quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Relembre Mercedes no Brasil



A marca Mercedes-Benz prima em oferecer ao mercado produtos competitivos, inovadores, de alta tecnologia e de melhor relação custo-benefício para o transportador de carga e passageiros. Por isso, desde que iniciou a produção de caminhões e ônibus no Pais, em setembro de 1956, a DaimlerChrysler do Brasil mantém um contínuo programa de renovação de sua linha, desenvolvendo produtos que oferecem vantagens operacionais aos clientes. A seguir, alguns dos principais marcos da história da marca no País.

Década de 50
• O primeiro veículo a ser produzido no Brasil, em 1956, foi o caminhão médio L 312. Mais conhecido como Torpedo, foi o primeiro caminhão a diesel brasileiro e uma referência para novas soluções de transporte.
• Também em 1956, a empresa lançou o chassi para ônibus LP 312, com motor dianteiro.
• Lançamento, em 1959, dos ônibus urbanos O 321, monoblocos que revolucionaram o transporte coletivo brasileiro.

Década de 60
• A partir de 1961, início das exportações dos primeiros ônibus, O 321, para o mercado latino-americano, com destaque para o fornecimento de 380 unidades para a Argentina.
• Nascimento, em 1964, do caminhão médio L 1111.
• Fabricação dos ônibus urbanos e interurbanos O 352, equipados com o primeiro motor com injeção direta, o OM 352.

Década de 70
• Lançamento do caminhão L 1113, um dos principais marcos de qualidade e durabilidade da marca Mercedes-Benz. Foi o modelo de caminhão mais vendido do mercado brasileiro até hoje com mais de 200 mil unidades comercializadas.
• Lançamento dos primeiros modelos semipesados pioneiros na tecnologia de motores com injeção direta.
• Lançamento do chassi para ônibus OH 1313, o primeiro com motor traseiro; do monobloco rodoviário 0 355, o primeiro com motor de injeção direta, e dos monoblocos urbanos e rodoviários O 362.
• Lançamento, em 1972, do modelo L 608 D, o primeiro caminhão leve movido a diesel.
• Produção de 500 mil motores a diesel no Brasil.
• Em 1978, início da produção de ônibus na fábrica de Campinas (SP) e lançamento dos monoblocos urbanos e rodoviários O 364.

Década de 80
• Lançamento da família de ônibus O 370, uma revolução na construção de carroceria nos segmentos urbano e rodoviário.
• Lançamento do chassi urbano OH 1315 movido a gás natural, pioneiro na utilização desta tecnologia.
• Com o lançamento do Proálcool pelo governo federal, produção de caminhões com motores diesel movidos a álcool aditivado.
• Lançamento dos caminhões leves 709 e 912 e uma nova geração de cabinas para os caminhões médios e semipesados.

Década de 90
• Lançamento dos caminhões extrapesados LS 1935, 2635 (6x4) e L 2325 (6x4).
• Produção de 1 milhão de veículos comerciais.
• Chegada, em 1994, da família O 400 de ônibus rodoviários, urbanos e plataformas articuladas.
• Lançamento, em 1996, do caminhão leve 710. O modelo foi o caminhão mais vendido no mercado brasileiro por três anos consecutivos, de 2000 a 2002.
• Lançamento, em 1996, do caminhão semipesado L 1620. A partir de seu lançamento, o modelo foi o caminhão mais vendido no mercado brasileiro por quatro anos consecutivos, de 1996 a 1999, voltando a repetir este resultado nos últimos dois anos, em 2003 e 2004.
• Em 1998, lançamento do chassi para ônibus OF 1721. O modelo é o chassi mais vendido no mercado brasileiro desde o seu lançamento.
• Início da comercialização, em 1997, do chassi para ônibus a gás OH 1621 L.
• Em 1997, a empresa atingiu o marco de 200 mil veículos comerciais exportados.
• Lançamento de veículos Mercedes-Benz com motor eletrônico, como o chassi para ônibus OF 1417, os caminhões leves 712 e 914 e os extrapesados LS 1938 e L/LS 2638.

De 2000 a 2005
• Mercedes-Benz apresenta o caminhão L 1620 6x2, um semipesado com terceiro eixo de fábrica.
• Ampliação da linha de extrapesados com motor eletrônico, com a apresentação dos modelos 1944 S e 1938 S.
• Em 2000, a produção de ônibus volta a estar reunida na fábrica de São Bernardo.
• Lançamento da inovadora família de chassis para ônibus O 500 com motor eletrônico.
• Motor eletrônico também chega à linha de caminhões médios e semipesados.
• Entrada da Mercedes-Benz em competições. A marca é bicampeão da Fórmula Truck e tricampeã do Rally dos Sertões.
• A Mercedes-Benz comemora, em 2002, o marco de 400 mil ônibus produzidos no País.
• Em 2002, a marca alcança um volume de 100 mil ônibus exportados.
• O marco de 1 milhão de caminhões produzidos no Brasil é conquistado em 2003. Neste ano, a Mercedes-Benz inicia uma revolução no design dos caminhões, a partir do lançamento dos modelos leves Accelo, prosseguindo com a introdução, em 2004, da família de médios e semipesados Atego, culminando com a apresentação, em 2005, do modelo Atego 2425 com terceiro eixo de fábrica.
• Ampliação da família de chassis para ônibus, com a apresentação dos modelos rodoviários O 500 RS e O 500 RSD e dos urbanos OF 1722, OF 1418 e LO 915.
• Lançamento da nova linha de caminhões extrapesados Axor, em 2005.









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