois alia a força de um motor potente com níveis de emissões perto de zero”, afirma Jorge Garcia, presidente da Iveco Latin America.

Ele entrará em operação em fase experimental no corredor de transporte coletivo Expresso Tiradentes, em São Paulo, que liga o Parque Dom Pedro 2º ao bairro de Cidade Tiradentes. O objetivo da Secretaria Municipal de Transportes, por meio da SPTrans, é utilizar nesse corredor veículos de baixíssimo nível de emissão de poluentes e de ruído, e que sejam dotados de piso baixo para facilitar o acesso de passageiros. Os níveis de emissões de poluentes serão verificados e avaliados pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo, em conjunto com a Fundação Hewlett. “Ao todo contabilizamos mais de quatro mil ônibus Iveco movidos a gás natural em todo o mundo”, afirma Garcia.

O motor que equipa o ônibus Irisbus Iveco Citelis movido a gás natural importado da Europa pela Iveco é o Cursor 8 de 270 cv (cavalos), que atende aos limites de emissões EEV (Enhanced Environmently Vehicle). De acordo com a legislação européia, o atendimento a esses limites possibilita ao fabricante receber benefícios fiscais, que poderão ser concedidos pelos estados membros da Comunidade Européia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário